Prensa térmica e calandra para sublimação

Por Zuzana Cloete em 05/09/2014

A sublimação provou que é a alternativa para a decoração, substituindo os métodos tradicionais de impressão

A sublimação provou que é a alternativa para a decoração, substituindo os métodos tradicionais de impressão

A impressão digital sublimática tem se popularizado. Os custos de tintas e impressoras estão caindo. O mercado está mais maduro e a tecnologia, mais disponível. Atualmente, a sublimação reproduz imagens com nitidez, durabilidade, tons mais vivos, maior gama de cores, além de permitir personalização, retorno de investimento e produções de pequenas tiragens.

O crescimento do mercado sublimático pode ser atribuído ao aumento de empresas de impressão digital e à capacidade da tecnologia de imprimir em uma variedade de produtos. Além disso, a sublimação provou ser a alternativa para a decoração, substituindo os métodos tradicionais de estamparia.

      Saiba mais sobre sublimação:

A aplicação da sublimação na mídia pode ser feita com processo de uma ou duas etapas – e a prensa térmica é necessária em ambos os casos.

O processo de duas etapas emprega um método mais tradicional, no qual um papel especial transfere a tinta para um substrato de poliéster, revestido de poliéster ou uma mistura de poliéster. Quando o papel impresso entra em contato como substrato na prensa térmica, o calor e a pressão (e o tempo) sublimam a tinta.

No processo alternativo, o papel transfer não faz parte da equação, o que permite que as tintas dispersem diretamente. Porém, nesse caso, uma prensa térmica também é imprescindível para fixar a tinta no substrato.

Como há muitos fabricantes de prensas térmicas no mercado, isso pode causar um pouco de confusão na cabeça de quem está interessado em adquirir a tecnologia. Nessa hora, algumas perguntas fundamentais deverão ser respondidas:

  • Usarei diariamente esse equipamento?
  • O que pretendo transferir por meio dessa máquina?
  • O que acontece se a prensa quebrar?
  • Onde posso comprar peças e contratar serviços de manutenção?

O custo da prensa é uma questão importante e a regra de ouro é comprar a melhor máquina de um fabricante confiável. O perigo de comprar um equipamento mais barato é que ele pode não durar muito, e isso vai exigir reinvestimento em outra máquina. Portanto, procure prensas com garantia.

Mais uma recomendação: entre em contato com outras empresas que trabalham na área. Tente absorver suas experiências e informações. Depois, conte com um fornecedor que dê assistência técnica e comercial.

Prensas planas

A prensa plana emprega duas chapas (pranchas) para a termotransferência. Uma delas é fixa e dá suporte ao substrato. A outra é móvel: vai ao encontro da chapa fixa para prensar o papel transfer contra a mídia (uma camiseta, por exemplo). A dimensão das chapas varia de acordo com o tamanho dos substratos que serão sublimados.

As prensas planas servem para tecidos e materiais planos mais pesados e duros, como plástico, madeira e alumínio. Algumas aplicações incluem: personalização de camisetas e vestuário, peças cortadas, mouse pads, bandeiras, banners, tapetes, meias, entre outras.

As máquinas planas possuem aquecedor no topo. Por isso, o operador insere em primeiro lugar o substrato e depois o papel transfer impresso. Outra possibilidade é ter aquecedores tanto no topo quanto na parte de baixo, o que permite o duplo aquecimento. As prensas planas podem ser divididas em:

Prensa plana com abertura lateral (swing away)

Apresenta um aquecedor (superior) que oscila para longe da base (inferior) a fim de permitir que tanto o carregamento quanto o descarregamento das mídias sejam realizados longe da área de calor. Para a sublimação, basta posicionar a chapa superior no local original, em paralelo à chapa inferior. Esse tipo de máquina também permite a prensagem de substratos mais grossos.

Exemplo de prensa plana com abertura lateral (swing away)

Exemplo de prensa plana com abertura lateral (swing away)

Prensa plana com boca de jacaré (clam shell)

A parte superior da máquina tem abertura de até 90º, para expor a chapa inferior, sobre a qual são inseridos o papel transfer e a mídia. Quando a prensa é acionada, a placa superior desce, indo de encontro à inferior. A facilidade de operação faz com que esse tipo de equipamento seja a opção mais acessível e popular no mercado.

Exemplo de prensa plana com boca de jacaré (clam shell)

Exemplo de prensa plana com boca de jacaré (clam shell)

Prensa plana de gaveta (drawer)

A grande vantagem dessa prensa é que ela permite o carregamento e o descarregamento da mídia longe da fonte de calor. No sistema de gaveta, enquanto uma base realiza a termotransferência, a outra afasta-se do aquecimento, para que a mídia seja inserida ou retirada. Essa prensa é indicada para alta produção e é mais barata que a prensa industrial.

Exemplo de prensa plana de gaveta (drawer)

Exemplo de prensa plana de gaveta (drawer)

Prensa plana industrial (com três chapas)

Desenvolvida para alta produção, essa prensa apresenta três chapas. Geralmente, essa máquina tem uma chapa superior e duas inferiores. Enquanto uma delas está no ciclo da transferência, o operador pode ajustar a outra chapa para o próximo trabalho. Ao término do ciclo, a chapa superior levanta e corre em direção à outra placa inferior, começando novo ciclo. A máquina suporta o trabalho em alta pressão (de até 100 toneladas). As prensas planas industriais são indicadas para fábricas de bandeiras e de pisos de borracha.

Exemplo de prensa plana industrial (com três chapas)

Exemplo de prensa plana industrial (com três chapas)

Pressão da prensa térmica plana

É importante considerar a escolha entre equipamento com pressão manual ou automática (pneumática). Em máquinas de pressão manual, a fixação é realizada por alavanca. Ela pode ser cansativa para o operador, principalmente em produções abundantes e rápidas.

A pressão automática utiliza ar comprimido produzido por cilindro ou bolsa de ar, que controla e aplica pressão uniformemente. O cilindro deve proporcionar força suficiente para que a tinta sublime e fique impregnada em todas as fibras do tecido ou para que a tinta seja transferida por completo nos substratos mais duros. Máquinas com pressão automática cansam menos o operador.

Temperatura da prensa térmica plana

O aquecimento é outro ponto importante para ter em mente (provavelmente o mais importante). As máquinas precisam ter consistência. Caso contrário, o calor não será uniforme por toda a área sublimada, o que afeta o resultado das cores impressas. As prensas planas maiores precisam ter, pelo menos, duas zonas de aquecimento. Apenas uma não é capaz de manter a temperatura adequada.

Exemplo de tecido com rugas: resultado de problemas relacionados ao processos de sublimação realizado com prensas térmicas

Exemplo de tecido com rugas: resultado de problemas relacionados ao processos de sublimação realizado com prensas térmicas

Calandra (prensa rotativa)

A calandra pode ser empregada para sublimação ou para fixar e curar tecidos pré-impressos. É indicada para aplicações rolo a rolo e para termotransferência de peças cortadas em larguras que variam de 25 a 560 centímetros. Com a máquina, é possível estampar banners, bandeiras, toalhas de mesa, sinalização, exposições, roupas esportivas, mouse pads, fitas e muito mais.

Ao instalar uma mesa opcional, o operador da calandra pode utilizá-la em três configurações:

  • Rolo a rolo;
  • Rolo de papel impresso e peças de substrato;
  • Papel em peça e substrato em peça.

Em resumo, o tecido pode ser cortado antes ou depois de ter sido transferido.

É comum realizar o corte após a transferência, empregando máquinas cortadoras com reconhecimento óptico de contornos das peças sublimadas.

As calandras precisam ter uma área de transferência maior que a largura da mídia a ser impressa. Portanto, a largura da calandra que você vai comprar tem de ser maior que a largura da impressora que você usa. Atente-se a esse detalhe.

Calandra que possibilita a sublimação de mídias cortadas

Calandra que possibilita a sublimação de mídias cortadas

Outro fator importante é a velocidade. Calandras têm diferentes tamanhos de cilindros de aquecimento. Quanto maior o diâmetro do cilindro, mais rápida será a máquina. Um cilindro de 12 polegadas de diâmetro pode transferir 3,9 pés por minuto, com 35 segundos de permanência. Essa velocidade pode dar conta do trabalho de três impressoras.

Geralmente, a calandra é equipada com cilindros para desenrolar e rebobinar os materiais. O cilindro que desenrola o tecido conta com dispositivos que previnem o movimento lateral. Um dispositivo de controle de tensão pode ser rodado para aumentar o nível de tensão, quando necessário.

Temperatura da calandra

Nas calandras, o sistema de aquecimento pode ser de ar aquecido (radiante) ou óleo quente. Há vantagens e desvantagens nos dois casos. Os sistemas com óleo são um pouco mais caros, mas são mais consistentes. O sistema de tambor fechado de óleo é mais denso do que o ar que circula nas máquinas radiantes. Por isso, é mais resistente às mudanças de temperatura e de flutuação. O óleo mantém a homogeneidade da temperatura em todo o tambor, além de oferecer um sistema de controle de temperatura mais eficiente, com uma única zona de calor, ao passo que outros sistemas de aquecimento empregam diversas zonas de calor. No entanto, as calandras com aquecimento a ar aquecem e esfriam mais rapidamente em comparação aos equipamentos com sistema a óleo.

Exemplo de calandra para sublimação

Exemplo de calandra para sublimação

A curva de aprendizado para operar uma calandra é baixa. É questão de controlar três variáveis​​: calor, pressão e tempo. Cada fabricante de tinta sublimática indica os tempos adequados. Com base neles, pode-se regular a temperatura tomando também o substrato como referência.

Outras variáveis na sublimação da calandra

Há mais variáveis no processo de sublimação com calandra, como umidade do tecido e do papel transfer e temperatura e encolhimento do tecido, que pode provocar rugas e efeito fantasma.

Outra consideração é o carregamento de mídia e de papel transfer. Os materiais desenrolados na máquina precisam estar em rolos retos. Papel e mídia devem estar devidamente esticados a fim de evitar rugas e manter a tensão durante a produção.

Cada tipo de tecido e papel requer determinada tensão, dependendo da qualidade e da umidade deles. Papéis e fitas especiais poderão ser utilizados na inserção do papel transfer.

Se todas as variáveis apresentadas estiverem controladas, a sublimação ocorre com sucesso.

Sobre a autora: Zuzana Cloete (zuzanap@practix-usa.net) faz parte da equipe comercial da Practix Mfg, fabricante de prensas térmicas e máquinas para sublimação e laminação

Sobre a autora: Zuzana Cloete ([email protected]) faz parte da equipe comercial da Practix Mfg, fabricante de prensas térmicas e máquinas para sublimação e laminação

Este artigo foi publicado inicialmente no SGIA Journal e reproduzido pelo InfoSign com a permissão da SGIA (this article first appeared in the SGIA Journal and is reprinted with permissions from the SGIA)



Mutoh apresenta nova impressora UV plana de pequeno formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/05/2017
ValueJet 626UF pode estampar diversos tipos de objetos

ValueJet 626UF pode estampar diversos tipos de objetos

A fabricante Mutoh anunciou no mercado internacional a ValueJet (VJ) 626UF, impressora plana UV LED capaz de trabalhar com materiais com área de até 48cm × 58cm e 15cm de altura, a VJ 626UF pode ser configurada para operar com 4 (CMYK) ou 6 (CMYK, branco e verniz), para acrescentar texturas e imprimir mídias transparentes.

O equipamento roda com o software Mutoh Edition FlexiSign & Print e pode ser monitorado pelo app ValueJet Status Monitor. Além disso, vem com a tecnologia Smart Printing, que virtualmente elimina bandings.

Brian Phipps, presidente da Mutoh América, declarou: “A VJ 626UF expande nossa linha de impressoras UV LED. Ela pode estampar itens promocionais, de sinalização, prêmios, rótulos e protótipos de embalagens. Por isso, a impressora aumenta a capacidade de produção de uma gráfica digital”.

Fonte: Mutoh



X-Rite apresenta novo dispositivo de gerenciamento de cores

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/03/2021
Pantora simplifica a captura de materiais digitais

Pantora simplifica a captura de materiais digitais

A fabricante X-Rite anunciou a Pantora, solução desktop para o gerenciamento de dados de cores em fluxos de trabalho de produção e design digital. O dispositivo se conecta com os espectrofotômetros Ci7000, MA-T12 e MetaVue VS3200, para a captura de dados espectrais e criação de amostras de materiais virtuais para tintas, plásticos, metais, tecidos e malhas.

O Pantora armazena, edita e compartilha arquivos de material digital por meio de arquivos Appearance Exchange Format (AxF) em software de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM), CAD e 3D.

Segundo a fabricante, o Pantora simplifica o gerenciamento de um grande volume de dados complexos de cor e aparência. Ele atua como o epicentro para fluxos de trabalho de aparência, conectando fontes de captura de material digital com destinos de saída.

Matthew Adby, gerente de portfólio da X-Rite, declarou: “O Pantora torna a digitalização de material digital acessível a um público mais amplo, permitindo que marcas e fornecedores aproveitem seus dados de cores e dispositivos de medição. A capacidade de transformar, de maneira fácil e econômica, um material físico em uma amostra digital diminui a necessidade de envio de amostras entre equipes de design, fornecedores e parceiros. Isso permite que as empresas inovem e aceleram seus processos”.

É possível importar amostras de materiais ou conectar um espectrofotômetro X-Rite (para medir uma amostra física) diretamente ao Pantora. Para tintas e revestimentos, indica-se o MA-T12. O Ci7000 captura a transmissão de cor em materiais translúcidos e a reflexão em plásticos. Para medições multiespectrais, o MetaVue VS3200 captura amostras de couro, laminado e tecido.

O navegador do Pantora localiza, adquire e importa os dados do material digital como um arquivo AxF, que considera os atributos de aparência (cor, brilho e textura). Já com a função “Material Viewer”, é possível podem renderizar os materiais em uma cena virtual, para ver o efeito de iluminação, níveis de brilho e pigmentos. E o “Pantora Variant Editor” permite a criação de grandes bibliotecas de materiais digitais, combinando atributos de amostra.

Fonte: X-rite



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