Xaar comemora aniversário de 30 anos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2020
Empresa é reconhecida mundialmente por suas inovar a tecnologia inkjet

Empresa é reconhecida mundialmente por suas inovar a tecnologia inkjet

A fabricante Xaar completou 30 anos, e todos os membros de sua equipe ganharam champanhe para brindar a aniversariante.

Sediada em Cambridge Science Park, na Inglaterra, a Xaar foi inaugurada em 1990 por uma equipe de quatro pessoas, incluindo Mike Willis e Mark Shepherd. O objetivo inicial da companhia era desenvolver e comercializar tecnologias piezoelétricas drop-on-demand.

Em 1991, a empresa assinou seu primeiro contrato com a Brother Industries, que licenciou a tecnologia para desenvolver impressoras domésticas e aparelhos de fax. Em 1992, a Xaar ultrapassou 1 milhão de libras esterlinas em vendas, com taxas de licença, kits de avaliação e consultoria técnica.

Além do licenciamento de sua tecnologia, o desenvolvimento e a fabricação de cabeças inkjet se tornaram uma parte importante da Xaar. As duas primeiras foram a Xaar 128 e a Xaar 500, fundamentais para o crescimento da impressão digital.

Posteriormente, o lançamento da Xaar 1001 representou outro avanço na tecnologia inkjet. A arquitetura exclusiva dessa cabeça, a Hybrid Side Shooter, permitiu a recirculação de tinta atrás do nozzle e em todo o canal. Essa inovação impulsionou a transformação digital do mercado de fabricação de revestimentos cerâmicos nos anos 2000.

Em 2007, a Xaar abriu uma fábrica de ponta em Huntingdon, no Reino Unido, para produzir cabeças Xaar 1001. Mais de 60 milhões de libras esterlinas foram investidas nesse negócio.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento sempre foi essencial para a Xaar. Atualmente, 11% da receita da empresa são aplicados nesse departamento. Essa ênfase resultou em mais de dois mil pedidos de patentes feitos pela empresa durante seus 30 anos de história.

As inovações mais recentes da Xaar incluem a tecnologia High Laydown, que permite a deposição de grandes quantidades de fluidos, em altas velocidades, e a Ultra High Viscosity, que trabalha com fluidos com viscosidades mais altas (de até 100 centipoise em temperaturas operacionais de cerca de 40ºC a 50ºC). Tais desenvolvimentos expandiram o portfólio da empresa, para setores como impressão 3D e manufatura aditiva.

John Mills, CEO da Xaar, declarou: “30 anos é um marco para qualquer negócio, e todos nós estávamos extremamente ansiosos para essa ocasião e para comemorar nossas realizações”.

Fonte: Xaar



Webinar grátis sobre impressão de grandes formatos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/09/2018
Palestra online será ministrada pelo diretor da EFI

Palestra online será ministrada pelo diretor da EFI

A EFI, fabricante de impressoras, promoverá no dia 10 de outubro o webinar “Como impulsionar sua empresa no mundo digital de grandes formatos”. A partir das 10h, Ernande Ramos, diretor de vendas para a América latina, ministrará a palestra online gratuita, com duração de uma hora, para profissionais de toda a América Latina.

Na apresentação, serão abordados dados de mercado, aplicações, vantagens da utilização de mídias diferenciadas e esclarecimentos sobre mitos da impressão de grande formato. A ideia é impulsionar empresas atuantes ou que desejam ingressar no segmento.

Ernande declarou: “O mercado de grandes formatos é abrangente e traz inúmeras oportunidades de inovação. Apresentaremos ferramentas e dicas que podem auxiliar os empresários a se destacarem diante da concorrência, com qualidade e eficiência. A partir de nossa ampla linha de equipamentos na área de grandes formatos, conhecemos com propriedade as necessidades e características do segmento”.

Fonte: EFI



HP desenvolve nova cabeça de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/06/2014

Futuro lançamento da HP usa cabeça de impressão de única passada

Futuro lançamento da HP usa cabeça de impressão única passada

A HP, fabricante de impressoras digitais, revelou planos para a sua linha de máquinas de grandes formatos. Futuramente, os equipamentos poderão empregar uma nova plataforma de cabeça de impressão modular a jato de tinta térmica.

Além disso, a empresa lançará impressoras técnicas, softwares de produção e drivers para toda a família DesignJet. Porém, a grande novidade será a impressora única passada que empregará a cabeça modular. Ainda sem nome, a máquina só deverá chegar ao mercado na segunda metade de 2015.

Segundo a empresa, a nova plataforma terá uma série de vantagens:

  • velocidade duas ou três vezes maior que os atuais equipamentos memjet, além de ser duas vezes mais rápida que as impressoras LED;
  • tintas pigmentadas para nitidez e durabilidade em reproduções monocromáticas e aplicações coloridas;
  • novo processador e hard drive que permitem o processamento mais rápido de arquivos.

A nova cabeça permitirá à HP projetar uma gama de aplicações e equipamentos, que produzirão maior quantidade em menos tempo.

Fonte: My Print Resource



Clicky