Enquete: as tecnologias de impressão digital que os leitores do InfoSign buscaram adquirir em 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/01/2016
Em 2015, maioria dos leitores do InfoSign preferiram planejar e investir em tecnologias capazes de imprimir em tecidos

Em 2015, maioria dos leitores do InfoSign preferiram planejar e investir em tecnologias capazes de imprimir em tecidos

Ao longo do ano passado, o InfoSign perguntou em enquete aberta qual tipo de impressora de grande formato os leitores do site gostariam de adquirir em 2015. O resultado (de um total de 1.172 votos) vai ao encontro de uma clara tendência do mercado: o interesse cada vez mais em adotar a impressão digital em tecidos.

A tecnologia mais votada foi a sublimática, com 338 votos (29% do total). Em segundo lugar, ficou a impressão direta em tecido, com 246 votos (21%). Somados, os resultados obtidos pelas duas categorias correspondem à metade dos pontos computados. Embora a impressão por sublimação possibilite a decoração de substratos e objetos diversos, sua principal aplicação é a estamparia de tecidos. Portanto, não é errado afirmar que pelo menos metade dos votantes estavam interessados em adquirir uma impressora têxtil.

Além da sublimação e da impressão direta, a tecnologia látex, que teve 84 votos (7%), também é capaz de imprimir, entre outros substratos, diversos tipos de tecidos, o que ajuda a endossar a tendência analisada.

A enquete mostrou também que tecnologias consolidadas obtiveram desempenho satisfatório. A solvente recebeu 238 votos (equivalente a 20%) e a UV, 197 (17%), o que demonstra que ambas têm lugar cativo ente os leitores do InfoSign.

O tipo de impressora menos votada emprega tinta à base d'água, com 69 votos (6%), deixando claro que se trata de uma tecnologia voltada a um nicho mais específico e de interesse reduzido.

Não deixe de participar da nova enquete, que procura conhecer quais as tecnologias de impressão digital de grande formato nossos leitores pretendem adquirir em 2016.



Top Value Fabrics anuncia nova coleção de tecidos para decoração interna

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/02/2020
Mídias podem ser estampadas com impressoras UV e sublimáticas

Mídias podem ser estampadas com impressoras UV e sublimáticas

A fabricante Top Value Fabrics (TVF) anunciou no mercado internacional uma nova coleção de tecidos de poliéster indicada para sublimação e decoração interna.

Segundo a empresa, o poliéster empregado nas mídias é uma fibra de qualidade superior que confere aos tecidos uma aparência excelente.

Projetado para receber estampas de impressoras sublimáticas e UV, os tecidos foram submetidos a uma série de testes, para garantir que eles proporcionem clareza, profundidade, apelo artesanal e toque agradável.

Segundo a empresa, os designers de interiores ficarão impressionados com a qualidade tanto do tecido quanto da impressão sublimática.

Fonte: Top Value Fabrics



Mimaki lança impressora 3DUJ-553

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/08/2017
3DUJ-553 emprega tecnologias e diferenciais únicos

3DUJ-553 emprega tecnologias e diferenciais únicos

A fabricante Mimaki anunciou o lançamento da 3DUJ-553, impressora UV LED 3D capaz de estampar mais de 10 milhões de cores em peças para sinalização, protótipos e outros produtos e objetos.

Ronald van den Broek, gerente de vendas da Mimaki Europa, declarou: “Outras soluções de impressão 3D falham em não conseguir produzir objetos com cores fotorrealistas. Muitas vezes, isso requer que os objetos sejam pintados à mão, algo demorado e dispendioso. Além disso, a maioria dos objetos impressos em 3D requer a remoção de dispositivos estabilizadores antes que sejam usados. Isso gasta tempo e corre-se o risco de danificar o objeto. Com a 3DUJ-553, essas barreiras são eliminadas, pois ela imprime imagens fotorrealistas e seu material de suporte solúvel em água pode ser facilmente lavado sem danificar o objeto. Acreditamos que esta impressora será recebida calorosamente por profissionais nos mercados de sinalização, educação, saúde, fabricação, arquitetura, construção, entre outros”.

Confira detalhes técnicos da 3DUJ-553:

- Impressão de mais de 10 milhões de cores: por empregar UV LED, a 3DUJ-553 é capaz de produzir camada a camada e aplicar um revestimento de tinta de aproximadamente 22 micra, em CMYK, branco e tinta transparente. A cura UV LED também aplica calor mínimo ao objeto. A impressora inicia rapidamente e usa pouca energia;

- Gama de cores expandida: capaz de atingir 84% das cores da norma FOGRA 39L e 90%, da SWOP;

- Perfis de cores: a 3DUJ-553 é a primeira impressora 3D do mundo a empregar perfis de cores, o que permite a reprodução de imagens mais precisas e a visualização correta dos tons em monitores de PC;

- Tinta transparente: cria efeitos superficiais nos objetos impressos. A combinação de tintas transparentes e CMYK possibilita aumentar a criatividade dos designers;

- Pós-processo: as tintas da 3DUJ-553 contêm uma resina acrílica que produz dureza equivalente à resina ABS. Isso significa que os procedimentos de revestir, perfurar e fixar parafusos não causam danos aos objetos. A resina também adiciona resistência climática, suavidade e força à superfície dos materiais;

- Material de suporte solúvel em água: permite a remoção do material de suporte, mesmo em objetos muito delicados, sem a necessidade de cortar ou raspar;

- Câmera de monitoramento: permite que os usuários observem o status das operações.

Fonte: Mimaki