Resultados das feiras ExpoPrint e ConverExpo 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2018
Edição marca a indústria de impressão da América Latina

Edição marca a indústria de impressão da América Latina

Entre os dias 20 e 24 de março, no Expo Center Norte (São Paulo), ocorreram as feiras internacionais ExpoPrint e ConverExpo 2018. Em cinco dias, passaram pelos pavilhões 50.216 visitantes, que viram de perto produtos de mais de 750 marcas, expostas em mais de 300 estandes.

Segundo a organização, a visitação internacional é um destaque das feiras: foram 4.684 profissionais da América Latina e outras partes do mundo. Além disso, os eventos giraram mais de R$900 milhões em negócios realizados durante a exposição.

Ismael Guarnelli, diretor da APS Marketing de Eventos, organizadora da feira, declarou: “O sucesso da ExpoPrint e da ConverExpo é o resultado de um trabalho intenso e contínuo de quarto anos. Um projeto ambicioso que superou os mais variados desafios e cenários políticos e econômicos. Expositores e visitantes reforçaram de forma unânime: a ExpoPrint 2018 ficará marcada na história da indústria de impressão brasileira como o grande momento da retomada dos investimentos”.

Para Eduardo Sousa, presidente da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), realizadora da ExpoPrint, é unânime nos corredores que a feira superou todas as expectativas. “Além da esperança de retomada econômica, há muita gente qualificada e disposta a investir em tecnologia. E é preciso destacar a qualidade dos expositores. Foi uma feira completa, com todas as tecnologias: offset, flexo, digital, inkjet de grande formato. Isso atraiu muito o público. A ExpoPrint atende a todas as necessidades, públicos e segmentos da nossa indústria”.

Fonte: ExpoPrint



ABTG promove curso sobre vinil e impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2013

Participe do primeiro curso de vinil e impressão digital da ABTG

Participe do primeiro curso de vinil e impressão digital da ABTG

De 14 a 18 de outubro, das 18h45 às 21h45, na sede da ABTG (Rua Bresser, 2315 – São Paulo), acontece o curso "Impressão digital em vinil". Com o objetivo de apresentar conhecimentos básicos e avançados sobre adesivos e impressão de grande formato, o treinamento é voltado para profissionais de sinalização, envelopamento de carro e comunicação visual.

O curso será ministrado por Eduardo Yamashita (especializado em vinil) e Luiz Ricardo Emanuelli (do Portal Infosign, especializado em impressão digital). O valor do investimento (por inscrito) é de 290 reais (para assinantes) ou 390 reais (não assinantes).

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail digitec@abtg.org.br. Veja abaixo o conteúdo do curso:

Impressão digital (básico):

  • Diferença entre os sistemas digitais e os sistemas analógicos;
  • Conceitos básicos sobre impressão a jato de tinta (amplo formato);
  • Cabeças de impressão: térmica e piezoelétrica;
  • Tipos de tintas digitais: água, solvente, UV, sublimática e látex;
  • Sistemas de alimentação de substratos;
  • Sistemas de alimentação de tintas;
  • Boas práticas: instalação e manutenção de impressoras.

Impressão digital (avançado):

  • Qualidade de impressão: Parâmetros, Resolução, Endereçamento de ponto, Quantidade de tintas das impressoras (paleta de cores), Como avaliar a qualidade de impressão.
  • Produtividade: Velocidade, Modos de operação, Velocidade real de impressão, O que influencia a produtividade, Rendimento da tinta.

Vinil autoadesivo (básico):

  • Elementos: PVC, adesivo, liner;
  • Tipos de fabricação: cast e calandrado;
  • Diferenças de desempenho dos vinis;
  • Como escolher o vinil ideal para cada projeto.

Vinil autoadesivo (avançado):

  • Como armazenar corretamente as mídias;
  • Ferramentas para aplicação;
  • Tipos de aplicação: úmida, seca;
  • Boas práticas de adesivação.

Relação entre vinil autoadesivo e impressão digital:

  • A superfície do vinil vs. os tipos de tintas digitais: solvente, látex, UV e à base d’água;
  • Tempo e cuidado da cura da tinta;
  • Relação entre tinta, vinil e acabamentos (laminação e envernizamento);
  • Cuidados com o vinil na hora de imprimir.



Expoprint 2018 terá diversos eventos paralelos sobre comunicação visual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/11/2017
Feira terá diversas atrações para os visitantes do segmento

Feira terá diversas atrações para os visitantes do segmento

A ExpoPrint 2018, feira que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo, apresentará tendências, tecnologias e aplicações para o público de sublimação e comunicação visual. No evento será possível conferir impressoras digitais, mídias, tintas, plotters de recorte, entre outros materiais e equipamentos específicos do segmento. Além disso, a exposição contará com eventos paralelos dedicados aos visitantes do setor, como o Fespa Digital Textile Conference, que objetiva levar conhecimento sobre estamparia digital.

Outra atração é o Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), que mostra o talento do envelopador brasileiro. Trata-se deuma disputa para saber quem é o mais habilidoso profissional do país, que poderá ter a chance de disputar o campeonato mundial.

A novidade é a Ilha da Sublimação, espaço que contará com workshops e showroom, para demonstrar o quanto a impressão por sublimação vem ganhando espaço e ajudando os empreendedores a vislumbrar oportunidades de negócio.

Na feira, o visitante também poderá assistir às palestras do Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital, com técnicas e conceitos para quem busca maior eficiência nos processos produtivos.

Quem pretende visitar a Expoprint 2018 já pode fazer sua inscrição pelo site da feira.

A área de comunicação visual é fundamental para difundir informações e divulgar marcas. O segmento é conhecido por dar vida a ideias criativas e inusitadas, que podem ser vistas em outdoors, displays, totens, banners, envelopamentos e muito mais.

Fonte: Expoprint