Sublimação: como calcular custo, preço, valor e faturamento

Por João Leodonio em 30/01/2018
Saiba como formatar o preço dos seus produtos estampados por sublimação

Saiba como formatar o preço dos seus produtos estampados por sublimação

Será que vendo meu produto sublimado com o mesmo preço do concorrente? Ou cobro mais barato? Faturamento é igual a lucro? Como agregar valor à minha camiseta sublimada e me diferenciar da concorrência?

Muitos empreendedores, sobretudo os novatos, têm muitas dúvidas sobre composição de preços no segmento de impressão sublimática. Mas antes de dar algumas respostas, vamos definir alguns conceitos:

- Custo: é todo o esforço e trabalho empregado para a produção de bens e serviços e divide-se em fixo e variável. O primeiro é todo custo que não varia com a produção, ou seja, está fixado. Exemplos: limpeza, conservação, aluguel, mobiliário e equipamentos. Já o variável é todo custo que varia de acordo com o produto e o volume. Exemplos: caneca, papel impresso, camiseta, entrega, matérias-primas, insumos diretos, embalagens, impostos de venda, mão de obra e fornecedores.

- Preço: é o valor monetário de um bem, serviço ou patrimônio. É composto por custos, despesas e lucro.

- Valor: é criado de acordo com a importância dada por aqueles que adquirem os produtos ou serviços. Exemplo: Quanto você estaria disposto a pagar por um copo de água mineral no deserto? E ao lado de uma nascente de água potável? Independentemente do quanto custou a produção desse copo com água, seu valor será dado pela importância ou necessidade de seu consumo.

- Faturamento: é o montante que a empresa recebe por uma venda do bem ou serviço, ou seja, é o valor total que está impresso na nota fiscal.

Antes de entendermos como chegar à composição de preços, é preciso avaliar o que produzir, para quem vender, quais serão os fornecedores e parceiros, a forma de distribuição e como a concorrência trata o produto ou serviço. Após a fase prévia de produção, deve-se passar para as contas.

Custo fixo

Por trabalhar em casa, muitos acabam não considerando o custo fixo na composição do preço; Mas assim como um imóvel alugado, precisamos valorar o m² da área ocupada e ratear água, luz, telefone e qualquer outra despesa de produção.

Custo variável

É necessário escolher um bom fornecedor de matéria-prima, saber valorar a mão-de-obra envolvida na produção (a própria ou terceirizada), o consumo de energia e o transporte, além de saber negociar desconto para compras maiores, o que ajudará na composição de um preço menor.

Preço

É necessário avaliar todos os rateios de custo fixo, aplicar todos os custos variáveis, lucro esperado, impostos e todos os valores envolvidos na fabricação e distribuição do bem ou serviço. Muitas empresas não consideram os custos de pós-venda e acabam por não dar um atendimento adequado ao cliente após entregar os produtos ou serviços. Assim, não fidelizam a clientela.

Valor

Trata-se de algo a ser estabelecido depois da formatação do preço. Portanto, é preciso muito cuidado para valorar a importância do produto ou serviço. A valoração vai depender da necessidade, local, oferta, demanda e algo muito importante, que é a qualidade final do que se oferece. A qualidade de um produto final (matéria-prima, insumos e controle nos processos de produção) pode fazer com que o valor suba.

Faturamento

Como já explicado, não é ganho, nem lucro. Trata-se apenas do registro dos valores totais das vendas.

Concorrência

Após levantar informações e compor o preço do produtos, você descobre que a concorrência vende mais barato. O que fazer? Quanto mais barato? Vende para o mesmo público? Que matéria-prima utiliza?

Essas são questões que, se respondidas de forma adequada, poderão ajudar a rever o preço de venda ou mantê-lo e investir na valorização do produto, mantendo as margens originais de lucro.

Mas isso é possível num mercado tão concorrido quanto o da sublimação?

Sim, e a cada momento aparece um novo fornecedor. Quase na mesma velocidade, saem do mercado aqueles que ofereceram produtos e serviços de má qualidade. Portanto, se ao formatar um preço, a empresa considerar todos os tópicos tratados acima, possivelmente terá sucesso. Em caso de insucesso, saberá onde errou.

Sugerimos também fazer a alocação dos custos de forma mais coerente possível, usando o sistema R.K.W (um assunto a ser tratado num próximo artigo).

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



Novo vinil adesivo metalizado da RTape

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/07/2015

VinylEfx Air está disponível nos acabamentos prata, prata fosca e ouro

VinylEfx Air está disponível nos acabamentos prata, prata fosca e ouro

A RTape, fabricante norte-americana de películas adesivas, lançou nos EUA o VinylEfx Air, vinil metalizado desenvolvido especificamente para o filão de mídias especiais usadas em comunicação visual de grande formato.

Segundo a empresa, o substrato emprega tecnologia proprietária que livra de ar o adesivo durante a instalação, permitindo que mesmo instaladores inexperientes possam remover bolhas durante a aplicação do vinil em janelas, peças de PDV, displays e cartazes. Por causa dessa tecnologia, elimina-se também a necessidade de aplicações úmidas. Além disso, a mídia conta com adesivo acrílico de baixa aderência que pode ser removido das superfícies sem o uso de produtos químicos especiais.

O VinylEfx Air pode receber impressão serigráfica ou digital (solvente, ecossolvente, látex e UV). No site da fornecedora, encontram-se perfis de cores, que podem ser baixados pelo link www.rtape.com/support/icc-profiles.

O vinil é vendido em bobinas com largura de 54 polegadas. Há também a possiblidade de comprar rolos com dimensões customizadas.

Fonte: My Print Resource



Mutoh abre novo show room na Califórnia

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2013

A Mutoh America, fabricante de impressoras digitais, abriu recentemente mais um show room nos Estados Unidos. Localizado ao sul da Califórnia, o espaço será utilizado para a realização de eventos, cursos e treinamentos sobre os produtos da marca. Com mais de 3.500 metros quadrados, o local possui salas de aula e um ambiente especialmente preparado para a apresentações de equipamentos.

Novo show room californiano da Mutoh

Novo show room californiano da Mutoh

"O novo escritório da Mutoh na Califórnia é um grande espaço para estarmos com nossos revendedores, clientes e parceiros", declarou Peter Zaferis, gerente regional de vendas da marca.

Atualmente, o show room conta com impressoras digitais e plotters de corte. "O novo espaço será utilizado para manter o contato entre revendedores e clientes. Ele também servirá como um local de conveniência, totalmente equipado para facilitar o aprendizado", comentou Brian Phipps, gerente geral da Mutoh America. "Estamos muito animados com a abertura de um escritório dessa grandeza", finalizou.

Fonte: My Print Resource