Enquete: as tecnologias de impressão digital que os leitores do InfoSign buscaram adquirir em 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/01/2016
Em 2015, maioria dos leitores do InfoSign preferiram planejar e investir em tecnologias capazes de imprimir em tecidos

Em 2015, maioria dos leitores do InfoSign preferiram planejar e investir em tecnologias capazes de imprimir em tecidos

Ao longo do ano passado, o InfoSign perguntou em enquete aberta qual tipo de impressora de grande formato os leitores do site gostariam de adquirir em 2015. O resultado (de um total de 1.172 votos) vai ao encontro de uma clara tendência do mercado: o interesse cada vez mais em adotar a impressão digital em tecidos.

A tecnologia mais votada foi a sublimática, com 338 votos (29% do total). Em segundo lugar, ficou a impressão direta em tecido, com 246 votos (21%). Somados, os resultados obtidos pelas duas categorias correspondem à metade dos pontos computados. Embora a impressão por sublimação possibilite a decoração de substratos e objetos diversos, sua principal aplicação é a estamparia de tecidos. Portanto, não é errado afirmar que pelo menos metade dos votantes estavam interessados em adquirir uma impressora têxtil.

Além da sublimação e da impressão direta, a tecnologia látex, que teve 84 votos (7%), também é capaz de imprimir, entre outros substratos, diversos tipos de tecidos, o que ajuda a endossar a tendência analisada.

A enquete mostrou também que tecnologias consolidadas obtiveram desempenho satisfatório. A solvente recebeu 238 votos (equivalente a 20%) e a UV, 197 (17%), o que demonstra que ambas têm lugar cativo ente os leitores do InfoSign.

O tipo de impressora menos votada emprega tinta à base d'água, com 69 votos (6%), deixando claro que se trata de uma tecnologia voltada a um nicho mais específico e de interesse reduzido.

Não deixe de participar da nova enquete, que procura conhecer quais as tecnologias de impressão digital de grande formato nossos leitores pretendem adquirir em 2016.



Top 20: melhores envelopamentos de 2015 eleitos pela Fespa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/01/2016
Confira trabalhos de envelopamento que foram destaques em 2015

Confira trabalhos de envelopamento que foram destaques em 2015

A Fespa, federação internacional da indústria de impressão digital, fez uma seleção dos melhores envelopamentos de veículos realizados no mundo em 2015. Entre os selecionados estão desde aplicações publicitárias em frotas a adesivações em veículos esportivos e projetos que podem entrar para o Guinness World Records. Segundo a Fespa, 2015 foi o ano em que a indústria de comunicação visual superou limites técnicos e criativos. Acompanhe os exemplos:

O birô inglês Press On foi o responsável por envelopar este carro supersônico. O dono do bólido tentará bater o recorde mundial de velocidade em 2016
A britânica Severn Signs criou e executou este projeto de comida de caminhão, cuja ideia era simular uma tenda de praia. O veículo serve peixes e batatas em cidades litorâneas da Inglaterra
Pelo segundo ano consecutivo, a Kiss Lagos, empresa da Hungria, angariou o World Wrap Master, campeonato de envelopamento promovido pela Fespa. Este é o trabalho que recebeu o prêmio
A Holden Racing e a Walt Disney produziram uma série de envelopamentos especiais em V8 Supercars para anunciar o lançamento do novo filme da franquia Guerra nas Estrelas
A Lotus, equipe de Fórmula 1, envelopou um de seus carros com um design baseado no filme Mad Max: Estrada da Fúria. Para o trabalho, vinis da 3M foram impressos em um Roland Soljet Pro4 XR-640
No Texas, EUA, a Lewisville Autoplex encomendou um envelopamento neste veículo a fim de ajudar a levantar fundos para uma instituição beneficente criada em memória do ex-atirador de elite Chris Kyle, cuja história inspirou o filme Sniper Americano
Para o Goodwood Festival of Speed, seis carros da marca Toyota foram adesivados com design inspirado pela Esso Ultron Tiger Toyota Supra, que competiu em 1999 e 2000 em importantes competições automobilísticas no Japão
A PG Nola venceu a Wrap Like a King, competição promovida pela Avery Dennison. A empresa envelopou uma Lamborghini Huracan usando vinis Conform Chrome Silver e Black Chrome
A Tata Communications e a JCDecaux Airport (braço da JCDecaux) foram responsáveis por envelopar a frota de trens da Heathrow Express, uma ligação ferroviária entre o aeroporto de Heathrow, em Londres, e a estação de Paddington. Além do envelopamento, os trens receberam telas e painéis digitais, pontos de TV e publicidade
A Signs Express Hull envelopou um veículo do corpo de bombeiros do Reino Unido para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata
O artista pop Peter Blake criou a arte e a Contra Vision, birô de comunicação visual, envelopou totalmente a balsa de Liverpool, na Inglaterra
O serviço de transporte público de Londres, na Inglaterra, criou um projeto que envelopou dois trens do metrô da cidade e nove ônibus
Para o lançamento da Borders Railway, na Escócia, foi envelopado um trem 70m de comprimento
A Aston Martin decorou um modelo 47 Vantage GTE para a corrida Le Mans, que marcou o 30º aniversário do surgimento do carro na competição
O DJ Deadmau5 coleciona supercarros, dentre os quais está uma Lamborghini Huracan, que foi envelopada pela Sekanskin
A equipe de Fórmula 1 Red Bull envelopou um de seus carros para os testes iniciais da temporada 2015. Para o resto da temporada, a escuderia manteve suas cores originais
Nostálgica, a Ford envelopou modelos Ford GT para diversas corridas e competições em 2015
O serviço de transporte público de Londres envelopou três diferentes tipos de veículos para comemorar o 10º aniversário do OUTbound, grupo LGBT
A canadense ZR Auto envelopou uma Ferrari F430 e usou vinis com acabamento fosco e carbono, nas cores vermelho e cinza
O alfaiate Richard James encomendou uma BMW i8 com envelopamento especial a fim de chamar atenção para sua loja na Savile Row, em Londres

 



GCC apresenta a impressora com recorte JC-240E

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/08/2013

GCC JC-240E: impressão e recorte conjugados

GCC JC-240E: impressão e recorte conjugados

A GCC, fabricante de equipamentos para comunicação visual, passa a vender no mercado internacional a GCC JC-240E, impressora (com recorte integrado) que trabalha com seis cores (CMYK, Lc e Lm) e tintas ecossolvente.

A máquina produz na velocidade de 3,85m2/h e vem com o FlexiPRINT DX, software RIP com interface amigável  e que otimiza o fluxo de trabalho. Além disso, o equipamento possui calibração automática de mídia e sistema de corte de contorno.

A impressora, cuja resolução máxima é de 1440dpi, é recomendada para quem trabalha com adesivos de parede, envelopamento de carros, sinalização, PDV, etiquetas e filmes para transferência térmica.

Fonte: GCC