As ferramentas essenciais para envelopamento de vinis adesivos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2021
Justin Pate fala sobre o kit que todo instalador profissional deveria ter

Justin Pate fala sobre o kit que todo instalador profissional deveria ter

A revista GRAPHICS PRO fez a seguinte pergunta a Justin Pate: “Qual é a ferramenta de envelopamento mais usada em seu kit?”. O especialista deu o seguinte relato:

Dei risada quando recebi essa pergunta, pois ela chegou em momento perfeito, quando eu estava dando um workshop na Alemanha, e um dos participantes havia comprado uma quantidade enorme de ferramentas para envelopamento. Perto do final do segundo dia de curso, ele me perguntou por que eu não uso mais do que seis ferramentas. Respondi que, uma vez que você tenha o conhecimento correto das técnicas e dos materiais, tudo o que você realmente precisa são apenas alguns instrumentos específicos. Ele suspirou e disse que gostaria de ter sabido disso antes de ter gastado uma tonelada de dinheiro. Então, para que você não passe pelo mesmo, aqui vão as principais ferramentas de envelopamento veicular que criam um fluxo de trabalho realmente bom:

Rodos: médio e macio

Ter dois rodos com durezas diferentes permite que você se adapte às aplicações. Para superfícies planas, como caminhões, um rodo médio pode gerar menos fadiga ao longo do trabalho. Para veículos com curvas, um rodo macio se adapta facilmente à superfície, para oferecer um fluxo de trabalho de qualidade.

Rodo macio

Amortecedores de rodo

Ter uma variedade de amortecedores de qualidade pode ajudar o instalador a se adaptar aos trabalhos. O segredo é utilizar um amortecedor fino e durável que possa ser empregado em aplicações úmidas e secos. O principal é usar um novo amortecedor para cada envelopamento, para garantir a qualidade da aplicação.

Lâmina

A principal coisa a lembrar ao envelopar é que o instalador usará entre duas a cinco lâminas por veículo. Isso significa que ter uma ferramenta com vários cartuchos economiza muito tempo, pois o instalador não precisa interromper o fluxo de trabalho quando uma lâmina tiver de ser substituída.

Luva de aplicação

Uma boa luva pode realmente acelerar o processo de instalação, especialmente se for composta pelos tecidos lançados recentemente, que permitem que a luva deslize sem a necessidade de uma solução de sabão.

Luvas específicas para aplicação de vinis adesivos

Micro-rodo e ferramenta de dobrar

Essas são ferramentas incríveis para aplicação em juntas de borracha, por exemplo. O segredo é ter dois: um médio e um macio. O médio funciona muito bem para instalar o vinil atrás das juntas, já o macio é indicado para adesivar cantos.

Soprador térmico

Durante anos, usei uma tocha de propano, mas tenho usado cada vez mais o soprador térmico, que é mais seguro, e você precisará dele em algum momento. Minha sugestão é adquirir um soprador que custe atualmente entre 70 e 100 dólares: este parece ser o ponto ideal em termos de qualidade e durabilidade.

Sobre o autor: Justin Pate é um instalador e instrutor com mais de 18 anos de experiência nos EUA e na Europa. Justin ministra workshops em todo o mundo. Em 2014, lançou o Wrap Institute (www.wrapinstitute.com), que publica centenas de vídeos sobre todos os aspectos das instalações com películas adesivas.

Fonte: https://graphics-pro.com/



Impressão digital será tema de congresso da ABTG

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
“Impressão digital: o futuro é agora” é o mote do evento

“Impressão digital: o futuro é agora” é o mote do evento

Promovida pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e pela APS Eventos Corporativos, a 3ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica já tem um tema definido e será “Impressão digital: o futuro é agora”. O evento ocorrerá no dia 22 de agosto, em São Paulo.

De acordo com as organizadoras, a impressão digital é sempre citada como “nova tecnologia”, mas já está há décadas disponível às gráficas de todos os segmentos. No entanto, muitos de seus recursos e vantagens ainda não são explorados como poderiam. Além disso, obter máxima eficiência e lucratividade, com impressão digital, depende de boas estratégias de marketing, da boa gestão do fluxo de trabalho e da integração com processos analógicos – assuntos que também serão abordados no congresso.

Francisco Veloso Filho, presidente executivo da ABTG, declarou: “A indústria da comunicação gráfica vem sofrendo forte transição de modelos de negócios. Nosso congresso vem disponibilizando, de forma temática, múltiplas perspectivas nessa direção”.

Para Ismael Guarnelli, diretor da APS Eventos Corporativos, “o Congresso é fundamental para os empresários e profissionais da indústria gráfica que planejam e pensam à frente. A impressão digital está consolidada. As gráficas brasileiras que a integraram em seus parques já vêm conquistando mais clientes e oferecendo impressos criativos e inovadores. Estamos trabalhando para trazer os melhores especialistas do segmento para o Congresso”.

O congresso chega à sua terceira edição com o objetivo de amadurecer o pensamento dos empresários e profissionais em relação à impressão digital. A grade de palestras e os palestrantes serão divulgados em breve, assim como a abertura das inscrições.

Fonte: APS Eventos



Sinalização digital pode ser aplicada em escritórios

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/12/2012

Especializada em soluções midiáticas, a Signbox Microsystems, de Singapura, emprega a sinalização digital não apenas para divulgação de produtos e serviços, mas também para comunicação empresarial e engajamento de funcionários e empregados.

"Tanto em pequenas empresas quanto em organizações internacionais, a sinalização digital pode fazer a diferença na comunicação interna das instituições, tendo um impacto muito positivo sobre o engajamento dos funcionários", ressaltou Stuart Lakin, diretor de desenvolvimento de negócios da Signbox.

sinalização digital indoor

Sinalização digital em áreas de descanso dentro das empresas

Para quem se interessa nesse tipo de mídia, a empresa preparou algumas dicas:

• Instale a sinalização digital nos lobbies dos prédios, elevadores e outras áreas em que, comumente, as pessoas fiquem por um tempo maior. A instalação pode veicular uma grande variedade de conteúdo, que vai desde mensagens de boas vindas até vídeos sobre a missão da empresa. A intenção é criar uma boa impressão e, ao mesmo tempo, aumentar o engajamento dos funcionários;

• Nas salas de descanso, substitua placas de aviso por displays digitais. As placas, muitas vezes, contêm informações irrelevantes, colaborando apenas para a poluição visual do local. Com o conteúdo digitalizado, as pessoas se sentem mais envolvidas. Por exemplo: os softwares de sinalização digital permitem a criação e exibição de slides com fotos das últimas atividades desenvolvidas pela equipe da empresa. Eles também podem mostrar convites para a festa de Natal e ou exibir a agenda das próximas reuniões de negócio;

• Use mensagens consistentes e varie (adapte) o conteúdo de acordo com o local e o público. Se você for aplicar a sinalização digital em vários escritórios, prepare um conteúdo específico para cada um deles.

Para Lakin, a sinalização digital não se encaixa apenas em setores como o de relações públicas ou marketing, mas é também um artifício que pode ser utilizado em estratégias de recurso humano em qualquer empresa.

Fonte: Signbox. Tradução e adaptação: InfoSign