Enquete: as tecnologias de impressão digital que os leitores do InfoSign buscaram adquirir em 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/01/2016
Em 2015, maioria dos leitores do InfoSign preferiram planejar e investir em tecnologias capazes de imprimir em tecidos

Em 2015, maioria dos leitores do InfoSign preferiram planejar e investir em tecnologias capazes de imprimir em tecidos

Ao longo do ano passado, o InfoSign perguntou em enquete aberta qual tipo de impressora de grande formato os leitores do site gostariam de adquirir em 2015. O resultado (de um total de 1.172 votos) vai ao encontro de uma clara tendência do mercado: o interesse cada vez mais em adotar a impressão digital em tecidos.

A tecnologia mais votada foi a sublimática, com 338 votos (29% do total). Em segundo lugar, ficou a impressão direta em tecido, com 246 votos (21%). Somados, os resultados obtidos pelas duas categorias correspondem à metade dos pontos computados. Embora a impressão por sublimação possibilite a decoração de substratos e objetos diversos, sua principal aplicação é a estamparia de tecidos. Portanto, não é errado afirmar que pelo menos metade dos votantes estavam interessados em adquirir uma impressora têxtil.

Além da sublimação e da impressão direta, a tecnologia látex, que teve 84 votos (7%), também é capaz de imprimir, entre outros substratos, diversos tipos de tecidos, o que ajuda a endossar a tendência analisada.

A enquete mostrou também que tecnologias consolidadas obtiveram desempenho satisfatório. A solvente recebeu 238 votos (equivalente a 20%) e a UV, 197 (17%), o que demonstra que ambas têm lugar cativo ente os leitores do InfoSign.

O tipo de impressora menos votada emprega tinta à base d'água, com 69 votos (6%), deixando claro que se trata de uma tecnologia voltada a um nicho mais específico e de interesse reduzido.

Não deixe de participar da nova enquete, que procura conhecer quais as tecnologias de impressão digital de grande formato nossos leitores pretendem adquirir em 2016.



Cabeça de impressão à base d’água amplia portfólio da Xaar

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/06/2017
Xaar 5501 é indicada para impressoras têxteis

Xaar 5501 é indicada para impressoras têxteis

A fabricante Xaar anunciou a Xaar 5501, nova cabeça de impressão com tecnologia à base d’água. O dispositivo, que complementa as famílias Xaar 1201 e Xaar 5601, é indicado para fornecedores que trabalham em regime OEM e foi desenvolvido em colaboração com a Xerox.

Com tecnologias piezo e Xaar Drive Electronics, a cabeça imprime a 1200 dpi em aplicações como tecidos (diretamente ou com sublimação) e sinalização (banners, cartazes e displays).

A Xaar 5501 possui 5544 nozzles, dispara gotas de 5 picolitros e oferece largura de impressão de 115mm, além de ser compatível com uma variedade de fluidos, como tintas aquosas, tintas UV com baixa viscosidade.

A cabeça emprega usa um sistema de posicionamento e alinhamento por meio de software. Isso uma configuração rápida e fácil das impressoras. Além disso, não requer um sistema de recirculação de tinta, o que diminui custos de integração. A peça também pode ser empregada em aplicações de alta produtividade, em sistemas de impressão única passada.

Jason Remnant, gerente de produto da Xaar, declarou: “Agora temos uma gama completa de soluções para atender a maioria das aplicações que usam cabeças de impressão a jato de tinta de baixa viscosidade. A Xaar 5501 é uma solução muito rentável para impressoras têxteis e de amplo formato, e estará amplamente disponível para parceria OEM no final de 2017”.

Fonte: Xaar



Akad apresenta nova impressora ecossolvente

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/11/2018
Novajet WF1602 vem com conjunto de 6 cores de tintas

Novajet WF1602 vem com conjunto de 6 cores de tintas

A Akad, fornecedora nacional de equipamentos para comunicação visual, anunciou uma nova impressora ecossolvente, a Novajet WF1602, indicada para produção de painéis, displays, adesivos, decoração, pôsteres, imagens de grande formato para PDV, entre outras aplicações compostas por mídias à base de PVC, canvas e papéis fotográficos.

Com sistema rolo a rolo e rebobinador de mídia (take-up), o equipamento apresenta largura de impressão de 1,54m e emprega duas cabeças Micropiezo TX800. Além disso, utiliza 6 cores (CMYK, Lc, Lm), para a reprodução de aimgens com variações de tonalidades mais suaves.

Com sistema automático de limpeza das cabeças de impressão, a Novajet WF1602 pode rodar em diversos modos de produção, de acordo com a qualidade e a velocidade desejadas.

Fonte: Akad