Tornando-se mais sustentável - Parte 1

Por Eduardo Yamashita em 22/01/2017
Uso do vinil adesivo precisa ser discutido

Uso do vinil adesivo precisa ser discutido

Atualmente, as empresas de comunicação visual têm buscado usar soluções mais sustentáveis (“verdes”), isto é, ambientalmente amigáveis e corretas. Um dos principais materiais dessa indústria é o vinil autoadesivo, usado em abundância em aplicações de sinalização, decoração, envelopamento e adesivações diversas. Portanto, em meio a discussões sobre práticas “verdes”, é inevitável discutir as implicações e impactos dos vinis no meio ambiente. Ele é sustentável? Pode ser reciclado? Quais são suas limitações? Neste artigo, buscamos apresentar informações para responder a essas perguntas e eliminar mal-entendidos sobre essas mídias.

O PVC é “verde”?

O policloreto de vinil (o PVC) pode ser considerado um problema em termos sustentáveis? Aplicado ao mercado de comunicação visual, sinalização e envelopamento, ele talvez seja.

O PVC tornou-se o material de básico para filmes gráficos por poder ser fabricado em qualquer cor, além de ser durável e proporcionar elasticidade para aplicações em diversos tipos de superfícies.

No entanto, a produção de filmes de PVC usa ftalatos, que não o tornam necessariamente um material ecológico, principalmente porque ele não vai se decompor nos aterros e não há como reciclar o filme após seu uso. No entanto, atualmente há filmes de envelopamento sem PVC disponíveis no mercado.

Quando se trata de produtos autoadesivos, é importante lembrar que todos eles têm adesivo. Portanto, não importa quão ambientalmente amigável é o filme, o adesivo também deve ser levado em consideração. Atualmente, não há nenhum processo mecânico para separar o adesivo do filme, o que dificulta a reciclagem ou a degradar do material num aterro.

Fabricantes de mídias já estão investindo na produção de películas autoadesivas sem PVC

Busca por alternativas

Por que deveríamos começar a empregar materiais alternativos? A principal razão, em função de uma consciência ambiental maior atual, devemos procurar maneiras de reduzir nossa pegada. Há outra razão muito relevante: os clientes que pedem por soluções mais verdes. Para atendê-los, é necessário armar-se de informação sobre materiais alternativos.

De fato, nos últimos anos as empresas nacionais de varejo e as lojas de “grandes caixas” procuram cada vez mais produtos sustentáveis, e a tendência é que nos próximos anos essa demanda se expanda a empresas regionais e varejistas locais.

A demanda

O que impulsiona os clientes que demandam produtos sustentáveis são os mandatos regulatórios criados em anos recentes, como as normas de fabricação de produtos para crianças (sobretudo, brinquedos infantis). Para esse público, a indústria de sinalização fornece imagens para decoração ambiental, tanto comercial (em lojas e hospitais, por exemplo) quanto doméstica (quartos e cômodos). Obviamente, não se trata de brinquedos, porém os varejistas envolvidos na comercialização de produtos infantis passaram a questionar todos os fornecedores, para garantir que nenhum componente prejudicial seja empregado em itens vendidos para o mercado infantil.

Normas de fabricação de produtos infantis podem ajudar na regulamentação de práticas mais sustentáveis na indústria de comunicação visual

Outra legislação é conhecida como REACH (Regulamento, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos). Embora tenha sido desenvolvida na Europa, ela pode ser aplicada no Brasil, sobretudo por empresas que importam e exportam para o mercado europeu. Esse regulamento mostra como reduzir o uso de químicos nocivos ( cádmio, cromatos e chumbo) na fabricação de produtos de consumo.

O regulamento afeta fornecedores de clientes multinacionais que exigem compatibilidade em diferentes países. Para padronizar a qualidade dos materiais comprados, os clientes pedem que sejam seguidas as normas de fabricação REACH.

Em função da regulação ambiental atual, alguns fabricantes de filmes autoadesivos estão se alinhando aos novos padrões de emissão de gases de efeito estufa, que surgiram da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada em Paris em 2015. Os efeitos desse acordo histórico sobre nosso setor se desenvolverão nos próximos anos.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



HP promove treinamento de aplicações para impressoras látex

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2013

HP promove evento para mostrar as possíveis aplicações com impressoras látex

HP promove evento para mostrar as possíveis aplicações com impressoras látex

Nesta quinta-feira (21), ocorre na cidade de São Paulo o Treinamento de Aplicação HP Designjet L26500/L28500 Látex, cuja intenção é ensinar, aos clientes da marca, a tirar o máximo proveito da impressora de tecnologia látex.

No Showroom HP de Grandes Formatos (Av. Rebouças, 2455), serão abordados temas como tendências, negócios, aplicações, benefícios ambientais, configurações e dicas.

O evento é gratuito e tem início às 09h00, terminando às 18h00. Para participar, inscreva-se até terça-feira (19) pelo e-mail: karinar@itmchannelmarketing.com. Na mensagem, envie os seguintes dados:

  • Nome do participante;
  • Nome da empresa;
  • Endereço completo;
  • Data de aquisição;
  • Revenda/Distribuidor;
  • Se recebeu treinamento ministrado pela revenda;
  • Software utilizado.

Agenda do treinamento

Manhã (Tendência/ Negócio):

  • Como aproveitar as oportunidades com aplicações HP Látex;
  • Aplicações e margens;
  • Benefícios ambientais: vantagens da impressão amigável ao meio ambiente;
  • Dicas de fornecedores em todas as etapas da cadeia de produção.

Tarde (Técnicos/ Operadores):

  • Dicas de operação da HP Designjet L26500 e L28500;
  • Impressão frente-verso;
  • Qual a melhor configuração para cada perfil de mídia;
  • Dicas e truques com Photoprint (especialista SAi).

Atenção: não serão aceitos mais do que dois inscritos por empresa.



Promoção: Impressoras Mimaki TS300P-1800 e JV150-160 em condições especiais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/02/2017
Apenas para o estado do Paraná, a promoção é válida até o dia 31 de março

Apenas para o estado do Paraná, a promoção é válida até o dia 31 de março

A Mimaki Brasil está vendendo impressoras dos modelos TS300P-1800 e JV150-160 por R$135.900,00 e R$53.740,00, respectivamente. Válida apenas para o estado do Paraná, a promoção termina no dia 31 de março ou quando os estoques acabarem.

Com largura máxima de impressão de 1,94m, o TS300P-1800 é um equipamento para sublimação indicado para a indústria têxtil e que pode trabalhar na velocidade máxima de 115m2/h (no modo de impressão com resolução de 360 x 360dpi, 1P, Bi). Para esta máquina, estão disponíveis tintas originais Sb410 em cores de processo e fluorescentes.

Já a impressora JV150-160 é um equipamento que pode empregar tinta sublimática (Sb54), solvente (SS21 e BS3) e ecossolvente (ES3). Com 1,61m, a máquina pode trabalhar na velocidade máxima de 58m2/h (no modo de impressão com resolução de 360 x 360dpi, 1P, Bi).

Para mais informações, acesse a página da Mimaki.

Fonte: Mimaki