SGIA organiza grupo especial para criação de padrões de cores na impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/04/2019
Trabalho visa reduzir desperdícios e aumentar a satisfação dos clientes

Trabalho visa reduzir desperdícios e aumentar a satisfação dos clientes

A SGIA (Specialty Graphic Imaging Association), associação norte-americana voltada para os mercados de inkjet e serigrafia, está reunindo alguns dos maiores especialistas em cores para atender a uma séria necessidade da indústria: padrões de cores para a impressão digital. Trata-se de um novo grupo de trabalho que incluirá representantes de fabricantes de tintas, mídia, impressoras, softwares e soluções de cores.

Ray Weiss, diretor de programas de impressão digital da SGIA, declarou: “Há uma grande lacuna na área de normas na indústria de impressão. Embora as especificações de cores, como SWOP e GRACol, sejam baseadas em impressoras offset que executam tintas tradicionais CMYK, a impressão digital é completamente desassistida, com substratos e conjuntos de tinta variando tremendamente. Nós (SGIA) temos o conhecimento e contamos com o apoio de fabricantes e impressores. É hora de agir. Este é um projeto desafiador, e temos alguns dos melhores profissionais da indústria trabalhando nele”.

Weiss disse que a ideia do grupo é criar padrões para reduzir desperdícios e aumentar a satisfação dos clientes. Além disso, o Sonoco Institute, da Clemson University, fornecerá dados de medição, e o economista-chefe da SGIA, Andrew D. Paparozzi, supervisionará os cálculos estatísticos.

Até o momento, os profissionais que estão participando do grupo são:

• Travis Barcelona, Nazdar;

• Bruce Bayne, SpotOn;

• Tim Bolton, Ricoh;

• Dave Brewer, Image Options;

• Tom Cooper, WestRock;

• Ann Crum, Phoenix Ink;

• Dan Gillespie, Alder Technology;

• Josh Hope, Mimaki;

• Mike Mentone, 3M;

• Chris Padilla, Mutoh;

• Peter Pretzer, Fujifilm;

• Jim Raffel, ColorCasters;

• Bruce Ridge, Nazdar;

• Paul Roba, Avery Dennison.

• Toby Satterfield, Ricoh;

• Max West, Holland e Crosby.

Fonte: SGIA



SGIA divulga ganhadores do prêmio Product of the Year 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/09/2016
Confira a lista dos vencedores do Product of the Year 2016

Confira a lista dos vencedores do Product of the Year 2016

A SGIA, entidade internacional especializada em sinalização e impressão digital, realiza anualmente a Product of the Year, competição que premia equipamentos e materiais usados na indústria global de comunicação visual.

Em 2016, as avaliações do Product of the Year ocorreram entre os dias 14 e 16 de setembro, em Las Vegas, nos EUA, durante a SGIA Expo. Confira a lista de categorias e seus respectivos vencedores:

Acabamento (displays): Origami Truss System Backwall Graphic Package, da WSDisplay.com

Acabamento (equipamento): Banner Ups BravoBanner Automated Banner Finishing Machine, da E.L. Hatton Sales Co.

Acabamento (laminados, adesivos, filmes, vernizes): FLEXmark V 240 R Clear Sharklet Overlaminate, da FLEXcon

Acabamento (routers/mesa de corte): VersaTech2, da MCT

Impressora digital direct-to-garment (com camisetas): FreeJet 330TX+, da OmniPrint International

Impressora digital direct-to-garment (sem branco): 2000, da FIREBIRD Digital Inks

Impressora digital flatbed de pequeno formato: UVx90, da LogoJET USA

Impressora digital flatbed/híbrida (preço abaixo de 100 mil dólares): ValueJet 1638UH, da Mutoh America Inc.

Impressora digital rolo a rolo à base d’água (largura abaixo de 64 polegadas): SureColor P20000, da Epson

Impressora digital rolo a rolo para impressão direta em tecidos: ValueJet 1938TX, da Mutoh

Impressora digital rolo a rolo solvente/látex (largura abaixo de 80 polegadas): ValueJet 1628X, da Mutoh

Impressora digital rolo a rolo solvente/látex (largura acima de 80 polegadas): HP Latex 1500, da HP

Impressora digital rolo a rolo sublimática em metal: SureColor F6200, da Epson

Impressora digital rolo a rolo sublimática em tecidos: SureColor F9200, da Epson

Impressora digital rolo a rolo UV (largura acima de 80 polegadas): ValueJet 1638UH, da Mutoh

Impressora digital rolo a rolo UV (largura acima de 80 polegadas): UJV55-320, da Mimaki

Impressora digital UV flatbed (preço abaixo de 100 mil dólares): LEJ-640FT, da Roland DG

Impressora digital UV flatbed (preço entre 100 mil e 200 mil dólares): VK300, da Vanguard

Impressora digital UV flatbed (preço entre 200 mil e 500 mil dólares): Jeti Mira MG 2732 HS, da Agfa Graphics

Impressora digital UV flatbed + branco (preço entre 100 mil e 200 mil dólares): Arizona 1280 GT, da Océ

Impressora digital UV flatbed + branco (preço entre 200 mil e 500 mil dólares): Arizona 2280 XT, da Océ

Impressora digital UV híbrida (preço entre 100 mil e 500 mil dólares): Anapurna H3200i LED, da Agfa Graphics

Impressora digital UV híbrida/flatbed para altos volumes: Jeti Tauro H2500, da Agfa Graphics

Mídias (autoadesivas, com exceção de vinis): LexJet Simple Grip Backlit, da LexJet

Mídias (banner): Signetics Duo, da Ultraflex Systems Inc.

Mídias (canvas): GF 4395 Semi-Glossy Art Canvas, da Fisher Textiles

Mídias (filmes): 3M Controltac Print Film 40C-114R, da 3M

Mídias (rígidas): Allure Photo Panels, da Breathing Color

Mídias (sem PVC): SHIMMERcal 22 Mil Silver Special Polyester Lamination, da FLEXcon

Mídias (tecidos para bandeiras): DD 7375 Feather Flag (FR), da Fisher Textiles

Mídias (tecidos para banners): Supernova, da Top Value Fabrics

Mídias (tecidos para enquadramentos): Impact Prime, da Top Value Fabrics

Mídias (tecidos para vestuário): ET 2600 Jersey Spandex Knit, da Fisher Textiles

Mídias (vinis autoadesivos): Contra Vision Campaign, da Contra Vision North America, Inc.

Scanners de grande formato: Kurabo K-IS-A1FW, da Paradigm Imaging Group

Serigrafia (acessórios): Alpha FlexTrace, da Chromaline Screen Print Products

Serigrafia (impressora automática): INSIGNIA Multicolor Graphics Screen Printing Press, da M&R Companies

Serigrafia (impressora garment automática): GAUNTLET III Automatic Screen Printing Press, da M&R Companies

Serigrafia (impressora manual): ABACUS II Athletic Numbering Press, da M&R Companies

Serigrafia (pré-impressão): fineLine directLaser, da dlp imaging corp

Tintas digitais solvente/ecossolvente/látex: TrueVIS, da Roland DG

Tintas digitais têxteis: Texart Dye-Sublimation, da Roland DG

Fonte: SGIA

Tags: SGIA, Product of the Year 2016, Acabamento, Origami Truss System Backwall Graphic Package, WSDisplay.com, Banner Ups BravoBanner Automated Banner Finishing Machine, E.L. Hatton Sales, FLEXmark V 240 R Clear Sharklet Overlaminate, FLEXcon, router, mesa de corte, VersaTech2, MCT, Impressora digital direct-to-garment, FreeJet 330TX+, OmniPrint International, Impressora digital direct-to-garment, FIREBIRD Digital Inks, Impressora digital flatbed de pequeno formato, UVx90, LogoJET USA, Impressora digital flatbed, ValueJet 1638UH, Mutoh, Imressora digital rolo a rolo à base d’água, SureColor P20000, Epson, Impressora digital rolo a rolo para impressão direta em tecidos, ValueJet 1938TX, Impressora digital rolo a rolo solvente, impressora látex, ValueJet 1628X, HP Latex 1500, HP, impressora sublimática, SureColor F6200, SureColor F9200, ValueJet 1638UH, UJV55-320, Mimaki, LEJ-640FT, Roland DG, VK300, da Vanguard, impressora UV, Jeti Mira MG 2732 HS, Agfa, Arizona 1280 GT, Océ, Arizona 2280 XT, Anapurna H3200i LED, Jeti Tauro H2500, LexJet Simple Grip Backlit, LexJet, vinil adesivo, Signetics Duo by Ultraflex Systems Inc, GF 4395 Semi-Glossy Art Canvas, Fisher Textiles, 3M Controltac Print Film 40C-114R, 3M, Allure Photo Panels, Breathing Color, SHIMMERcal 22 Mil Silver Special Polyester Lamination, FLEXcon, DD 7375 Feather Flag (FR), Fisher Textiles, Supernova, Top Value Fabrics, Impact Prime, Top Value Fabrics, ET 2600 Jersey Spandex Knit, Fisher Textiles, Contra Vision Campaign, Contra Vision North America, Kurabo K-IS-A1FW, Paradigm Imaging Group, Serigrafia, tinta digital, TrueVIS, Texart Dye-Sublimation,


Estudo aponta números do mercado de impressão digital e comunicação visual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/04/2013

A IT Strategies, consultoria norte-americana, completou sua 19ª previsão sobre o mercado de impressão de grande formato. O estudo, realizado anualmente há quase duas décadas, mostrou que o mercado continua a crescer.

De acordo com a pesquisa, o segmento de impressoras digitais à base d’água ficou estável. Já as vendas de impressoras ecossolvente e látex cresceram cerca de 5% ao ano (com algumas marcas se destacando mais do que outras). E os modelos UV mantêm um crescimento na casa de um dígito.

Para os estudiosos do IT Strategies, esses números não representam um mercado em crise — eles são reflexos das inovações técnicas e produtivas pelas quais as impressoras têm passado. Isto é, os equipamentos estão ficando mais rápidos e eficientes, além de durarem mais. Antes, as máquinas tinham vida útil de quatro a cinco anos, mas agora elas chegam a durar entre sete e oito — o que faz com que os birôs e gráficas adiem a compra das próximas gerações de impressoras.

Mercado global de impressoras de grande formato continua a crescer

Mercado global de impressoras de grande formato continua a crescer

O estudo do IT Strategies também mostra números sobre tintas e substratos. Acredita-se que o aumento das mídias chegue aos 7% (ao ano) e o de tintas alcance os 8% (ao ano) até 2017.

Outro dado interessante apresentado pelo estudo foi que, no mundo todo, a soma de impressoras em grande formato vendidas ultrapassou os 39 bilhões de dólares em 2012 — o que representa uma parte ainda pequena dos 600 bilhões de dólares de equipamentos vendidos no mercado de impressão.

Observação: os números acima dizem respeito ao estudo global realizado pela IT Strategies, não refletindo necessariamente os números do mercado brasileiro.

Fonte: What They Think