Pesquisa: mercado de grande formato registra crescimento mundial

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/07/2014

De acordo com o estudo Worldwide Quarterly Large Format Printer Tracker, realizado pela International Data Corporation (IDC), o mercado mundial de impressoras de grande formato cresceu em unidades (7,4%) e valor expedido (3,7%) no primeiro trimestre de 2014 (em relação ao mesmo período do ano passado).

Phuong Hang, gerente da Worldwide Large Format Printer Trackers, declarou: "A expedição de dispositivos UV tem crescido firmemente nos últimos três anos. A IDC esperar que esse negócio continue a crescer assim nos próximos três anos".

Segmento técnico

No primeiro trimestre de 2014, o segmento técnico foi responsável pela expedição de 49.500 unidades e por 61% do mercado global de grandes formatos. O segmento cresceu 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Todas as regiões consultadas pela IDC cresceram, com ênfase nos seguintes locais:

  • Ásia/Pacífico, exceto o Japão: 10,5%;
  • Japão: 14,1%;
  • Oriente Médio e África: 15,4%;
  • EUA: 11,8%.

O valor de envio do segmento cresceu 1,4% e registrou o total de 301 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2014.

Segmento gráfico

No primeiro trimestre de 2014, o segmento gráfico registrou a expedição de 32.000 unidades e ocupa 39% de todo o mercado de impressoras de grandes formatos. O segmento cresceu 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado. As regiões consultadas que mais cresceram foram:

  • Japão: 22,4%;
  • Oriente Médio e África: 18,7%;
  • Canadá: 12,8%.

O valor de envio de impressoras de grande formato para o segmento gráfico cresceu 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, registrando 493 milhões de dólares.

Estudo foi realizado pela IDC

HP, Canon, Epson, Roland e Ricoh foram as fabricantes de impressoras de grandes formatos que mais expediram unidades no primeiro semestre de 2014

HP

A HP continua na liderança do mercado internacional de grandes formatos, com 39,8% de participação de mercado. A fornecedora expediu 32.500 unidades no primeiro semestre de 2014 e é a líder indiscutível no segmento técnico, embora posicione-se em terceiro lugar no segmento gráfico.

Canon

Ocupa a segunda posição do mercado mundial de impressoras de grandes formatos. A empresa fica em segundo lugar tanto entre as máquinas CAD quanto entre as impressoras para o segmento gráfico, registrando crescimento anual de 18,8% e 16,6%, respectivamente.

Epson

Seguindo de perto a Canon, a Epson ocupa a terceira posição do mercado mundial de impressão de grandes formatos. A empresa cresceu 4,4% em relação ao ano passado e possui 20% de participação de mercado. É a fornecedora número um no segmento gráfico. Já o segmento técnico é uma pequena parte das vendas de grandes formatos da empresa.

Roland

A Roland detém 3,4% de todo mercado global de grandes formatos, ficando na quarta posição do ranking. A fornecedora é forte no mercado gráfico e cresceu 4,1% em relação ao ano anterior.

Ricoh

A Ricoh ocupa a quinta posição no mercado mundial de grandes formatos. A empresa ocupa a quarta posição no segmento técnico, no qual cresceu 3,8% em relação ao ano passado.

Fonte IDC



Mimaki lança dispositivo para impressão de objetos cilíndricos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/12/2016
Kebab é ferramenta opcional para impressoras desktop da Mimaki

Kebab é ferramenta opcional para impressoras desktop da Mimaki

A Mimaki, fabricante de impressoras e plotters, anunciou no mercado internacional a Kebab, ferramenta opcional para os modelos UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII. Trata-se de um dispositivo com rolos rotativos que permite estampar objetos cilíndricos com diâmetros entre 10mm e 110mm, como garrafas de bebidas e frascos de cosméticos.

De acordo com a empresa, com o Kebab é possível abrir novos negócios e receitas em mercados como a indústria de cosméticos. Também pode-se atende à demanda de personalização de garrafas de vinhos distribuídas em eventos especiais.

Mike Horsten, gerente de marketing da Mimaki EMEA, declarou: “O Kebab permite a impressão direta de produtos cilíndricos. Isso possibilita, por exemplo, a personalização de garrafas para serem distribuídas em eventos especiais. Também é viável a impressão direta de garrafas de vinho. Estamos muito entusiasmados com as possibilidades que a Kebab oferece, e é por isso que estamos disponibilizando este dispositivo para nossa geração mais recente de impressoras”.

Fonte: Mimaki



Tendências da sublimação para 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/02/2019
Especialista da Sawgrass aponta novas possibilidades para quem trabalho com sublimação

Especialista da Sawgrass aponta novas possibilidades para quem trabalho com sublimação

A sublimação continua em alta. É o que aponta Jimmy Lamb, especialista em sublimação da Sawgrass, fornecedora de produtos para impressão sublimática. Segundo Lamb, “em 2018, uma série de aplicações geraram enorme entusiasmo. Entre elas, a sublimação de tecidos de algodão, além de mídias sublimadas para ambientes externos e novos tipos de materiais para decoração interna”. O especialista aponta que as aplicações incipientes de 2018 serão grandes tendências para 2019. Conheca cada uma delas:

Sublimação em algodão

Em 2018, novos materiais e papéis de transferência possibilitaram a sublimação em tecidos de algodão. Lamb dá como exemplo as mídias da PrintLAT e da Forever e a solução Virtuoso Print Manager. Há também novas opções de mídias para estampar tecidos escuros de algodão. São opções de transferência que abrem novos negócios e abrem oportunidades para aumentar as vendas em 2019.

Aplicações em ambientes externos

Em 2018, o especialista da Sawgrass aponta que houve um aumento na oferta de tintas sublimáticas mais resistentes aos efeitos da luz UV. O uso desses materiais possibilitou o aumento das aplicações de sinalização em eventos ao ar livre, instalações em jardims, placas e decorações de quintal, instalações de arte e cartazes domésticos.

Bebidas

Aplicação pouqquíssima explorada no Brasil, a sublimação em receinpientes para bebidas tornou-se incrivelmente popular em países como os EUA. Uma razão para isso é a demanda por copos duplos isolados a vácuo, que mantêm as bebidas quentes e frias por horas. O especislita da Sawgrass também aponta novos tipos de drinkware personalizados, como canecas de cerveja, copos de shot e taças de vinho revestidos. Essa diversidade de produtos para bebidas abre possibilidades criativas para nivchos como cervejarias artesanais e restaurantes temáticos.

Decoração sublimada

Muitos produtos sublimados podem transformar os ambientes domésticos. Com a sublimação, é possível estampar cobertores, travesseiros, fronhas, tapetes, toalhas, cabides e muitos outros itens que as pessoas usam em casa ou podem dar de presente. Trata-se de um nicho que demanda personalização, um trabalho de mais valor agregado e preços mais altos.

Fonte: Sawgrass