Serigrafia em Ação é novidade da Serigrafia Sign 2017

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2017
Em espaço dedicado, haverá demonstração das diferentes etapas do processo serigráfico

Em espaço dedicado, haverá demonstração das diferentes etapas do processo serigráfico

A edição 2017 da feira Serigrafia Sign, que será realizada entre os dias 12 e 15 de julho, no Expo Center Norte, terá o Serigrafia em Ação, espaço dedicado às principais técnicas e aplicações serigráficas. No local, serão realizadas demonstrações em horários pré-determinados pelo professor Moacir Ferreira e pelas equipes técnicas da Gênesis Tintas e da Tucano Equipamentos, que mostrarão na prática as etapas de preparação da arte final e do fotolito, revelação, gravação de matrizes e impressão de diversos efeitos diferenciados em serigrafia têxtil e comunicação visual.

A duração estimada das apresentações é de 50 minutos. A primeira será de policromia simulada com corrosão e supermacio, direcionada ao mercado de moda casual, com impressão em camiseta preta. A segunda será com Hidrocryl Elastic, voltado para o mercado de moda fitness, com impressão em tecido de lycra, suplex ou similar. A terceira será com UV fosforescente, para o mercado de comunicação visual, com impressão em placa de sinalização.

Liliane Bortoluci, diretora da feira, declarou: “A organização está empenhada em levar aos visitantes iniciativas dinâmicas por meio de atividades paralelas que serão apresentadas na feira. O Serigrafia em Ação é uma delas e será um excelente espaço para empresários do setor e novos empreendedores conhecerem as inovações no processo de impressão serigráfica, com conteúdo relevante e troca de informações”.

Fonte: Serigrafia Sign 2017



Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.

Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.

Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.

Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:

Otimismo

Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.

Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço

A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.

Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa

Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).

Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.

A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.

Tecnologia digital possibilita mudanças

Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.

Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.

A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.

Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração

Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.

A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização

Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fonte: Fespa



Esko e Epson anunciam parceria

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/12/2012

A Esko, fabricante de equipamentos gráficos, fechou uma parceria OEM com a Epson, fabricante de impressoras digitais. A nova sociedade visa a integração de dispositivos Digital Front-End (DFE) da Esko com os modelos Epson SurePress L-4033A e L-4033AW, equipamentos a jato de tinta única passada.

Declarou Jef Bogaerts, da Esko: "À medida que cresce a transição dos sistemas analógicos para os digitais no mercado de rótulos, etiquetas e embalagens, os fabricantes de equipamentos procuram mais alternativas front-end que possam melhorar todo o fluxo de trabalho. O nosso DFE objetiva otimizar a pré-impressão e toda a produção. E o Engine 12 integrado ao DFE vai oferecer às impressoras Epson a capacidade de processar arquivos de até sete cores".

As impressoras Epson SurePress — L-4033A (de seis cores) a L-4033AW (sete cores) — foram projetadas para produção de pequenas tiragens, em alta velocidade. Com a parceria, espera-se que ambas as máquinas tenham melhor desempenho e produtividade.

O novo DFE, da Esko, será padrão na série Epson SurePress L-4033 tanto na Europa quanto na Austrália. Nas demais regiões do mundo, ele será um opcional.

Epson SurePress L-4033A

Parceria objetiva melhorar a performance das impressoras Epson da linha Epson SurePress

Fonte: Esko. Texto: InfoSign