Sinais de de recuperação dos segmentos de impressão industrial na região Ásia-Pacífico

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/08/2020
Região foi a que menos retraiu no segundo semestre de 2020

Região foi a que menos retraiu no segundo semestre de 2020

A consultoria International Data Corporation (IDC) publicou recentemente o “Quarterly Industrial Printer Tracker”, relatório com dados mostrando que as remessas de impressoras industriais foram “significativamente impactadas” pela crise do covid-19 em todo o mundo, no segundo trimestre de 2020.

Composto pelos segmentos de grande formato, embalagens, etiquetas, direct-to-dhape, DTG e estamparia têxtil, o mercado global de impressoras industriais teve queda de 46,8%, em comparação ao ano anterior.

Tim Greene, diretor de pesquisa do IDC, declarou: “Com grande parte do mundo ainda em quarentena ou apenas começando a sair dela no final do segundo trimestre, nenhum segmento ou região foi poupado. Embora nossa pesquisa indique que muitos fabricantes globais estão repensando as cadeias de suprimentos para atender às metas de resiliência e sustentabilidade, essas são iniciativas de longo prazo. As remessas e a receita de hardware no mercado de impressoras industriais diminuíram devido a desafios de curto prazo, como paralisações governamentais e cortes orçamentários”.

Destaque regional

A região da Ásia-Pacífico mostrou o início de uma recuperação no segundo trimestre, com crescimento de remessas em comparação ao primeiro trimestre, nos segmentos direct-to-shape, estamparia têxtil, grande formato e embalagens.

As remessas na América do Norte caíram mais de 20%, enquanto as remessas na Europa caíram quase 42%, em comparação com o primeiro trimestre.

Segmentos

As vendas no segmento DTG caíram um pouco mais de 20% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Já as vendas no segmento direct-to-shape diminuíram mais de 26%. As remessas de impressoras têxteis industriais diminuíram apenas 7%, com o crescimento na região Ásia-Pacífico compensando as quedas em outras regiões. As vendas das máquinas de embalagens diminuíram 12,5%. As remessas de impressoras de grande formato caíram quase 25% em todo o mundo.

O IDC espera que tanto as unidades quanto o valor das remessas se estabilizem no segundo semestre de 2020, à medida que as diferentes regiões passam por diferentes fases de recuperação.

Greene cincluiu: “2021 ainda deve ser um ano de recuperação. Antecipamos que haverá tanto a recuperação econômica quanto a digitalização da cadeia de suprimentos, para impulsionar os investimentos em tecnologias mais flexíveis, como soluções de impressão industrial”.

O IDC, que conta com mais de 1.100 analistas, oferece experiência global, regional e local em tecnologia, oportunidades e tendências, para empresas de mais de 110 países.

Fonte: IDC



Lançamentos, novidades e parcerias no estande da Agfa na Fespa Brasil 2024

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/02/2024
Marca prepara exclusividades para o visitante da Fespa Brasil 2024

Marca prepara exclusividades para o visitante da Fespa Brasil 2024

A Agfa está preparando uma série de lançamentos e diferenciais para o visitante da Fespa Brasil 2024, feira que ocorre entre os dias 11 e 14 de março, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. No estande da marca, será possível ver de perto as novíssimas impressoras Anapurna H3200 e Oberon RTR 3300, além de softwares de fluxo de trabalho e soluções inkjet industriais (em parceria com a renomada Papirus).

Paulo Amaral, Head DPC Latam da Agfa, declarou sobre o evento: “Os visitantes da Fespa Brasil que desejam avançar em seus negócios devem, definitivamente, passar pelo estande da Agfa. Convidamos todos a experimentar nossas demonstrações de impressão a jato de tinta em grande formato e a se inspirar em nossa ampla variedade de amostras de impressão. Acima de tudo, nossos especialistas estão ansiosos para mostrar como a nossa oferta integrada (de impressoras, tintas, software, treinamento e serviços) pode atender às necessidades das empresas de impressão e promover seu crescimento”.

Anapurna H3200 LED

O modelo mais recente da série de impressoras Anapurna, o H3200, será apresentado em primeira mão na Fespa Brasil 2024. Com 3,2m de largura, a impressora emprega conjunto de tintas certificadas em 6 cores e branco. O equipamento é integrado pelo Asanti, software de fluxo de trabalho que otimiza o pacote de benefícios com precisão, controle e conectividade. A série Anapurna é indicada para produções de alta qualidade de sign&display, pdv, fine art, placas, vidros e vários outros itens que demandam aplicações em mídias rígidas e rolo a rolo, com alta produtividade e baixo custo de impressão.

Oberon RTR 3300 LED

Som sistema rolo a rolo, a Oberon é indicada para aplicações de altíssima qualidade de impressão. O modelo RTR 3300 será apresentado na Fespa Brasil com conjunto de 4 cores e branco, cabeças Kyocera, impressão sem forro em malha, impressão de dois rolos simultâneos, multicamadas e blockout.

Parceria: Agfa e Papirus

A parceria entre as marcas já havia sido apresentada na edição 2023 da Fespa Brasil. Em 2024, ambas as empresas estarão juntas novamente para demonstrar todo o potencial de suas soluções de papel cartão e papelão ondulado para impressão inkjet de embalagens e displays. No estande da Agfa, o visitante poderá conferir novidades e aplicações diferenciada, como caixas sob demanda e dados variáveis, pôsteres e muito mais.

Eduardo Sousa, gerente de marketing para a América Latina da Agfa, declarou: “São duas empresas referências do mercado de impressão. Queremos mostrar os inúmeros benefícios da impressão digital inkjet de grande formato aos clientes, para ajudá-los a encurtar a curva de conhecimento do digital com substratos de alto valor que a Papirus fabrica. Uma parceria que objetiva liderar e conduzir os clientes nesta transformação tão importante e necessária”.

SW de Fluxo de Trabalho Asanti

O estande da Agfa terá uma ilha de demonstração da recém-lançada versão 5 do software Asanti. Especialistas do produto demonstrarão a nova Dashboard, ferramenta que agrega os índices de produção (consumo de tinta, material e impressoras), com dados completos e fundamentais para a gestão total das empresas gráficas.

Paulo Amaral, Head DPC Latam da Agfa, declarou: “Sempre lideramos e acreditamos nas soluções de SW. Cada vez mais, temos certeza que nosso conhecimento nos coloca como um player estratégico na indústria de impressão. A Agfa entrega muito mais que insumos e equipamentos: entregamos consistência, padronização, controle, integração e eficiência”.

O Asanti integra-se a todo o fluxo de produção de impressão, diminuindo intervenções e erros manuais. Seu painel de produção, baseado em navegador, liga-se a sistemas MIS/ERP, para ajustar cotações e pós-cálculos, enquanto monitora o tempo de produção e o consumo de tinta e material. A versão mais recente, v5, inclui recursos que aumentam a eficiência e ferramentas dedicadas a produção de embalagens.

Soluções inkjet industriais

Os especialistas da Agfa também estarão na Fespa Brasil para mostrar os benefícios que a integração da impressão a jato de tinta pode trazer a ambientes de produção industrial.

A marca oferece soluções completas de impressão industrial inkjet, como o InterioJet, sistema à base de água que estampa papel decorativo para produção de laminados. A Agfa também oferece a Alussa, tecnologia inkjet para criação de designs impressionantes e duradouros em couro genuíno. Ambos os sistemas foram recentemente premiados pela associação European Digital Press.

A Agfa também desenvolveu a SpeedSet, com sistema single pass e tinta base d’água, para impressão de folhas de papelão ondulado, papel cartão e outros materiais, em produtividade de até 11 mil folhas B1 por hora.

Fonte: Agfa



Hexis lança vinil adesivo antimicrobiano

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2020
PURZON060M elimina bactérias

PURZON060M elimina bactérias

A fabricante Hexis lançou o PURZON060M, vinil adesivo antimicrobiano usado para proteger superfícies de ambientes internos e externos e transportes públicos. O filme pode ser aplicado em qualquer circunstância e em todos os locais que exigem requisitos sanitários, como salas médicas, câmaras frigoríficas, hospitais e indústrias de alimentos.

A superfície da película contém íons de prata que são liberados quando entram em contato com a umidade. Esses íons reativos bloqueiam e destroem bactérias, impedindo-as de se multiplicar.

Compatível com tintas digitais solventes, UV e látex, o substrato é composto por frontal de PVC cast com espessura de 60μm, adesivo acrílico permanente à base de solvente e liner de PE siliconado.

Disponível em rolos de 1.370mm x 30m (ou 10m), o vinil garante a redução de 99,9% das bactérias, além de ser dermatologicamente testado.

Fonte: Hexis



Clicky