Summa lança routers da série HF

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/02/2017
Equipamentos são indicados para acabamento em placas de substratos rígidos

Equipamentos são indicados para acabamento em placas de substratos rígidos

A Summa, fabricante de equipamentos para corte, anunciou no mercado internacional a linha Summa HF, composta por routers equipadas com motor de fresagem e spindle (fuso) de alta frequência (até 60.000 rpm), que produzem acabamentos mais suaves em ampla diversidade de substratos rígidos.

O spindle e a potência de saída de 1kW permitem os equipamentos trabalharem em velocidades de processamento mais elevadas, em mídias rígidas de madeira, MDF e acrílico.

A fabricante destaca, ainda, que as routers permitem a substituição fácil das brocas graças à pinça pneumática incorporada nas máquinas. Ela dispensa chaves e, portanto, as brocas podem ser substituídas manualmente. Com o opcional Automated Depth Control (ADC), a troca de brocas fica ainda mais fácil.

Fonte: Summa



Caldera e Lüscher-Tschudi criam solução para impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/07/2016
T-REX 320 roda com versão especial de RIP Caldera

T-REX 320 roda com versão especial de RIP Caldera

A Caldera, desenvolvedora francesa, e a Lüscher-Tschudi, fabricante suíça de impressoras digitais, uniram-se para criar uma solução conjunta de estamparia têxtil digital. Trata-se da impressora T-REX 320, que inclui uma versão OEM do software GrandRIP+.

Com 3,2m de largura, o equipamento, que pode trabalhar na velocidade máxima de 230m2/h, é indicado para estampar tecidos para sinalização, decoração, moda e aplicações industriais. A máquina emprega até 16 cabeças Konica Minolta 1024i e conjunto de até 8 cores, além de poder empregar tintas com corante disperso ou reativo.

A T-REX 320 inclui secador e fixador e pode ter uma unidade de termofixação opcional, disponível nas larguras de 2,6m ou 3,2m. Segundo a empresa, o dispositivo trabalha com extração de calor, corte térmico, velocidades variáveis e estabilidade térmica.

No mercado de impressão têxtil desde 1999, a Lüscher-Tschudi também oferece consultorias grátis para empresas que buscam ingressar no segmento de estamparia em tecidos.

Já a Caldera, que celebra 25 anos em 2016, tem como carro-chefe o GrandRIP+, que oferece ferramentas de gerenciamento de cores e otimização de tintas e mídias.

Joseph Mergui, CEO da Caldera, declarou: “Nossas parcerias na indústria têxtil estão nos ajudando a melhorar nossas soluções de produção têxtil. Ao criar pontes entre os processos que antes não falavam a mesma língua, estamos provendo benefícios para empresas em todo o mundo”.

Fonte: Caldera



EFI lança diversas impressoras digitais na SGIA 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/11/2015
Fabricante norte-americana apresentou amplo portfólio de produtos e impressoras digitais, como a EFI Vutek HS125 Pro

Fabricante norte-americana apresentou amplo portfólio de produtos e impressoras digitais, como a EFI Vutek HS125 Pro

Durante a SGIA 2015, feira internacional de comunicação visual que ocorreu entre os dias 4 e 6 de novembro, nos EUA, a EFI, fabricante de equipamentos para impressão, exibiu uma série de novos modelos das linhas Reggiani (têxtil) e Matan (UV), ambas incorporadas recentemente ao portfólio da EFI. Além disso, a empresa levou ao evento soluções de softwares, impressoras Vutek e materiais para acabamento superficial.

Scott Schinlever, vice-presidente e gerente geral da EFI Inkjet Solutions, declarou: “Em 2014, a EFI investiu muito em aquisições e em pesquisa e desenvolvimento de produtos, para que nossos clientes continuem a ter desempenho superior no setor”.

Impressão têxtil

Para o público interessado em produção industrial de estamparia têxtil digital, a EFI apresentou o Reggiani One 180, equipamento de impressão direta em tecido, com 1,8m de largura e capaz de trabalhar na velocidade de 310m2/h e resolução de 2.400dpi. Outro modelo apresentado na SGIA 2015 foi a Reggiani Pro 180, usada para impressão sublimática. Segundo a empresa, a máquina produz na velocidade máxima de 600m2/h e oferece qualidade superior e alta produtividade em aplicações de sinalização.

Reggiani Pro 180 é indicada para altas tiragens de impressões em tecidos

Impressão UV

A tecnologia UV esteve em peso no estande da EFI na feira SGIA 2015. Entre as principais atrações estava a EFI Vutek HS125 Pro, lançada durante o evento. O equipamento híbrido possui largura de 3,2m e pode trabalhar na velocidade de 125m2/h. A máquina imprime em diversas mídias, como papelão corrugado, e foi desenvolvida para substituir impressoras de tecnologias gráficas analógicas, como offset e serigrafia.

Outro lançamento foi a EFI H1625-SD, impressora híbrida de pequeno porte (1,65m de largura), que emprega a tinta EFI SuperDraw UV, para reproduzir imagens diretamente em substratos de termoformagem.

EFI H1625-SD apresenta sistema híbrido de alimentação de mídias

A EFI também usou a SGIA 2015 como oportunidade para lançar a Vutek GS3lx Pro, impressora híbrida de 3,2m, que opera em altas velocidades e possui tecnologia LED (cura fria). A máquina emprega o UltraFX, recurso de impressão avançado que melhora o impacto visual das imagens impressas e reduz a aparência de elementos visuais indesejados.

Do portfólio consolidado de impressoras EFI Vutek foi apresentada a GS5500lxr Pro LED, indicada para empresas de gigantografia. A máquina possui 5m de largura e sistema rolo a rolo. Além disso, emprega a tecnologia UltraDrop, capaz de disparar gotas de tinta de 7 picolitros. A impressora opera com tinta altamente flexível, a 3M SuperFlex, e pode trabalhar com a 3M Printable Fabric 9100, mídia têxtil que dura até seis anos em aplicações verticais externas.

Da linha de tecnologias Matan, recém-adquiridas pela EFI, a empresa apresentou a impressora Matan Quantum LED, que emprega sete cores e tinta branca como opcional. O equipamento reproduz imagens de alta qualidade e dispara gotas de tinta de 7 picolitros, em resoluções de até 1.200dpi. Além disso, possui recursos de manuseio de mídia com um único operador e acabamento em linha, que economizam mão de obra.

Matan Quantum é indicada para empresas de sinalização

Softwares

A EFI desenvolveu recentemente o Vutek Go, aplicativo para plataforma Android de monitoramento remoto. Usado para gerenciar modelos da série Vutek HS Pro, o app exibe informações sobre produção e status da impressora em tempo real. Também faz notificações automáticas de alertas e erros do equipamento.

Por meio do app Vutek Go, é possível fazer o gerenciamento remoto de impressoras Vutek 

A empresa também atualizou o Fiery ProServer, que chegou à versão 6.2. Trata-se de uma plataforma front-end digital para impressoras Vutek, as quais podem processar arquivos até 60% mais rápido do que as versões anteriores da ProServer.

Outro destaque da empresa é o EFI Midmarket Productivity Suite, fluxo de trabalho de gerenciamento de produção e negócios modular que inclui software EFI Pace MIS e tecnologias para automação de marketing, comércio eletrônico, web-to-print, planejamento, imposição, agendamento, coleta de dados de chão de fábrica, processamento, estocagem, transporte e integração direta com os produtos EFI Fiery habilitados para JDF.

Acabamento

Entre os produtos para acabamento superficial, a EFI exibiu na SGIA 2015 a linha EFI Armor, composta por materiais para revestimento de substratos rígidos e flexíveis impressos com tintas inkjet e de termoformagem. À base d’água, os produtos oferecem proteção de três a cinco anos contra intempéries e produtos químicos.

Fonte: EFI Brasil