Saiba como foi a primeira edição do Decor Wrapping

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/08/2018
Os campeões da 1ª edição do Decor Wrapping, que teve 65 equipes inscritas

Os campeões da 1ª edição do Decor Wrapping, que teve 65 equipes inscritas

Dentre as atrações com as quais os quase 37 mil visitantes puderam interagir na feira Serigrafia Sign 2018 (FuturePrint), o Decor Wrapping foi uma das mais destacadas. Iniciativa da Imprimax, a primeira edição do campeonato de adesivação decorativa atraiu centenas de profissionais e curiosos da área. Do lançamento à realização, o concurso levou apenas três meses. Nesse curto período, foram recebidas inscrições de 65 equipes de todo o país – volume alto e até inesperado pela organização. Das dezenas de inscritos, oito foram selecionados para colocar suas habilidades em prática durante o evento, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo.

A Imprimax tomou a iniciativa de criar o campeonato de adesivação decorativa após estudar e analisar certas tendências do mercado nacional de comunicação visual. Entre elas, a escolha de muitos profissionais pelos serviços de decoração, com maior valor agregado e entrega mais rápida. O concurso também foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a visibilidade do segmento, não só entre os próprios adesivadores, mas entre arquitetos e designers de interiores.

Duplas de adesivadores tiveram de instalar vinis em ambientes que simulavam cômodos

O campeonato foi dividido em duas categorias. Uma delas, a Decor Fast, avaliou a rapidez dos aplicadores. Mais simples, bastava que o interessado se inscrevesse durante o evento para colocar em prática sua celeridade. A mais “fast” da competição foi Dayane Chagas, de Quirinópolis (GO), que levou um montante de 1.500 reais em produtos Imprimax. Na outra categoria, a Decor Wrapping, os participantes tiveram de se inscrever antecipadamente e apresentar seu portfólio para análise dos organizadores. Os selecionados competiram em etapas que demandaram trabalhos mais complexos, cujos resultados foram avaliados segundo critérios técnicos e rigorosos, sobretudo em instalação e acabamento. Os juízes foram zelosos na análise de falhas como bolhas, vincos, rasgos, deformação dos materiais, enquadramento e casamento mal executado das imagens.

A avaliação dos trabalhos ficou por conta dos jurados e consultores Wagner Oliveira e Eduardo Yamashita. Outra bancada, composta pelos arquitetos Diego Stuchi e Pamella Resende, analisou os materiais usados pelos competidores, que tiveram de selecioná-los antes das aplicações. Caso mudassem as mídias durante a prova, os aplicadores perderiam pontos.

Juízes fizeram avaliações meticulosas dos trabalhos já concluídos

As baterias classificatórias ocorreram nos três primeiros dias do campeonato. No quarto e último dia, foi a vez da final, da qual as adesivadoras da Artimax Gráfica e Comunicação Visual, Aline Taine Guaiume e Priscilla Ferreira Gomes, sagraram-se campeãs (leia entrevista). As vencedoras foram premiadas com um conjunto de produtos Imprimax no valor de 10 mil reais, uma plotter de recorte da Mimaki e mil reais da Exfak. O segundo lugar ficou para a equipe dos envelopadores Marcos Alvim e Alex Maia, de Arujá (SP), que ganharam produtos da Imprimax e 500 reais. Já o terceiro posto foi ocupado por Bismarkis Santos e André Alves, de Santos (SP), que também levaram mídias da Imprimax e 250 reais da Exfak.

Igor Paiva, gerente de marketing da Imprimax, estava exultante: “Todos os competidores estão de parabéns. As campeãs cresceram durante a competição. Elas foram bem organizadas e fizeram boas composições. As disputas foram justas, e elas ganharam por pouca diferença da equipe vice-campeã. As técnicas de aplicação delas ajudaram muito e o entrosamento da dupla foi um diferencial, assim como a boa análise dos materiais que utilizaram”.

Categoria Decor Fast revelou aplicadores ágeis

Bem-sucedida, a primeira edição do Decor Wrapping dá impulso para o segundo ano do evento. Os organizadores prometeram uma competição ainda mais emocionante para 2019. As regras também receberão uma revisão, para tornar as disputas ainda mais claras e competitivas.

Paiva concluiu: “Gostamos muito resultado. Por isso, já fechamos a próxima edição com a Serigrafia Sign. Também vamos realizar uma etapa regional durante a feira Signs Nordeste, em Fortaleza, em outubro de 2019. O Decor Wrapping foi muito bom para a Imprimax, que é a idealizadora, e para os patrocinadores e parceiros, como a Mimaki e a Exfak, que também trabalham para desenvolver ferramentas para o segmento”.



Mimaki fecha parceria com distribuidora de Blumenau

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/07/2018
Helioprint é a mais nova distribuidora Mimaki no país

Helioprint é a mais nova distribuidora Mimaki no país

A Mimaki Brasil anunciou uma nova parceria. Dessa vez, é com uma distribuidora de Blumenau, Santa Catarina. Trata-se da Helioprint, que há mais de 35 anos atua no mercado de impressão e gestão e compartilhamento de informação, em parceria com os principais fabricantes de impressoras e multifuncionais.

Afilson João de Sousa, sócio da Helioprint, declarou: “Há tempos estávamos considerando incorporar esta linha de produtos ao portfólio da Helioprint, por ter muito a ver com nossos negócios e clientes, em praticamente todos os segmentos que atuamos. Além disso, identificamos na política de negócios da Mimaki o mesmo compromisso que temos com o pós-venda, que é um dos pilares de nossa relação com o mercado. Por isso, acreditamos que a nova parceria ampliará de forma significativa nossa participação no mercado de grandes formatos em nossa região”.

Mauro Araújo, supervisor comercial da filial de Blumenau, também exaltou a parceria: “Com a Helioprint, estou certo que mais um importante passo é dado na busca pela evolução e consolidação regional. Seu know-how no segmento gráfico e seu compromisso no suporte e atendimento aos clientes somam, significativamente, aos novos projetos que estamos implantando, além de coincidir com nossos propósitos, que são atendimento de qualidade e oferecer soluções inovadoras além das expectativas”.

Fonte: Mimaki Brasil

Tags: Mimaki, Helioprint,


Evento: Como usar a impressão digital para decoração de ambientes residenciais e corporativos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/02/2016
Roland e Imprimax promovem evento sobre comunicação visual para ambientes residenciais e corporativos

Roland e Imprimax promovem evento sobre comunicação visual para ambientes residenciais e corporativos

No dia 25 de fevereiro, das 15h às 17h, a Roland DG e a Imprimax promoverão o evento “Como usar a impressão digital para decoração de ambientes residenciais e corporativos”. Indicado para arquitetos, designers de interiores e decoradores, a palestra objetiva mostrar como as tecnologias digitais de impressão e a comunicação visual podem contribuir para projetos de arquitetura e decoração.

De acordo com as organizadoras do evento, sofisticação, versatilidade e individualização na decoração de interiores são as principais qualidades que a impressão digital oferece aos designers e arquitetos. Casas, apartamentos, hotéis, restaurantes, escritórios e lojas: diversos são os espaços que podem ser personalizados por quem trabalha no ramo. É cada vez mais frequente a utilização de adesivos decorativos em quartos, salas e banheiros, além da personalização de azulejos, móveis, paredes e acessórios de decoração.

O evento ocorre na sede da Imprimax, na rua Karam Simão Racy, 49 - Parque Fongaro, São Paulo. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com a Roland DG pelo e-mail contato@rolanddg.com.br.

Fonte: Roland DG