Xaar adquire fornecedora de produtos de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/07/2016
Engineered Printing Solutions foi comprada pela Xaar

Engineered Printing Solutions foi comprada pela Xaar

A Xaar, fabricante de cabeças de impressão, anunciou a compra da Engineered Printing Solutions (EPS), fornecedora de produtos de impressão para a América do Norte. A aquisição, que ocorreu no dia 1º de julho de 2016, faz parte do plano da empresa de atingir a marca de 220 milhões de libras em vendas anuais até 2020.

A EPS fornece soluções de impressão personalizadas e sob medida para uma variedade de segmentos, como o promocional, de embalagens, médico, automotivo, têxtil, de eletrodomésticos, entre outros. Uma de suas prioridades é desenvolver soluções inkjet flexíveis. Em 2015, a EPS gerou 14 milhões de dólares de receitas e, atualmente, emprega 60 funcionários.

Julian Joffe, que fundou a EPS em 1985 e atualmente ocupa cargo executivo na Xaar, declarou: “A EPS tem um longo histórico de sucesso no fornecimento de soluções inkjet. Já a Xaar possui um profundo conhecimento da tecnologia a jato de tinta. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto para melhor servir nossos clientes e acelerar o crescimento dos negócios”.

Doug Edwards, CEO da Xaar, declarou: “A EPS estabeleceu um negócio de sucesso e está bem posicionada para continuar a crescer. A Xaar ganha uma forte base de clientes e presença na América do Norte, uma região em que queremos crescer. A capacidade de integração que a EPS oferece à Xaar nos permitirá oferecer maior apoio aos nossos parceiros”.

Fonte: Xaar



SAi lança software de sinalização de tráfego

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/01/2018
Aplicativo é edição especial FlexiPrint

Aplicativo é edição especial FlexiPrint

A desenvolvedora SA International (SAi), em colaboração com a 3M, lançou o FlexiPrint Authorized 3M Traffic Edition, software dedicado à produção de sinalização de tráfego. O aplicativo é indicado para a reprodução de seis cores especiais da ASTM (organização internacional de padrões técnicos) usadas em peças de segurança rodoviária.

A solução é compatível com as impressoras látex das séries HP 300 e 500 e trabalha com mídias especiais da 3M, como os substratos das linhas Diamond Grade DG3 Reflective Sheeting Series 4000 e High Intensity Prismatic Refistive Sheeting Series 3930.

O software também inclui ferramentas que permitem reduzir custos e otimizar o uso de materiais e diminuir os desperdícios. Outro recurso é a opção de gerir simultaneamente duas impressoras de grande formato.

Steve Ball, diretor de desenvolvimento de negócios estratégicos da SAi, declarou: “A sinalização de trânsito deve cumprir requisitos rigorosos de cores, o que torna a produção dessa aplicação uma tarefa difícil. Com cores pré-definidas, o FlexiPrint Authorized 3M Traffic Edition permite atender essas especificações. Além disso, a solução simplifica o processo de produção, pois elimina a programação manual de CMYK em outros softwares. Isso permite aos usuários melhorar a eficiência do fluxo de trabalho”.

O software pode ser instalado nas versões 7, 8 e 10 do Windows e pode ser comprado de revendedores SAi.

Fonte: SAi



Dicas de armazenamento de vinil autoadesivo

Por Eduardo Yamashita em 18/11/2013

A primeira dica é fazer um levantamento de todos os substratos (mídias) usados na empresa. Se você trabalha com adesivação e envelopamento, vai encontrar vinis autoadesivos em rolos, folhas recortadas e imagens impressas. A seguir, veja a melhor forma de armazená-los.

Ambiente

Para armazenar os substratos, é necessário ter um ambiente seco e limpo (livre de sujeira e água). Isso porque as partículas sólidas podem contaminar a superfície dos filmes de PVC (dos vinis).

A contaminação afeta o desempenho da mídia. Já a umidade pode ser absorvida pelo liner (de papel), o que diminui a estabilidade do vinil durante a impressão ou o recorte.

Temperatura do ambiente

A temperatura do ambiente deve ser controlada. O ideal é trabalhar entre 20ºC e 30ºC. Lembre-se: a performance do adesivo do vinil pode ser alterada em ambiente com temperatura elevada. Além disso, o tempo de vida do material fica reduzido.

Outro componente que pode ser afetado é o PVC. Existe a possibilidade de o plastificante migrar para a superfície do filme, contaminando-o e provocando problemas na impressão digital; se migrar para a camada de adesivo, diminui a vida útil do vinil autoadesivo.

Umidade do ar

A umidade do ar deve ser controlada pelos mesmos motivos descritos no item anterior. Recomenda-se que ela fique em torno de 50% – e nunca mais de 75%.

Equipamentos

Equipamentos de controle de umidade são caros. Por isso, é comum ver empresas utilizando apenas condicionadores de ar, que são removedores de umidade. Então, se você os utiliza para diminuir a temperatura, saiba que eles também removem a umidade do ar do ambiente.

Se possível, invista em equipamentos de controle de umidade de ar

Se possível, invista em equipamentos que controlam a umidade de ar

Armazenamento

Importante: os rolos de vinil devem ficar suspensos, pois dessa forma o peso da mídia não se concentra numa região da bobina, assim não se formam marcas cíclicas na impressão e no filme de PVC. Há materiais cuja embalagem tem um suporte que evita o contato da mídia com qualquer superfície.

A dica é não descartar o suporte que vem na embalagem. Ele é fundamental para manter o material em suspensão (a imagem abaixo ajuda a entender isso) e diminui o espaço ocupado pelos rolos de vinil autoadesivo.

Armazenamento de rolos suspensos

Armazenamento de rolos suspensos

Evite armazenar os rolos em pé, pois as bordas das bobinas podem ser contaminadas e também absorver umidade indesejada. Nunca os deixe na posição horizontal nem apoiados a uma superfície (mesa, piso, prateleira etc).

Proteja os rolos com um saco plástico para não acumular poeira. Use os plásticos que vêm nas próprias embalagens dos rolos.

No caso das folhas cortadas, armazene-as em montes embalados com filmes plásticos, para não sofrerem contaminações de poeira e para manter a umidade do liner do vinil.

Evite armazenar os rolos em pé ou deitados e apoiados

Evite armazenar os rolos em pé ou deitados e apoiados

As imagens impressas devem ser enroladas e armazenadas. Nunca use diâmetros menores que o do tubete original. E jamais enrole a mídia de maneira que a imagem fique "voltada" para dentro. Isso prejudica a performance do material. Para proteger a última volta do rolo, enrole um plástico ou papel. E não empilhe as imagens umas sobre as outras, pois as debaixo podem ser prejudicadas pelo peso das que ficam em cima.

Para finalizar, é importante destacar a importância da vida útil dos materiais. Obedeça sempre as instruções do fabricante e respeite os prazos de validade. Caso contrário, você poderá enfrentar problemas de baixa aderência do vinil à superfície.

 

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.