Xaar lança cabeça de impressão Xaar 1002 GS40

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/02/2016
Cabeça de impressão pode ser empregada na criação de efeitos exclusivos em substratos aplicados em diversos mercados

Cabeça de impressão pode ser empregada na criação de efeitos exclusivos em substratos aplicados em diversos mercados

A fabricante Xaar anunciou o lançamento da Xaar 1002 GS40, cabeça de impressão inkjet desenvolvida especialmente para aplicações com tintas e vernizes de cura UV. Segundo a empresa, o dispositivo, que já foi testado por empresas de impressão em cerâmica, possibilita a criação de efeitos com textura em rótulos, embalagens, peças gráficas e laminados de madeira.

Com a capacidade de disparar gostas com volumes entre 40 e 160 picolitros, a Xaar 1002 GS40 é indicada principalmente para a impressão de vernizes UV em grandes tiragens e altas velocidades de produção. A cabeça também pode ser usada para reproduzir grandes áreas brancas opacas (com tamanhos de pontos maiores) ou finos detalhes (com gotas menores).

De acordo com a empresa, a Xaar 1002 GS40 pode ser utilizada em conjunto com a Xaar 1002 GS6 para a criação de fundos brancos sólidos, algo recorrente entre as empresas de impressão de rótulos e embalagens. A cabeça também pode ser empregada na impressão de camadas espessas e táteis de verniz especial e efeitos texturizados que melhoram o aspecto visual de laminados de madeira fabricados pela indústria da decoração.

Além de incorporar a TF Technology, a Xaar 1002 GS40 possui uma arquitetura que permite à cabeça ter um desempenho produtivo com diversos tipos de tintas e viscosidades e em variadas temperaturas ambientais, característica essencial para quem imprime insumos de alta viscosidade e muito pigmentados, como vernizes e tintas brancas opacas.

Fonte: Xaar



Presidente da EFI faz palestra sobre tendências em impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/06/2014

Gráficas e birôs terão de lidar com produções que exigem número menor de impressões e maior valor agregado

Gráficas e birôs terão de lidar com produções que exigem número menor de impressões e maior valor agregado

No dia 5 de junho, a EFI, fabricante de impressoras digitais, promoveu um evento para clientes e parceiros na cidade de São Paulo. Na ocasião, o CEO da empresa, Guy Gecht, discorreu sobre o que chamou de "Renascimento da Impressão".

O executivo foi taxativo ao dizer que as tecnologias digitais estão mais presentes no mercado gráfico, e que isso traz consequências: "Em cinco ou dez anos, a tendência é uma redução no número de impressões, mas com um valor agregado maior".

O CEO também compartilhou informações sobre as várias linhas de atuação da EFI, apresentou as vantagens da impressão digital e mostrou possibilidades de novos negócios.

Fonte: EFI



Anunciada a versão 12.1 do Caldera RIP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/05/2019
RIP da Caldera chega à versão 12.1

RIP da Caldera chega à versão 12.1

A desenvolvedora Caldera anunciou a versão 12.1 de seu software RIP homônimo. O lançamento oficial foi realizado na Fespa 2019 Global Print Expo, feira que ocorreu em Munique, Alemanha, entre os dias 14 e 17 de maio.

Segundo a empresa, a versão 12.1 inclui novos recursos como o RotationBoost, que aumenta a velocidade do algoritmo de rotação, e o Snapshots, que permite salvar o estado da instalação do Caldera RIP. Ao criar snapshots, os usuários podem restaurar facilmente as configurações anteriores, além de poder revisar o driver e criar configurações para reimprimir exatamente nas mesmas condições.

Outro recurso do RIP é o CalderaCare, que inclui o CalderaJobs, que permite reimpressões exatas de trabalhos já realizados. Com o CxF/4, os usuários podem importar bibliotecas espectrais para obter mais precisão na correspondência de cores. O CalderaCare também inclui uma atualização para os clientes da InkPerformer, que pode ajudar a economizar tinta.

Samin Sarkar, gerente geral da Caldera, declarou: “Estamos focados no crescimento dos principais pontos fortes da Caldera. Nossa estratégia depende da expansão de nosso ecossistema de parceiros, para oferecer aos nossos clientes capacidades adicionais em nosso software”.

Por ser parte da Dover Corporation, a tecnologia Caldera está sendo implementada em vários setores. A marca já tem presença significativa em áreas de tecidos e embalagens.

Fonte: Caldera