Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.

Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.

Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.

Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:

Otimismo

Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.

Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço

A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.

Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa

Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).

Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.

A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.

Tecnologia digital possibilita mudanças

Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.

Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.

A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.

Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração

Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.

A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização

Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fonte: Fespa



Pesquisa de satisfação da Imprimax 2017

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/12/2017
Participe da pesquisa de satisfação da Imprimax 2017

Participe da pesquisa de satisfação da Imprimax 2017

Você é fã dos vinis, mídias, treinamentos e serviços da Imprimax? Pois a empresa está realizando uma pesquisa de satisfação entre seus clientes. A ideia é saber o que os consumidores querem e precisam, para que, assim, a Imprimax possa melhorar seu atendimento.

Participe! Basta entrar no link e responder o questionário.

A empresa agradece a contribuição.

Tags: Imprimax,


HP lança no Brasil terceira geração de impressoras látex

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/07/2014

HP Látex 360

HP Látex 360 faz parte da terceira geração de impressoras látex da empresa

A HP lançou no Brasil a terceira geração de impressoras látex. Composta por três modelos (HP Látex 310, 330 e 360), a nova série é indicada a birôs e gráficas digitais que visam expandir sua capacidade de impressão em grandes formatos. Segundo a fabricante, as máquina produzem tiragens menores e oferecem preços acessíveis e variados níveis de produção, para atender pequenas e grandes empresas.

Stephen Nigro, vice-presidente da área de inkjet e artes gráficas da HP, declarou: "Pequenos e médios birôs enfrentam o desafio de lidar com mais aplicações e alcançar mais clientes. Além disso, devem reduzir custos e ocupar espaços menores. A nova série HP Látex 300 atende a essas necessidades, com qualidade durável e operação fácil, ajudando as empresas a ultrapassar os limites de aplicações e se destacar em um mercado altamente competitivo."

Lançadas em 2008, as impressoras látex da HP estabeleceram um novo paradigma no mercado de grandes formatos. Há, atualmente, 19 mil unidades da tecnologia instaladas pelo mundo. Conheça os modelos da terceira geração látex da empresa:

HP Látex 310

Indicada para quem tem pouco espaço para instalar a impressora, que é um produto de entrada, com 1,37m (54 polegadas) de largura. Trata-se de um modelo compacto e com alimentação frontal de mídia. Vem com o software RIP SAi FlexiPRINT HP Basic Edition Raster Image Processor.

HP Látex 330

Com 1,62m (64 polegadas) de largura, a impressora combina versatilidade de aplicação e acessibilidade. Aceita rolos mais pesados e trabalha na velocidade de até 50m2/h.

HP Latex 330

HP Látex 330

HP Látex 360

Máquina que possui 1,62m (64 polegadas) de largura e imprime em até 91m2/h. Apresenta coletor de tinta para têxteis porosos, o que aumenta a versatilidade de aplicações. Além disso, o equipamento oferece registro frente/verso automático.

Tintas HP Látex 831

Segundo a empresa, a nova tinta original HP Látex oferece resistência a riscos comparável à das tintas solventes, usadas para a impressão em banners de PVC e em vinis. As tintas HP Látex de terceira geração também contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, com impressões sem cheiro e que saem secas das máquinas, prontas para acabamento e entrega.

Fonte: HP