Sublimação: como calcular custo, preço, valor e faturamento

Por João Leodonio em 01/05/2018
Saiba como formatar o preço dos seus produtos estampados por sublimação

Saiba como formatar o preço dos seus produtos estampados por sublimação

Será que vendo meu produto sublimado com o mesmo preço do concorrente? Ou cobro mais barato? Faturamento é igual a lucro? Como agregar valor à minha camiseta sublimada e me diferenciar da concorrência?

Muitos empreendedores, sobretudo os novatos, têm muitas dúvidas sobre composição de preços no segmento de impressão sublimática. Mas antes de dar algumas respostas, vamos definir alguns conceitos:

- Custo: é todo o esforço e trabalho empregado para a produção de bens e serviços e divide-se em fixo e variável. O primeiro é todo custo que não varia com a produção, ou seja, está fixado. Exemplos: limpeza, conservação, aluguel, mobiliário e equipamentos. Já o variável é todo custo que varia de acordo com o produto e o volume. Exemplos: caneca, papel impresso, camiseta, entrega, matérias-primas, insumos diretos, embalagens, impostos de venda, mão de obra e fornecedores.

- Preço: é o valor monetário de um bem, serviço ou patrimônio. É composto por custos, despesas e lucro.

- Valor: é criado de acordo com a importância dada por aqueles que adquirem os produtos ou serviços. Exemplo: Quanto você estaria disposto a pagar por um copo de água mineral no deserto? E ao lado de uma nascente de água potável? Independentemente do quanto custou a produção desse copo com água, seu valor será dado pela importância ou necessidade de seu consumo.

- Faturamento: é o montante que a empresa recebe por uma venda do bem ou serviço, ou seja, é o valor total que está impresso na nota fiscal.

Antes de entendermos como chegar à composição de preços, é preciso avaliar o que produzir, para quem vender, quais serão os fornecedores e parceiros, a forma de distribuição e como a concorrência trata o produto ou serviço. Após a fase prévia de produção, deve-se passar para as contas.

Custo fixo

Por trabalhar em casa, muitos acabam não considerando o custo fixo na composição do preço; Mas assim como um imóvel alugado, precisamos valorar o m² da área ocupada e ratear água, luz, telefone e qualquer outra despesa de produção.

Custo variável

É necessário escolher um bom fornecedor de matéria-prima, saber valorar a mão-de-obra envolvida na produção (a própria ou terceirizada), o consumo de energia e o transporte, além de saber negociar desconto para compras maiores, o que ajudará na composição de um preço menor.

Preço

É necessário avaliar todos os rateios de custo fixo, aplicar todos os custos variáveis, lucro esperado, impostos e todos os valores envolvidos na fabricação e distribuição do bem ou serviço. Muitas empresas não consideram os custos de pós-venda e acabam por não dar um atendimento adequado ao cliente após entregar os produtos ou serviços. Assim, não fidelizam a clientela.

Valor

Trata-se de algo a ser estabelecido depois da formatação do preço. Portanto, é preciso muito cuidado para valorar a importância do produto ou serviço. A valoração vai depender da necessidade, local, oferta, demanda e algo muito importante, que é a qualidade final do que se oferece. A qualidade de um produto final (matéria-prima, insumos e controle nos processos de produção) pode fazer com que o valor suba.

Faturamento

Como já explicado, não é ganho, nem lucro. Trata-se apenas do registro dos valores totais das vendas.

Concorrência

Após levantar informações e compor o preço do produtos, você descobre que a concorrência vende mais barato. O que fazer? Quanto mais barato? Vende para o mesmo público? Que matéria-prima utiliza?

Essas são questões que, se respondidas de forma adequada, poderão ajudar a rever o preço de venda ou mantê-lo e investir na valorização do produto, mantendo as margens originais de lucro.

Mas isso é possível num mercado tão concorrido quanto o da sublimação?

Sim, e a cada momento aparece um novo fornecedor. Quase na mesma velocidade, saem do mercado aqueles que ofereceram produtos e serviços de má qualidade. Portanto, se ao formatar um preço, a empresa considerar todos os tópicos tratados acima, possivelmente terá sucesso. Em caso de insucesso, saberá onde errou.

Sugerimos também fazer a alocação dos custos de forma mais coerente possível, usando o sistema R.K.W (um assunto a ser tratado num próximo artigo).

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



Fujifilm anuncia nova impressora UV Acuity Ultra

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/04/2018
Acuity Ultra tem 5m de largura de impressão

Acuity Ultra tem 5m de largura de impressão

A fabricante Fujifilm anunciou o lançamento europeu da Acuity Ultra, impressora UV indicada para empresas que produzem displays, especialmente para marcas de luxo.

Disponível nos modelos de 5m ou 3,2m de largura, o equipamento emprega oito canais de cores para disparar gotas de 3pl das novas tintas da linha Fujifilm Uvijet GS, que é aprovada pela GreenGuard.

Segundo a empresa, a Acuity Ultra é baseada na tecnologia UV convencional e opera em velocidades mais altas que as impressoras UV LED.

A máquina inclui mesa de vácuo resfriada a água, o que impede o acúmulo excessivo de calor e não causa o encolhimento das mídias.

Capaz de rodar na velocidade de até 236m2/h, a máquina pode imprimir em três rolos simultaneamente. Além disso, os motores lineares garantem impressão suave de borda a borda.

Kevin Rhodes, gerente de marketing da Fujifilm Specialty Ink Systems, declarou: “A série Fujifilm Acuity é conhecida há muito tempo por sua qualidade e confiabilidade. A Acuity Ultra, com a largura extra, oferece a opção de imprimir em três rolos simultaneamente e em alta velocidade, sem comprometer a qualidade. Ela atrairá empresas maiores e grandes marcas de luxo, ajudando-as a aumentar os níveis de produção e rentabilidade”.

Fonte: Fujifilm



GCC faz 30 anos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/06/2019
Empresa fabrica impressoras inkjet e máquinas digitais de corte

Empresa fabrica impressoras inkjet e máquinas digitais de corte

A GCC, fabricante de equipamentos para comunicação visual, celebra seu 30º aniversário em maio de 2019.

Desde 1989, a empresa desenvolve tecnologias ópticas, mecânicas, eletrônicas e de processamento de cores e imagens, para fabricar impressoras inkjet, máquinas de gravação a laser e máquinas digitais de corte e acabamento.

De acordo com a GCC, um terço de seus funcionários está envolvida em pesquisa e desenvolvimento, para modelar produtos inovadores e atender às necessidades dos clientes.

Atualmente, a GCC tem subsidiárias na China, nos EUA e na Holanda, além de contar com centenas de distribuidores no mundo.

Por meio de assessoria, a cúpula da empresa se pronunciou sobre o 30º aniversário da GCC: “Obrigado a todos os nossos colaboradores. Também agradecemos a todos os clientes e parceiros. Esta é a conquista de um esforço conjunto. O cultivo da sustentabilidade empresarial é a base da nossa gestão corporativa. Esperamos não apenas tornar a nossa marca mundialmente famosa, mas também criar um futuro melhor”.

Fonte: GCC

Tags: GCC,