Pesquisa: cresce venda de impressoras de grande formato no mundo

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/08/2015
Expedição de impressoras de grande formato apresenta tímido crescimento no segundo trimestre de 2015

Expedição de impressoras de grande formato apresenta tímido crescimento no segundo trimestre de 2015

De acordo com o Worldwide Quarterly Large Format Printer Tracker, relatório recém-lançado pela International Data Corporation (IDC), as exportações globais de impressoras de grande formato no segundo trimestre de 2015 aumentaram 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Phuong Hang, diretor responsável pelo relatório, declarou: “O segundo trimestre é geralmente o mais fraco para as fabricantes de impressoras de grande formato. Porém, o número de unidades expedidas é maior em 2015 do que em 2014. O mercado da América do Norte consumiu mais e compensou os declínios da Europa, da África e do Oriente Médio”.

Uma das razões para o desaquecimento do mercado europeu é a frágil situação econômica de países como Grécia e Rússia. Há também resfriamento no Oriente Médio. No entanto, houve uma compensação do mercado global em função da alta expedição de máquinas para países da América do Norte e da região asiática do Pacífico.

Outro apontamento registrado no relatório diz respeito às mudanças de tecnologias pelas quais o mercado internacional passa. Há uma adoção Cada vez mais as impressoras sublimáticas, UV e látex são adotadas. As duas últimas continuam a crescer em ritmo mais rápido do que as demais. Na Ásia, há uma tendência muito forte em adotar impressoras UV, que cresceram mais de 30% em relação ao ano anterior.

A exportação de impressoras técnicas e CAD cresceu ligeiramente em relação ao ano passado, alavancada pela substituição sistemática de máquinas que empregam toner por equipamentos a jato de tinta.

Veja o que o relatório revelou sobre as fabricantes de impressoras de grande formato que mais venderam no segundo trimestre de 2015:

HP

As impressoras técnicas da linha DesignJet, a série de equipamentos Latex 300 e as novas linhas de máquinas UV colocaram a fabricante no topo da lista das empresas que mais venderam impressoras de grande formato no segundo trimestre de 2015 no mundo.

Canon

Aumentou sua participação no mercado de impressora de grande formato. No segundo trimestre de 2015, foram vendidos mais de 18.200 equipamentos das linhas Canon e Canon-Océ.

Epson

Manteve a terceira posição na lista das fornecedoras que mais venderam no período estudado pelo relatório, apesar da baixa de vendas na região da Europa, da África e do Oriente Médio.

Roland

As vendas ficaram estáveis, o que mantém a fabricante japonesa na quarta posição entre as maiores fornecedoras globais de impressoras de grande formato.

Mimaki

Manteve-se na quinta posição, com uma pequena diferença sobre a Ricoh, que é parceira da Mimaki. Em algumas partes do mundo, a Ricoh atualmente vende tecnologia látex e UV da Mimaki.

Fonte: IDC



Canon lança impressora de grande formato Océ PlotWave 500

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/08/2014

A Canon, fabricante de impressoras digitais, anunciou o lançamento internacional do Océ PlotWave 500, equipamento para cópia, escaneamento e impressão rápida.

Indicada para profissionais de engenharia, design e CAD, a máquina integra o scanner Océ Express II e a tecnologia exclusiva Radiant Fusing, que aumenta a velocidade do pré-aquecimento da máquina. Segundo a empresa, a tecnologia poupa uma hora de trabalho por dia.

Voltada para o mercado de impressoras técnicas, a PlotWave 500 é Energy Star 2.0 e fabricada com componentes duráveis e resistentes ao desgaste.

PlotWave 500 é indicada para empresas de CAD

PlotWave 500 é indicada para empresas de CAD

Os usuários podem submeter seus trabalhos via Océ Publisher Select ou por meio de aplicativo específico de smartphones e tablets com iOS e Android. Além disso, a máquina vem equipada com o painel Océ ClearConnect, cuja interface simples apresenta funções de visualização que ajudam os usuários a obter impressões mais rápidas e sem erros.

De acordo com a Océ, a impressora é praticamente silenciosa em modo ocioso e gera apenas 52 db (A) de som durante a impressão. Além disso, consome pouca energia graças à tecnologia Océ Radiant Fusing.

Os operadores podem definir as configurações de tarefas pelo painel Océ ClearConnect , pelo driver ou pela mesma ferramenta usada nos sistemas de grande formato da Océ, o que possibilita a criação de um fluxo de trabalho uniforme com outros equipamentos da empresa (Océ PlotWave 750, Océ PlotWave 340/360, Océ ColorWave 650 e Océ ColorWave 300).

Fonte: Canon



Xaar lança cabeça de impressão Xaar 1002 GS40

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/02/2016
Cabeça de impressão pode ser empregada na criação de efeitos exclusivos em substratos aplicados em diversos mercados

Cabeça de impressão pode ser empregada na criação de efeitos exclusivos em substratos aplicados em diversos mercados

A fabricante Xaar anunciou o lançamento da Xaar 1002 GS40, cabeça de impressão inkjet desenvolvida especialmente para aplicações com tintas e vernizes de cura UV. Segundo a empresa, o dispositivo, que já foi testado por empresas de impressão em cerâmica, possibilita a criação de efeitos com textura em rótulos, embalagens, peças gráficas e laminados de madeira.

Com a capacidade de disparar gostas com volumes entre 40 e 160 picolitros, a Xaar 1002 GS40 é indicada principalmente para a impressão de vernizes UV em grandes tiragens e altas velocidades de produção. A cabeça também pode ser usada para reproduzir grandes áreas brancas opacas (com tamanhos de pontos maiores) ou finos detalhes (com gotas menores).

De acordo com a empresa, a Xaar 1002 GS40 pode ser utilizada em conjunto com a Xaar 1002 GS6 para a criação de fundos brancos sólidos, algo recorrente entre as empresas de impressão de rótulos e embalagens. A cabeça também pode ser empregada na impressão de camadas espessas e táteis de verniz especial e efeitos texturizados que melhoram o aspecto visual de laminados de madeira fabricados pela indústria da decoração.

Além de incorporar a TF Technology, a Xaar 1002 GS40 possui uma arquitetura que permite à cabeça ter um desempenho produtivo com diversos tipos de tintas e viscosidades e em variadas temperaturas ambientais, característica essencial para quem imprime insumos de alta viscosidade e muito pigmentados, como vernizes e tintas brancas opacas.

Fonte: Xaar