Screen lança impressora flatbed Truepress Jet 3200UV HS

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/04/2014

Truepress Jet 3200UV HS foi desenvolvida em parceria com a Inca Digital

Truepress Jet 3200UV HS foi desenvolvida em parceria com a Inca Digital

A Screen, fabricante de impressoras digitais, incrementou seu portfólio de equipamentos UV. A empresa lançou a Truepress Jet W3200UV HS, que trabalha na velocidade máxima de 150m2/h, ou seja, o dobro da capacidade da versão antecessora, a Truepress Jet W3200UV.

Desenvolvida em conjunto com a Inca Digital, a nova impressora da Screen usa paleta-padrão de seis cores e duplo canal de tinta branca, para reproduzir displays de PDV, sinalização e materiais para decoração.

A impressora trabalha com uma série de mídias rígidas e flexíveis em formato máximo de 3,2m x 1,6m e com espessura de até 50mm.

A Truepress Jet W3200UV HS vem acompanhada do software Caldera GrandRIP+, que inclui o EasyMEDIA (para criação de perfil ICC).

Segundo a empresa, a máquina também reproduz aplicações como impressão lenticular e multicamada (sobreposição de até oito camadas de tinta para a produção de backlits, por exemplo).

Fonte: Large Format Review



SPGPrints lança impressora têxtil na Febratex 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/08/2016
Javelin pode estampar até 2 milhões de metros lineares por ano

Javelin pode estampar até 2 milhões de metros lineares por ano

A SPGPrints, fabricante de equipamentos e materiais para estamparia têxtil, lançou no Brasil a impressora Javelin durante a 15ª edição da Febratex (Feira Brasileira para a Indústria Têxtil), evento que ocorreu entre os dias 9 e 12 de agosto, em Blumenau (SC).

Projetada para produzir até 2 milhões de metros lineares por ano, a Javelin é indicada para empresas que desejam dar o primeiro passo na impressão digital têxtil ou que têm necessidade de complementar sua capacidade produtiva. O equipamento, que pode incluir seis ou nove cores e 43 cabeças, pode trabalhar com mídias com largura de 1.850mm.

Um dos diferenciais da Javelin é a Archer, tecnologia que mantém as cabeças Samba, da Fujifilm, a 4mm de distância da superfície dos tecidos, o pode reduzir significativamente o risco de danos nesses dispositivos. Além disso, a tecnologia garante a reprodução de desenhos geométricos, detalhes de linha fina e fundos chapados devido às opções de volume de gota (de 2 a 10 picolitros) e às altas frequências de jato (de 32kHz). A SPGPrints investiu 30 milhões de euros para desenvolver essa plataforma, que é empregada tanto na impressora Javelin quanto na Pike.

Na Febratex 2016, a SPGPrints também apresentará as novas tintas ácidas Nebula HD.

José Maria Alves, diretor da SPGPrints América Latina, declarou: “Combinado com tamanhos de gotas variáveis e a precisão da Archer, a saturação de cor e o detalhe da imagem permitem linhas finas, padrões geométricos acentuados e fundos vibrantes. E o conjunto de tintas Nebula garante o melhor resultado final do produto. O lançamento da Javelin fornece outra ferramenta poderosa para empresas que operam em um mercado altamente competitivo. Com a faixa de cores e a qualidade de impressão digital, essa tecnologia fornece aquilo que os proprietários de marcas desejam e o que impressoras têxteis precisam para ter resultados”.

Fonte: SPGPrints



Como usar inteligência artificial no design gráfico

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/10/2023
Veja como a IA pode te ajudar na elaboração de artes para sinalização e comunicação visual

Veja como a IA pode te ajudar na elaboração de artes para sinalização e comunicação visual

Muitas coisas indicam que a Inteligência Artificial (IA) está se intrometendo rapidamente em quase todos os aspectos das nossas vidas. Mas a IA pode ser usada em design gráfico, principalmente no setor de comunicação visual e impressão digital? Vejamos o que poderia ser um fluxo de trabalho viável.

Diga ao Chatgpt que você é designer gráfico

Para este exercício, usaremos a versão gratuita do ChatGPT. Para encontrá-la, basta pesquisar “ChatGPT” no Google e configurar uma conta gratuita. Eu já fiz isso.

Basta dizer ao ChatGPT algo assim: “Imagine que você é um designer gráfico profissional especializado em sinalização. Vou fazer algumas perguntas para que você me ajude a criar um design”.

O ChatGPT fingirá ser designer gráfico. A seguir, é bom fornecer um pouco de contexto para o seu projeto. Aqui está o que o ChatGPT criou:

Devo dizer que esta é uma boa estratégia para o design. Depois de revisar essas informações do ChatGPT, você deverá ter alguma ideia. Assustador, mas é verdade, né? Já estou “vendo” uma janela com alguns desses elementos. Vamos ver o que podemos fazer seguindo as sugestões do ChatGPT.

Encontre uma paleta de cores

Acabei de digitar “paleta de cores pastéis, marrom, verde” em uma pesquisa no Google e aqui está o que consegui:

Eu gostei da opção da direita, então cliquei com o botão direito para copiar e colei no software Flexi, da SA International (SAi).

Em seguida, vetorizei a imagem no Flexi. Depois, criei uma amostra de cor personalizada, clicando com o botão direito. Escolhi “Novo” e, em seguida, cliquei com o botão direito na nova amostra em branco, escolhendo mesclar o documento. O resultado foi uma nova amostra de cor personalizada.

Encontre um template

Para encontrar um ponto de partida, acessei "www.canva.com". Na caixa de pesquisa digitei “hair salon with pastel colors”. Aqui está um design que gostei:

Então, fechei um arquivo PDF, para abri-lo no Flexi.

Ao importar, permiti que o Flexi importasse as letras como fonte (em vez de curvas), para ter a possibilidade de editar as fontes. Além disso, abri o "DesignEditor" para selecionar e editar vários objetos.

Por fim, fiz algumas alterações no texto e adicionei a imagem de um martini, que também procurei no Google.

O que você achou?

Ok, na verdade, a IA não criou o trabalho, mas foi muito boa em me mostrar um caminho. Tenho certeza de que vocês, designers gráficos reais, podem fazer melhor.

 

Este artigo foi escrito por Mark A. Rugen, diretor geral de aprendizagem e desenvolvimento da SAi, desenvolvedora de softwares

 



Clicky