Tipos de adesivos usados em vinil – parte 2

Por Eduardo Yamashita em 06/07/2015

Saiba a diferença entre adesivo permanente e adesivo removível

Saiba a diferença entre adesivo permanente e adesivo removível

A maioria dos filmes adesivos é projetada para durar médios e longos prazos quando expostos ao ar livre. Por essa razão, os adesivos são geralmente permanentes. Porém, em alguns casos, o adesivo removível é empregado. Trata-se de um composto de aderência baixa, projetado para ser removido com relativa facilidade (a facilidade é determinada pela resistência à força de puxar, que é medida em libras por polegada).

Confira a primeira parte deste artigo

Vamos comparar dois filmes autoadesivos com adesivo acrílico: um é removível e o outro, permanente. O removível oferece força adesiva de apenas 1,6lbs/pol2, enquanto o permanente proporciona 3,7lbs/pol2. Isto é, o adesivo acrílico permanente tem 131% mais força de atrito do que o removível. Essas medições são realizadas 24 horas após a aplicação (tipicamente testados em alumínio ou aço inoxidável, que são substratos ideais).

Quanto mais tempo um vinil com adesivo removível fica preso à superfície, mais forte se torna o vínculo. Às vezes, sua remoção pode ser tão difícil quanto a de um adesivo permanente. Em outras palavras, todos os adesivos removíveis podem se transformar em permanentes. Geralmente, depois de, em média, três anos, a diferença é insignificante.

Resíduos

Qualquer um que já teve de substituir uma imagem antiga sabe que a remoção do adesivo é apenas metade do trabalho. Depois de o filme ser puxado e rompido, o resíduo adesivo permanece sobre a superfície. É por isso que uma boa “removibilidade” significa a inexistência de resíduos de adesivo.

Fabricantes de vinis adesivos removíveis oferecem produtos capazes de serem removidos até dois anos depois da instalação, com menos de, aproximadamente, 20% de resíduo.

Adesivos de maior qualidade deixam menos resíduos depois de removidos

Adesivos de maior qualidade deixam menos resíduos depois de removidos

Aplicações

Vinis para recorte ou impressão digital com adesivos removíveis são geralmente usados para aplicações indoor temporárias (feiras e exposições), decoração de interiores, imagens de trânsito exteriores (abrigos de ônibus, sinais de ônibus e táxi) e, claro, envelopamento de veículos.

De modo geral, qualquer imagem a ser substituída em dois anos pode ser criada em um filme com adesivo removível. Para projetos que devem durar mais de três anos, recomenda-se o uso de vinil com adesivo permanente.

Adesivo reposicionável

À medida que novos usos são encontrados para filmes de recorte e impressão, novos termos para defini-los são elaborados. Há cinco anos, o termo “reposicionável” se referia à alta qualidade de adesivos permanentes. Nesse contexto, “reposicionável” significava que o filme era fácil de manusear em uma aplicação a seco. Esse adesivo permite a colocação e a reposição da imagem sobre a superfície, desde que não seja pressionado. Quando espatulado, a pressão ativa o adesivo. Ele “molha a superfície” e começa funcionar. Uma vez que se adesiva, é considerado permanente.

Atualmente, “reposicionável” significa ser capaz de mover todo o vinil autoadesivo depois de ele ter sido aplicado - algo que ninguém no ramo de sinalização pensava alguns anos atrás. “Vinis de parede” têm um adesivo de aderência muito baixa, permitindo que sejam facilmente levantados e movidos para outra superfície sem deixar resíduos e sem destruir a capacidade de movê-los e reaplicá-los de novo… e de novo… e de novo. Ou seja, é um grande progresso.

Atualmente, os adesivos reposicionáveis permitem que o vinil seja colado e destacado inúmeras vezes

Atualmente, os adesivos reposicionáveis permitem que o vinil seja colado e destacado inúmeras vezes

Um adesivo removível não é necessariamente reposicionável. Há materiais para serem adesivados em paredes e cuidadosamente removidos. Mas alguns não foram concebidos para ser removidos e reposicionados. É certo que parte da diferença é causada por especificações do filme de PVC.

As informações acima são um bom guia para que você faça a escolha adequada entre adesivos acrílicos ou de solventes e entre permanentes, removíveis ou reposicionáveis.

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Esse artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



As 10 melhores adesivações de 2018 escolhidas pela Avery

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/01/2019
Confira alguns dos melhores trabalhos executados no ano passado

Confira alguns dos melhores trabalhos executados no ano passado

A Avery Dennison, fabricante de películas adesivas, divulgou uma lista com os 10 melhores trabalhos de 2018 que envolveram aplicações de vinis da marca. É o quinto ano consecutivo que a empresa apresenta alguns dos projetos mais criativos de envelopamento, decoração e comunicação visual.

A Avery escolheu cinco envelopamentos de carro e cinco projetos que não envolveram veículos. Os trabalhos utilizaram vinis da das linhas Supreme Wrapping, Conform Chrome e MPI (1105, 1405 e 2728). Confira:

Um caminhão da Legendary Customs foi envelopado pela IVS Wraps com vinis impresso da linha Conform Chrome. O veículo foi exposto no estande da AMSOIL na feira Sema
Vinis da linha MPI 1105 foram impressos com imagens que simulam efeitos de mármore. Os materiais foram produzidos e instalados pelo birô Spectrum Auto em um modelo sedã
O campeão regional canadense do Wrap Like A King, competição promovida pela Avery, criou três camadas de relevo usando o Conform Chrome Red com o laminado DOL 1370Z. A imagem desenhada à mão impressionou os juízes do campeonato
A Bullitt Auto Detail e a Vinyl Wraps usaram vinis MPI 1105 para personalizar um trailer da Formula Drift
Campeão do Wrap Like A King Challenge de 2018, o Mission Flyer 2.0 da MetroWrapz foi envelopado com películas MPI 1105 e Conform Chrome
O birô Workhorse Signs empregou películas MPI 1405 para adesivar uma parede de tijolos em uma praia dos EUA. O vinil utilizado tem a capacidade de se adaptar a superfícies texturizadas
Brinquedo para crianças e adultos, um hoverboard foi personalizado pela Vehicle Wraps, que usou vinis da ColorFlow Roaring Thunder
A CKL Wraps ajudou a animar uma exposição da Lego em um museu local. Vinis MPI 2728 foram aplicados nas janelas da instituição para a promoção da marca de brinquedos
O vinil Supreme Wrapping Diamond Blue criou um visual impressionante nesse iate de corrida. A Wrapture Customs foi a responsável pelo projeto
Desenhos personalizados em guitarras são uma marca registrada dos entusiastas do rock, e Phillips Signs continuou essa tradição ao utilizar filme MPI 1105 para personalizar o instrumento

Fonte: Avery Dennison



Sawgrass lança tintas sublimáticas para impressoras Epson Stylus PRO 7890 e 9890

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/08/2013

SubliJet IQ Pro passa a ser vendida pela Sawgrass no mercado internacional

SubliJet IQ Pro passa a ser vendida pela Sawgrass no mercado internacional

A Sawgrass, fabricante de insumos para impressão digital, acaba de lançar a tinta sublimática SubliJet IQ Pro Photo para impressoras Epson Stylus Pro 7890 e 9890.

Disponível em oito cores, a tinta – compatível com as cabeças de impressão TFP da Epson – é indicada para quem trabalha com reproduções de alta definição.

Segundo a empresa, os cartuchos da SubliJet QI Pro Photo têm custo de manutenção reduzido e custos de imagens 30% mais baratos quando comparados com a série 4880.

Com 10 cabeças de impressão, a série de impressoras Epson 890 oferece velocidade de impressão de até 109 imagens por hora, sendo 2,5 vezes mais rápida do que a Epson 4880. Seus cartuchos de alta velocidade oferecem impressões ininterruptas, sendo a solução indicada para o mercado de decoração.

Fonte: Sawgrassink