Participe do Serigrafia em Ação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2018
Veja as tecnologias em funcionamento na feira Serigrafia Sign 2018

Veja as tecnologias em funcionamento na feira Serigrafia Sign 2018

O visitante da feira Serigrafia Sign 2018, que ocorre entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo, terá a oportunidade de ver, na prática, como a serigrafia e a impressão digital podem ser aplicadas em diversos segmentos, como moda esportiva, brindes promocionais, calçados, estamparia têxtil e comunicação visual. A exposição contará com o Serigrafia em Ação, espaço que oferecerá quatro visitas guiadas por dia para a demonstração prática de uma estamparia, com processos de pré-impressão, impressões serigráfica e digital.

Com patrocínio da Gênesis, Tucano Equipamentos, Global Química & Moda, Fremplast, Agabê e Saturno, a atração será dividida nos seguintes “tours”:

  • 14h00: Moda Esportiva (sábado: 11h00);
  • 15h30: Tecnologia UV (sábado:12h30);
  • 17h00: Brindes Promocionais (sábado: 14h00);
  • 18h30: Moda Rock/Geek (sábado: 15h30).

Leonardo Ishii, gerente de marketing da Gênesis Tintas e um dos idealizadores da atração, declarou: ““Este projeto visa atender desde iniciantes na serigrafia, que buscam informações sobre o mercado, até empresas consolidadas que procuram novidades e efeitos para agregar valor em seus serviços. Como o mercado é bastante amplo, nosso objetivo é mostrar que é possível explorar diversos nichos, basta estar bem informado sobre as tendências e a sazonalidade inerente a esse setor. Mostraremos as diferenças em tintas, tecidos, processos e, principalmente, na criatividade das estampas”.

As aplicações UV também estarão presentes nos tours. Para Leonardo Ishii, esse mercado é inovador pois num futuro poderá substituir as tintas à base de solvente para todos os tipos de aplicações industriais, principalmente no mercado de brindes, frascaria e comunicação visual.

Para o mercado de brindes, o Serigrafia em Ação exibirá processos com tintas à base de solvente, serigrafia tradicional e sublimação digital.

Fonte: Serigrafia Sign



Ricoh lança impressora látex de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/01/2014

Ricoh Pro L4100: nova látex do mercado de grandes formatos

Ricoh Pro L4100: nova látex do mercado de grandes formatos

A Ricoh, fabricante de equipamentos para impressão, acaba de anunciar no mercado internacional o lançamento da Ricoh Pro L4100, impressora látex de grande formato com sistema rolo a rolo. Disponível em dois formatos (de 1,3m e 1,6m de largura), a máquina emprega a paleta de cores CMKY e vem com as tintas laranja, verde e branca (que ampliam a gama de cores reproduzíveis).

Tinta

A tinta original da máquina é uma solução à base d’água que gera poucos compostos orgânicos voláteis. Além de inodora, a tinta cura à temperatua de 60°C, o que possibilita a impressão de mídias mais sensíveis ao calor. Segundo a fabricante, as tintas Ricoh oferecem durabilidade indoor de um a dois anos.

Além disso, a impressora conta com um sistema de fornecimento ininterrupto de tinta, que substitui automaticamente um cartucho vazio por outro novo e cheio de tinta.

Mídias

A Ricoh Pro L4100 imprime em substratos de PVC, lonas, ​​papéis sintéticos, papéis revestidos, papéis não revestidos, filmes, tecidos, entre outros materiais. A fabricante afirma estar ampliando a gama de substratos compatíveis por meio de um programa de certificação de mídias, realizado em parceria com a Color Concepts, empresa de normas e certificação de materiais.

Cabeças de impressão

Usando as mais recentes cabeças piezoelétricas da Ricoh, a Pro L4100 consegue imprimir com pontos variáveis, disparando gotas de tinta com volume de 4 picolitros, o que pode gerar gradações de cores mais suaves e detalhes finos, incluindo linhas e fontes pequenas.

RIP

A Ricoh Pro L4100 vem com o RIP Colorgate com padrões configuráveis, para personalização do menu de ferramentas do aplicativo, tornando-o mais intuitivo e fácil de operar.

Características técnicas

  • 7 cores: CMYK, branca, laranja e verde;
  • Última geração de cabeças de impressão Ricoh, que disparam gotas de tinta com volume de 4 picolitros;
  • Tinta látex à base d’água;
  • Velocidade de impressão: 8,2m2/h;
  • Secagem rápida da tinta;
  • Duas larguras de impressão: 1,3m e 1,6m;
  • Menor consumo de energia;
  • Temperaturas de cura mais baixas, o que reduz o consumo de energia e possibilita a impressão de materiais mais sensíveis ao calor;
  • RIP Colorgate.

Fonte: Ricoh Europa



Expositores se preparam para a Febratex 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/05/2018
Feira reunirá mais de duas mil marcas

Feira reunirá mais de duas mil marcas

A edição de 2018 da Febratex, Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, está marcada para ocorrer entre os dias 21 e 24 de agosto, em Blumenau (SC). A organizadora FCEM espera receber, durante os quatro dias de evento, milhares de compradores e visitantes qualificados, que circularão pelos cinco pavilhões da exposição, onde figurarão novidades e negócios de empresas do Brasil e de países como Alemanha, Argentina, China, Estados Unidos, Índia, Itália, Peru, Portugal, Suíça, Turquia, entre outros.

São expositores que apresentarão inovações nos segmentos de máquinas de corte e costura, bordado, estamparia digital, teares, fiação, máquinas e insumos para tinturaria e setor de lavanderia, equipamentos para enfesto, corte automático, texturização, retorção e enrolamento e matérias-primas, entre outras.

Alguns dos expositores já deram início à divulgação. É o caso da Fremplast Tintas, que apresentará a impressora sublimática CS1802, e a J-Teck Global, que levará as tintas de sublimação Digital Globaltech e equipamentos de grande formato.

Além da área de exposição, o evento contará com o Fórum Febratex de Informação, que oferecerá palestras diárias com conteúdo para o mercado, apresentado por profissionais e entidades conceituadas.

Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM, declarou: “Posicionada entre os principais eventos globais de tecnologia para a cadeia produtiva têxtil, a Febratex 2018 assume uma posição de importância estratégica para o crescimento do setor no Brasil, porque oferece aos seus visitantes uma experiência completa de atualização em equipamentos, materiais e tendências, em uma oportunidade única de interação com seus mais importantes players”.

Com previsão de reunir mais de 2.400 marcas, a feira será visitada por milhares de profissionais, que podem fazer o credenciamento grátis pelo site.

Fonte: FCEM