Ricoh lança duas impressoras digitais de camisetas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/05/2017
Ri 3000 e Ri 6000 estampam imagens coloridas em camisetas e peças de vestuário

Ri 3000 e Ri 6000 estampam imagens coloridas em camisetas e peças de vestuário

A Ricoh, fabricante de impressoras, entrou para o mercado de estamparia têxtil digital ao anunciar o lançamento dos equipamentos DTG (Direct To Garment) Ri 3000 e Ri 6000, que foram produzidas com base na tecnologia desenvolvida pela Anajet, empresa adquirida pela Ricoh em 2016.

Indicadas para estampar diretamente em camisetas chapéus, meias e vestuário, as máquinas são fabricadas de acordo com as normas ISO 9001 e ISO 14001 e empregam cabeças de impressão piezoelétricas Ricoh MH2420. Segundo a empresa, oferecem uma experiência de impressão intuitiva por meio de painel touch colorido. Mais veloz, a Ricoh Ri 6000 é capaz de estampar uma imagem colorida de 25cm × 30cm em menos de 27 segundos.

Karl Tipre, CEO da AnaJet, declarou: “Em janeiro de 2016, a AnaJet tornou-se uma empresa da Ricoh, e imediatamente começamos a trabalhar para unir o melhor da AnaJet à engenharia e excelência de desempenho da Ricoh. A culminação de nossos esforços são as impressoras Ri 3000 e Ri 6000, que representam um novo padrão para a indústria”.

Fonte: Ricoh



Case: Uranus2 e Signmaker contam sobre a Anapurna H1650i, da Agfa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/10/2018
Executivos de birôs contam suas experiências com a impressora Anapurna H1650i

Executivos de birôs contam suas experiências com a impressora Anapurna H1650i

É um fenômeno gradual e incontestável: a impressão UV está cada vez mais presente nos parques gráficos dos birôs. Uma das razões para essa consolidação é a chegada paulatina de novos equipamentos de entrada – mais acessíveis, mas não menos vantajosos. Um bom exemplo desse tipo de máquina é a recém-lançada Anapurna H1650i, da Agfa. Com 1,6m de largura e sistema LED de cura, trata-se de impressora híbrida capaz de trabalhar com mídias rígidas de diversos tipos e substratos flexíveis em rolos.

Além de economizar energia e durar mais que as lâmpadas UV tradicionais, o sistema LED, em função de sua “cura fria”, permite a impressão de materiais sensíveis ao calor. Portanto, é uma ferramenta que possibilita o trabalho com um número expandido de substratos. Pedro Dourado, diretor da Uranus2, birô referência no mercado nordestino de comunicação visual, foi um dos primeiros a adquirir e usar com sucesso a Anapurna H1650i no Brasil. Segundo o executivo, o equipamento, instalado há pouco mais de um mês na empresa, já estampou poliestireno, PVC, MDF, acrílico, acetado, PETG, papelão, filmes backlit, adesivos, canvas e até tecidos. São mídias que foram empregadas em fine art, sinalização e materiais promocionais. Dourado conta que boa parte de sua clientela ficou surpresa pela impressão com relevo produzida em algumas peças: “Por conta da versatilidade nas impressões, o equipamento tem sido uma ferramenta vantajosa para nós”.

Fabricio Perez, diretor da Signmaker, também adquiriu há poucos meses uma unidade da Anapurna H1650i. O birô paulistano tem aproveitado o potencial da impressora para estampar lonas, chapas de PVC, adesivos, ACM e tecidos, para diversas aplicações, como banners, adesivos e displays para PDV e sinalização ambiental. Perez revela um de seus trabalhos mais bem-sucedidos produzidos na máquina: “Atendemos um hospital de ponta em São Paulo. Fornecemos adesivos decorativos para os diversos setores do local. O cliente ficou surpreso com a qualidade das imagens e também dos adesivos transparentes com impressão em branco para os vidros”.

Pedro Dourado, diretor da Uranus2: redução de custos com matéria-prima e mão de obra

Tinta branca

A impressão de branco certamente é um dos grandes trunfos da Anapurna H1650i. Além da tecnologia de deposição de películas mais finas de tinta, que diminui o consumo do insumo, a máquina estampa o branco em camadas (pré, intermediária e pós), função que produz materiais diferenciados e de maior valor agregado. A Uranus2 tem se beneficiado disso e produzido diversas aplicações que levam tinta branca. Um dos melhores exemplos é a impressão em alto-relevo. Já para o diretor da Signmaker, “o branco é um diferencial para nós, pois produzimos muitos materiais transparentes, como chapas e vinis adesivos. Muitas vezes, nossos clientes também pedem o branco localizado. E a qualidade da tinta branca da Agfa tem ótima cobertura e durabilidade”.

UV de 1,6m

Além da tinta branca, a impressora UV LED da Agfa é capaz de imprimir diretamente em muitos substratos, o que amplia a versatilidade do equipamento. Esse é um dos maiores motivos pelos quais – apesar de a máquina ter 1,6m de largura – ela não compete com seus pares de tecnologia solvente, cujo mercado é eminentemente composto por modelos com 1,6m. Trata-se mais de uma ferramenta para complementar a produção. Perez adquiriu a Anapurna H1650i com esse fim. A ideia principal foi expandir a oferta de trabalho e potencializar o parque produtivo da Signmaker, que já contava com um equipamento de 2,5m e uma impressora plana. O executivo esclarece: “A escolha pela largura de 1,6m se deve pelo investimento relativamente baixo dada a capacidade do equipamento”.

Fabricio Perez, diretor da Signmaker: surpreendendo clientes com a impressão de tinta branca

Potencial

Satisfeito com a assistência oferecida pela fornecedora, Dourado exalta a importância que a Anapurna H1650i teve para os negócios da Uranus2: “Como exemplo, posso citar a redução de custos com matéria-prima e mão de obra em aplicações de poliestireno, sobre o qual podemos imprimir diretamente”.

Além de oferecer a vantagem da impressão direta em uma gama maior de mídias, o equipamento trabalha com materiais com espessura de 45mm, em modos de produção que variam do draft (na velocidade de 63m²/h) ao de alta qualidade (7m²/h).

É importante frisar que a Agfa fornece uma solução coesa, que compreende não apenas a impressora, mas também as tintas originais e o Asanti, software de fluxo de trabalho que controla o processo da pré-impressão até o acabamento. Isso torna o equipamento mais confiável, outra razão para a Signmaker ter realizado a aquisição da Anapurna H1650i, processo feito por meio da Top Supply, distribuidora da Agfa em São Paulo.

Para Perez, a impressora deu maior potência à Signmaker, além de ter sido o primeiro equipamento UV LED adquirido pela empresa. “Tenho certeza que ela abrirá o caminho para a renovação do nosso parque produtivo. Nossos clientes exigem sempre uma evolução na qualidade das soluções que oferecemos a eles. A Anapurna H1650i até o momento tem sido bem satisfatória”, revela o diretor.

Impressão de tinta branca: um dos grandes diferenciais da Anapurna H1650i
Esse conteúdo teve a Agfa como mecenas.

 



Xaar fecha parceria com empresa de soluções inkjet 3D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/03/2017
Materialise desenvolve softwares e hardwares para impressão 3D

Materialise desenvolve softwares e hardwares para impressão 3D

A Xaar, desenvolvedora de soluções inkjet, anunciou que os softwares e hardwares da Materialise serão incluídos no kit de desenvolvimento de tecnologias comercializado pela própria Xaar. Isso significa que os clientes da empresa poderão contar com uma ferramenta mais completa de criação de dispositivos inkjet 3D.

Há 25 anos, a Materialise fornece soluções que estão na base de muitas tecnologias de impressão 3D. Entre elas está o Materialise Magics e o Materialise Build Processor. O primeiro é um software que permite criar modelos 3D imprimíveis. Já o segundo é um processador que faz a ponte entre o software e as impressoras. Ele transforma os modelos preparados no aplicativo para um formato de dados específicos para o equipamento a jato de tinta.

Fonte: Xaar