Tornando-se mais sustentável - Parte 1

Por Eduardo Yamashita em 22/01/2017
Uso do vinil adesivo precisa ser discutido

Uso do vinil adesivo precisa ser discutido

Atualmente, as empresas de comunicação visual têm buscado usar soluções mais sustentáveis (“verdes”), isto é, ambientalmente amigáveis e corretas. Um dos principais materiais dessa indústria é o vinil autoadesivo, usado em abundância em aplicações de sinalização, decoração, envelopamento e adesivações diversas. Portanto, em meio a discussões sobre práticas “verdes”, é inevitável discutir as implicações e impactos dos vinis no meio ambiente. Ele é sustentável? Pode ser reciclado? Quais são suas limitações? Neste artigo, buscamos apresentar informações para responder a essas perguntas e eliminar mal-entendidos sobre essas mídias.

O PVC é “verde”?

O policloreto de vinil (o PVC) pode ser considerado um problema em termos sustentáveis? Aplicado ao mercado de comunicação visual, sinalização e envelopamento, ele talvez seja.

O PVC tornou-se o material de básico para filmes gráficos por poder ser fabricado em qualquer cor, além de ser durável e proporcionar elasticidade para aplicações em diversos tipos de superfícies.

No entanto, a produção de filmes de PVC usa ftalatos, que não o tornam necessariamente um material ecológico, principalmente porque ele não vai se decompor nos aterros e não há como reciclar o filme após seu uso. No entanto, atualmente há filmes de envelopamento sem PVC disponíveis no mercado.

Quando se trata de produtos autoadesivos, é importante lembrar que todos eles têm adesivo. Portanto, não importa quão ambientalmente amigável é o filme, o adesivo também deve ser levado em consideração. Atualmente, não há nenhum processo mecânico para separar o adesivo do filme, o que dificulta a reciclagem ou a degradar do material num aterro.

Fabricantes de mídias já estão investindo na produção de películas autoadesivas sem PVC

Busca por alternativas

Por que deveríamos começar a empregar materiais alternativos? A principal razão, em função de uma consciência ambiental maior atual, devemos procurar maneiras de reduzir nossa pegada. Há outra razão muito relevante: os clientes que pedem por soluções mais verdes. Para atendê-los, é necessário armar-se de informação sobre materiais alternativos.

De fato, nos últimos anos as empresas nacionais de varejo e as lojas de “grandes caixas” procuram cada vez mais produtos sustentáveis, e a tendência é que nos próximos anos essa demanda se expanda a empresas regionais e varejistas locais.

A demanda

O que impulsiona os clientes que demandam produtos sustentáveis são os mandatos regulatórios criados em anos recentes, como as normas de fabricação de produtos para crianças (sobretudo, brinquedos infantis). Para esse público, a indústria de sinalização fornece imagens para decoração ambiental, tanto comercial (em lojas e hospitais, por exemplo) quanto doméstica (quartos e cômodos). Obviamente, não se trata de brinquedos, porém os varejistas envolvidos na comercialização de produtos infantis passaram a questionar todos os fornecedores, para garantir que nenhum componente prejudicial seja empregado em itens vendidos para o mercado infantil.

Normas de fabricação de produtos infantis podem ajudar na regulamentação de práticas mais sustentáveis na indústria de comunicação visual

Outra legislação é conhecida como REACH (Regulamento, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos). Embora tenha sido desenvolvida na Europa, ela pode ser aplicada no Brasil, sobretudo por empresas que importam e exportam para o mercado europeu. Esse regulamento mostra como reduzir o uso de químicos nocivos ( cádmio, cromatos e chumbo) na fabricação de produtos de consumo.

O regulamento afeta fornecedores de clientes multinacionais que exigem compatibilidade em diferentes países. Para padronizar a qualidade dos materiais comprados, os clientes pedem que sejam seguidas as normas de fabricação REACH.

Em função da regulação ambiental atual, alguns fabricantes de filmes autoadesivos estão se alinhando aos novos padrões de emissão de gases de efeito estufa, que surgiram da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada em Paris em 2015. Os efeitos desse acordo histórico sobre nosso setor se desenvolverão nos próximos anos.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



Em novembro, EFI promove palestra sobre internet e impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2016
Guy Gecht, CEO da EFI, ministrará a palestra no dia 29 de novembro

Guy Gecht, CEO da EFI, ministrará a palestra no dia 29 de novembro

No dia 29 de novembro, Guy Gecht, CEO da EFI, fabricante de impressoras digitais, ministrará a palestra “A influência da internet na indústria de impressão”. Sediado em São Paulo, o evento objetiva compartilhar a visão de futuro do executivo, que também apresentará um contraponto entre o movimento on-line e a indústria gráfica. Acompanhado pelo diretor de vendas para América Latina, Ernande Ramos, na sequência do evento, o CEO receberá os convidados para um coquetel.

Além da palestra, a visita do executivo ao Brasil pretende estreitar seu relacionamento com clientes, interagir com a imprensa e promover ações junto à equipe regional.

A passagem do CEO pelo Brasil também visa divulgar o maior evento da empresa, o EFI Connect. Em 2017, a conferência ocorrerá em Las Vegas, entre os dias 17 e 20 de janeiro. Na ocasião, a empresa pretende reunir mais de mil profissionais para participar de uma programação que envolve palestras, exposições e demonstrações ao vivo dos equipamentos com o time de especialistas da EFI.

Guy Gecht declarou: “Neste ano, países latinos como o Brasil estão passando por transformações que refletiram na economia e promoveram mudanças nas negociações das empresas. Mas a EFI continua acreditando e investindo no mercado latino-americano para otimizar a produtividade e aumentar a lucratividade dos clientes, por meio da automação”.

Fonte: EFI



Océ promove evento sobre impressão UV na Fespa Brasil 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/03/2013

A Océ Arizona 460XT

Impressão UV será tema do evento

A Océ, fabricante de impressoras digitais, preparou uma programação especial para a Fespa Brasil 2013. Trata-se da primeira edição do Ocean of Colors Latin America, evento que apresenta tendências, aplicações e informações sobre o mercado e a tecnologia de impressão digital UV. Na ocasião, serão abordados os seguintes temas:

  • Mercado e tendências;
  • Novidades sobre Impressões UV;
  • Aplicações especiais;
  • Otimização de fluxo de trabalho com software Onyx;
  • Gerenciamento de cores em ambientes de impressão.

Alexandre Keese, especialista em Photoshop, consultor e criador do Grupo PhotoPro, vai ministrar no evento.

O Ocean of Colors Latin America ocorre no dia 15 de março, das 09h00 às 12h00, no Auditório da FESPA Brasil 2013. O interessado deve confirmar presença através do telefone (11) 3053-5353 ou do e-mail marketing-br@oce.com.

A Fespa Brasil ocorre de 13 a 16 de março, das 13h às 20h (sábado, das 10h às 17h), no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo (SP).

Fonte: Fespa Brasil