Adesivação: o que acontece quando o clima está muito frio ou quente

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/12/2012

Quando o tempo esfria, os envelopadores devem tomar alguns cuidados para que a adesivação saia como esperado. É sempre muito importante que o veículo esteja limpo. Antes de chegar ao local de adesivação, ele deve ser lavado (apenas com detergente) e desengraxado. Depois, recomenda-se esperar para que o carro seque e esquente. Além disso, procure fazer a instalação em locais fechados onde as temperaturas são mais elevadas.

Veja o que pode acontecer se o vinil for aplicado em locais com temperatura (muito) baixa:

  • A película pode não alongar, já que, logo após aquecê-la, ela vai esfriar;
  • O tack inicial do adesivo pode ser insuficiente para garantir a adesão da película;
  • A umidade pode condensar-se na superfície do veículo, complicando a adesivação;
  • A película pode ficar dura e frágil, e não vai aderir. Se isso acontecer, o adesivador vai, naturalmente, forçar a espátula, para promover a adesão do filme, e isso pode causar danos ao vinil;
  • Em condições muito úmidas, pode ser difícil manter o substrato seco.

Promover um pós-aquecimento também é fundamental para reduzir a tensão do vinil, manter a sua memória e mantê-lo no lugar correto.

ferramenta para adesivação

Para moldar a película, use ferramentas

Dicas para a adesivação em climas quentes

Atente-se quando o clima esquentar demais. Com o calor, o vinil fica mais maleável, o que dificulta o seu reposicionamento. Além disso, ele tende a distorcer e criar rugas.

A temperatura da superfície jamais deve exceder os 40ºC. Verifique as informações sobre temperaturas mínima e máxima dadas nos manuais dos produtos (se o veículo de cor escura estiver submetido a um calor de 32ºC, então a sua superfície pode estar acima dos 70ºC — tome cuidado).

Se a aplicação tiver de ser feita em ambiente externo, tente começar o trabalho o mais cedo possível. Faça o que puder para não deixar o carro sob o sol.

Em um clima quente e úmido, ocorre a condensação pela manhã. A aplicação nessa condição também deve ser evitada.

Artigo técnico originalmente publicado pela 3M dos EUA. Tradução e adaptação: InfoSign



Mimaki fecha parceria com a Dimex

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/08/2019
Distribuidora fica situada em Minas Gerais

Distribuidora fica situada em Minas Gerais

A Mimaki Brasil anunciou uma parceria com a Dimex, distribuidora localizada em Uberlândia, Minas Gerais.

Pedro B M Falcão, diretor da empresa mineira, declarou: “Estamos satisfeitos com a nova parceria, com a certeza da realização de bons negócios para ambas as partes. Também vamos passar a oferecer, em nosso território de atuação, um mix mais amplo de produtos e serviços aos nossos clientes”.

A Dimex atua desde 1987, com uma equipe de profissionais qualificada e treinada.

Kenya Campos, supervisora da filial Mimaki Belo Horizonte, esclareceu “Juntamos a solidez da empresa Dimex e o know-how da Mimaki, para ficarmos mais próximos dos nossos clientes do Triângulo Mineiro, oferecendo showroom completo e atendimento técnico e comercial local”.

Fonte: Mimaki Brasil



Mimaki Brasil lançará impressoras UV com recorte no dia 31 de janeiro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2018
UCJV300-160 e UCJV150-160 serão apresentadas no show room da empresa

UCJV300-160 e UCJV150-160 serão apresentadas no show room da empresa

No dia 31 de janeiro, a filial brasileira da Mimaki, fabricante de impressoras digitais, lançará no país a linha UCJV, composta por dois equipamentos (300-160 e 150-160) com tecnologia UV e recorte integrado.

Com desconto exclusivo de 15%, as máquinas estarão expostas no evento de lançamento, que ocorrerá das 18h às 21h, no show room da empresa (Av. Dr. Luís Rocha Miranda, 177 - Jabaquara, São Paulo).

A programação do evento contará com recepção (18h), palestras (19h), demonstração dos equipamentos (20h) e encerramento (21h).

O interessado em participar do lançamento deve confirmar presença por meio do link.

Fonte: Mimaki Brasil



Clicky