Arlon lança vinil adesivo Fusion Wrap

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/04/2019
Mídia é indicada especificamente para quem trabalha com envelopamento de carros

Mídia é indicada especificamente para quem trabalha com envelopamento de carros

A fabricante Arlon anunciou no mercado internacional a Arlon Fusion Wrap, película adesiva econômica para envelopamentos automotivos com curvas simples a moderadas e que exigem durabilidade de curto a médio prazo.

Compatível com tintas solventes, látex e UV, a mídia é indicada para instalações rápidas e incorpora a tecnologia Flite da Arlon, baseada em uma combinação exclusiva de adesivo e revestimento que permite que as mídias “flutuem” sobre as superfícies até que seja pressionada firmemente.

Sefundo a empresa, o Arlon Fusion Wrap possui liner que ajuda na saída de ar e adesivo permanente capaz de criar opacidade suficiente para garantir uma impressão vibrante.

A mídia está disponível em rolos com larguras de 1,3m e 1,5m.

Arlon



Fespa publica estudo internacional sobre impressão de grandes formatos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2018
Censo 2018 apresenta tendências da indústria global

Censo 2018 apresenta tendências da indústria global

A Fespa, federação global de empresas de impressão, revelou os principais resultados da edição 2018 de seu censo internacional, realizado em parceria com a InfoTrends, uma divisão da Keypoint Intelligence, consultoria norte-americana especializada na indústria de imagem digital.

Para o estudo, foram entrevistados 1.405 (12% a mais que no censo anterior, de 2015) de 102 países. Os dados foram coletados em 2017 nos eventos da Fespa na Europa, Ásia, México, Brasil e África do Sul. A base do censo é de entrevistados que definiram seus negócios como: impressão digital (17%), serigrafia (15%), sinalização (10%), impressão em tecido e direct-to-garment (10%), impressão comercial e reprografia (13%), artes gráficas (11%) e embalagem (4%).

Embora a federação tenha destacado (abaixo) as principais informações do estudo, o censo completo é vendido por 2.000 euros aos não associados. Porém, os membros das associações nacionais da Fespa e da Fespa Direct receberão o relatório integral e gratuitamente.

Otimismo

Assim como em 2015, os empresários seguem esperançosos: 83% dos entrevistados afirmam estar otimistas com os seus negócios. Isso tem relação direta com a expansão contínua do mercado de grande formato, que tem crescido 4,2% ao ano desde 2007. Atualmente, a produção digital representa 44% da receita total, e nos dois próximos anos, a previsão do crescimento do volume de negócios é 53%.

Demandas dos clientes

A impressão tem se transformado cada vez mais como uma indústria de serviços. Isso porque birôs e gráficas têm atendido à tendência contínua de personalização em massa. No cendo, 72% dos entrevistados relataram um aumento na demanda por entregas mais rápidas, 61% veem a necessidade crescente de pequenas tiragens e 59% observam expectativas crescentes de entrega just-in-time (JIT).

Mix de produtos

Atualmente, na área de comunicação visual, a produção é dominada pelos banners: 68% dos entrevistados produzem regularmente esses itens. Metade dos consultados enxerga o potencial de crescimento desse nicho. Os entrevistados também destacaram as placas e os outdoors entre as aplicações mais demandadas.

O PDV ganhou força: 59% das empresas cresceram nessa área. Além disso, mais da metade dos consultados passaram a produzir um volume maior de aplicações autoadesivas, como envelopamento automotivo.

O crescimento contínuo do segmento de decoração impressa também ficou evidenciado: 74% dos entrevistados expandiram seus negócios nesse segmento.

Investimento em tecnologia digital

Para responder às demandas por prazos e tiragens mais curtas, as empresas têm investido em tecnologia digital. O aumento da capacidade produtiva é uma prioridade de investimento: 54% dos entrevistados citaram esse ponto como sua principal motivação para gastos de capital.

A redução de custos é um fator importante para 53%, enquanto a diversificação para novos mercados e ofertas de produtos continua sendo um foco de investimento para 53% dos entrevistados.

Padrões de evolução tecnológica continuam em 2018. Haverá crescimento de receita em UV, látex, sublimação e impressão direta, em contraste com o declínio das tecnologias solventes, aquosas e analógicas. Em 2018, 27% dos entrevistados do segmento de sinalização planejam comprar uma impressora inkjet UV (plana ou híbrida) e 18% planejam comprar uma látex ou UV rolo a rolo.

O que critério que mais peso na hora do investimento é a produtividade: 63% citaram a velocidade como o atributo mais importante em uma nova impressora. O nível médio de investimento entre as empresas de sinalização e comunicação visual é 43% maior do que em 2015, ficando em 144.600 euros.

Tecidos

O censo de 2018 revelou um quadro detalhado do crescente segmento têxtil. Entre os entrevistados estão empresas serigráficas com foco em aplicações têxteis, produtores de tecidos e empresas de direct-to-garment.

O predomínio é do segmento de estamparia de vestuário, com as aplicações de roupas esportivas e fast fashion apresentando maior de crescimento.

A adoção da estamparia têxtil digital é mais lenta que em outros segmentos. Em todos os nichos relacionados a tecidos, a produção ainda é dominada por processos analógicos. No entanto, entre as gráficas têxteis, 56% fizeram investimentos digitais e 19% pretendem fazê-lo nos próximos dois anos. Elas visam obter benefícios, como redução do tempo de colocação de novos produtos no mercado, produção de coleções criativas personalizadas e redução do impacto ambiental ao reduzir o consumo de água e energia.

A velocidade de produção é uma prioridade de investimento para 69% dos consultados da área de tecidos, e 55% querem a capacidade de imprimir diretamente em materiais não tratados. Esses investimentos são motivados pela redução de resíduos e rápida resposta aos picos sazonais.

As empresas de tecidos e serigrafia esperam que a contribuição digital para as receitas de impressão têxtil cresça 12% nos próximos dois anos.

Demandas ambientais

O conjunto de perguntas do censo de 2018 foi ampliado para que fosse possível obter insights sobre a importância da produção ambientalmente sustentável.

As respostas mostram que os investimentos ambientais são fortemente influenciados pelos clientes: 76% dos entrevistados disseram que a demanda dos clientes por produtos ambientalmente responsáveis está moldando a estratégia de negócios, e um em cada cinco declara que é uma grande influência.

E como as gráficas e birôs estão respondendo a essa demanda? Dos entrevistados, 32% usam equipamentos com baixo consumo de energia ou certificados ambientalmente. Outras respostas incluem: treinamento em sustentabilidade, uso de tintas livres de componentes orgânicos voláteis, uso de mídias recicláveis e programas de reciclagem.

Dos prestadores de serviços de impressão, 72% puderam investir em sustentabilidade sem aumentar os preços dos produtos. Isso preservou as vendas e manteve a competitividade.

Fonte: Fespa



Pantone lança site para insights e análises de cores

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/04/2013

A Pantone anunciou recentemente o lançamento de um novo site, o Pantoneview.com. Voltado para a análise de cores, o serviço foi criado para auxiliar profissionais a acertar nas combinações tonais, ter inspirações por meio de demonstrações e contar com a opinião de outros especialistas.

O site aponta possíveis erros e oferece soluções para os visitantes, além de dar "palpites" sobre as tendências de um determinado setor.

Pantoneview.com ainda conta com notícias e transmissão de eventos com a participação de especialistas. "A cor é a ferramenta de comunicação muito poderosa, influenciando de 50 a 85% das ideias e decisões de compra de um produto", explicou Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.

"Oferecer um serviço digital acessível como o pantoneview.com — que será atualizado continuamente com insights e perspectivas das indústrias — permitirá aos usuários ficar sempre a par das novidades, além de ganhar a ‘inteligência’ necessária para tomar decisões sobre as melhores cores a serem usadas", finalizou Pressman.

O Pantoneview.com inclui os seguintes serviços:

  • Colour View: relatórios com análises de produtos e indústrias, como vestuário, design de interiores, design gráfico, design industrial e de alimentos;
  • Material View: atualizações frequentes sobre a ciência da cor, ou seja, máquinas, materiais e pesquisa e desenvolvimento, que mudarão a forma como lidamos com as cores;
  • Expert View: especialistas dão opiniões sobre o que está acontecendo em suas áreas de domínio;
  • Notícias e Eventos: notícias sobre cores, webinars e eventos com especialistas em cores do Pantoneview.com.
Pantoneview.com receberá atualizações frequentemente

Pantoneview.com receberá atualizações frequentemente

Fonte: My Print Resource