Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.

Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.

Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.

Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:

Otimismo

Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.

Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço

A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.

Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa

Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).

Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.

A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.

Tecnologia digital possibilita mudanças

Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.

Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.

A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.

Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração

Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.

A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização

Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fonte: Fespa



Canon lança série de impressoras UV Océ Arizona 2200

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/06/2016
Océ Arizona 2200 pode trabalhar com mídias com formato de 250cm x 308cm

Océ Arizona 2200 pode trabalhar com mídias com formato de 250cm x 308cm

A fabricante Canon anunciou no mercado europeu o lançamento da linha Océ Arizona 2200, composta por duas impressoras planas UV, a 2260 e a 2280. Ambas são indicadas a birôs e gráficas digitais que pretendem capitalizar novas oportunidades e explorar maior gama de aplicações de comunicação visual, sinalização e fotografia.

Baseada na tecnologia da série Arizona 600, a Arizona 2200 pode operar em velocidade máxima de 63,4m²/h, para imprimir mídias com espessura de até 50,8mm e área de até 250cm x 308cm. Pode-se acoplar um sistema rolo a rolo opcional para estampar substratos flexíveis em bobinas com largura de até 2,2m.

A arquitetura de mesa possibilita impressões ponta-a-ponta e dupla face em diversos substratos rígidos, até mesmo em mídias não convencionais, pesadas, lisas e pré-cortadas. Além de pinos de registro pneumáticos, a mesa conta com um sistema de vácuo de seis ou sete zonas, para otimizar o carregamento de mídias.

A série Arizona 2200 incorpora tecnologia patenteada de compensação de pixels, para garantir uniformidade da geometria de impressão tanto na mesa quanto no sistema opcional rolo a rolo. Além disso, o sistema de manutenção limpa as cabeças de impressão em menos de 25 segundos por cor, o que garante o desempenho consistente dos nozzles.

O equipamento pode também receber canais de tintas adicionais (branco e verniz), para melhorar sua versatilidade e qualidade de impressão. Quatro, seis ou oito canais de cores permitem aos usuários selecionar a melhor configuração para seus negócios.

As impressoras da série Arizona 2200 rodam com os softwares Onyx Thrive e Océ ProCut. Em conjunto, os programas são capazes de uniformizar o fluxo de trabalho, da impressão ao acabamento.

Fonte: Canon



Zünd cria dispositivo para aumentar produtividade de mesas de corte

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/03/2018
Over Cutter Camera OCC captura marcas de registro simultaneamente

Over Cutter Camera OCC captura marcas de registro simultaneamente

A Zünd, fabricante suíça, anunciou o Over Cutter Camera OCC, sistema de captura simultânea de marcas de registro que pode ser adicionado a mesas de corte da linha Zünd G3.

Com o objetivo de aumentar a produtividade no acabamento de peças impressas, o sistema OCC emprega uma câmera e é operado pelo software Zünd Cut Center ZCC, que compensa as possíveis distorções nas imagens e realiza o acabamento dos impressos.

Segundo a empresa, a Over Cutter Camera OCC é uma inovação para a substituir a abordagem tradicional de captura de marcas de registro. Além disso, dispensa a intervenção manual dos operadores.

Fonte: Zünd