Participe do primeiro Congresso Nacional de Comunicação Visual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/08/2016
Congresso oferece dezenas de palestras virtuais grátis

Congresso oferece dezenas de palestras virtuais grátis

Entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro, mais de 20 palestras sobre comunicação visual poderão ser acompanhadas gratuitamente por meio do site do Congresso Nacional de Comunicação Visual.

Serão apresentadas as melhores práticas em impressão, equipamentos, materiais, envelopamento, sublimação, fachadas em ACM, acrílico, LED, routers, corte a laser, softwares e gestão de negócios.

Organizado por Danilo Lopes e Suelen Montagna, da SmartLed, as palestras, que duram entre 30 e 60 minutos, serão ministradas por especialistas do mercado. As inscrições para assistir às transmissões devem ser realizadas no site, que envia por e-mail avisos de que as palestras estão para começar. Confira a programação do evento:

29 de agosto: Fachadas

- 13h: LEDs em comunicação visual: dicas e boas práticas para que seus projetos fiquem perfeitos. Palestrante: Danilo Lopes, da SmartLed

- 15h: ACM: o material revolucionário no segmento de fachadas. Palestrante: Victor Figueiredo, da Belmetal

- 20h: Crie novas oportunidades de negócio para sua empresa fabricando letras e símbolos em XPS. Palestrante: Luis Américo, da Build Spuma

30 de agosto: Oportunidades

- 9h: Oportunidades de negócio na sublimação digital. Palestrante: Moacir Ferreira, da Gênesis Tintas

- 15h: Sublimação: Dicas e aspectos técnicos fundamentais para ter sucesso neste setor. Palestrante: Cássio Rodrigues (consultor)

- 20h: Criatividade e inovação para amplitude de mercado em comunicação visual. Palestrante: Paula Paschoalino, da VP Máquinas

31 de agosto: Cortes

- 9h: Guia de compra para router e máquinas de corte a laser. Palestrante: Bruno de Oliveira, da Engraver

- 15h: Routers e lasers: características técnicas para a escolha da máquina perfeita para o seu negócio. Palestrante: Luan Rodrigues, da Engraver

- 20h: Otimize seus projetos e aumente seus lucros sabendo como escolher a fresa correta para cortes e gravações em comunicação visual. Palestrante: Wilson Lopes, da W&F

1º de setembro: Películas & Layouts

- 9h: Aprenda a agregar mais valor em seu trabalho e utilize as melhores práticas de aplicação do mercado em decoração, envelopamento automotivo e comunicação visual. Palestrante: Fernando Bifulco, da Imprimax

- 15h: Envelopamento automotivo: resolvendo problemas frequentes. Palestrante: Thiago Sossai, da Alltak

- 20h: Dicas e práticas para a criação de logotipos, layouts de projetos em comunicação visual. Palestrante: Suelen Montagna, da SmartLed

2 de setembro: Acrílico

- 9h: Acrílico e policarbonato em seus projetos podem fazer a diferença. Palestrante: Charles Dallamico, da Bold Acrílicos

- 15h: Procedimentos e dicas práticas para os processos de dobras em termoplásticos. Palestrante: Alexandre Paschoalino, da VP Máquinas

- 20h: Criatividade e ousadia nos projetos de comunicação visual como ferramentas para diferenciação e superação da crise. Palestrante: João Orlando, do Indac

3 de setembro: Gestão

- 9h: Os principais problemas das empresas de comunicação visual e como resolvê-los. Palestrante: Wilson Giglio (consultor)

- 15h: Tenha o controle do seu negócio: aprenda a dominar as variáveis que impedem o seu negócio crescer e descubra como a harmonia entre os diferentes setores de sua empresa pode ser a peça chave para o seu sucesso. Palestrante: Geraldo Raimundo, da Mubi Sistemas

- 20h: Custo e formação do preço de venda. Palestrante: Wilson Giglio (consultor)

4 de setembro: Impressão Digital

- 9h: Oportunidades de negócio em impressão digital e como a escolha correta dos equipamentos pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio. Palestrante: Tiago Barbosa, da Roland

- 15h: Aprenda a escolher a impressora digital correta para o seu negócio e as manutenções preventivas como peças chave para a produtividade e qualidade dos seus impressos. Palestrante: Cássio Rodrigues (consultor)

- 20h: A importância dos processos de calibração e gerenciamento de cores na qualidade de impressão. Palestrante: Marcelo Copetti, da EasyColor

Fonte: Congresso Nacional de Comunicação Visual



Soyang apresenta novos substratos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2014

Mídias recobrem pisos e paredes

Mídias recobrem pisos e paredes

A Soyang, fornecedora de mídias para comunicação visual, anunciou o lançamento no mercado internacional de dois substratos, o G-Floor e o AlumiGraphics. O primeiro é uma película de PVC flexível e alta densidade, disponível em vários acabamentos, para personalização de pisos. Pode receber impressão digital UV ou solvente. Segundo a empresa, a mídia pode ser rapidamente instalada e é mais viável que os laminados convencionais para adesivação de piso.

O AlumiGraphics é uma material com base composta por foil de alumínio. Adequado para diversas aplicações, a mídia é compatível com grande variedade de tintas e pode ser utilizada sobre diferentes superfícies texturizadas, por ser maleável e fácil de moldar.

Andrew Simmons, diretor da Soyang na Europa, declarou: "Calçadas, passarelas, escadas rolantes, estacionamentos, elevadores e paredes podem ser cobertos com o AlumiGraphics, abrindo oportunidades de trabalhos em superfícies geralmente subutilizadas".

Fonte: My Print Resource



Fespa publica estudo internacional sobre impressão de grandes formatos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2018
Censo 2018 apresenta tendências da indústria global

Censo 2018 apresenta tendências da indústria global

A Fespa, federação global de empresas de impressão, revelou os principais resultados da edição 2018 de seu censo internacional, realizado em parceria com a InfoTrends, uma divisão da Keypoint Intelligence, consultoria norte-americana especializada na indústria de imagem digital.

Para o estudo, foram entrevistados 1.405 (12% a mais que no censo anterior, de 2015) de 102 países. Os dados foram coletados em 2017 nos eventos da Fespa na Europa, Ásia, México, Brasil e África do Sul. A base do censo é de entrevistados que definiram seus negócios como: impressão digital (17%), serigrafia (15%), sinalização (10%), impressão em tecido e direct-to-garment (10%), impressão comercial e reprografia (13%), artes gráficas (11%) e embalagem (4%).

Embora a federação tenha destacado (abaixo) as principais informações do estudo, o censo completo é vendido por 2.000 euros aos não associados. Porém, os membros das associações nacionais da Fespa e da Fespa Direct receberão o relatório integral e gratuitamente.

Otimismo

Assim como em 2015, os empresários seguem esperançosos: 83% dos entrevistados afirmam estar otimistas com os seus negócios. Isso tem relação direta com a expansão contínua do mercado de grande formato, que tem crescido 4,2% ao ano desde 2007. Atualmente, a produção digital representa 44% da receita total, e nos dois próximos anos, a previsão do crescimento do volume de negócios é 53%.

Demandas dos clientes

A impressão tem se transformado cada vez mais como uma indústria de serviços. Isso porque birôs e gráficas têm atendido à tendência contínua de personalização em massa. No cendo, 72% dos entrevistados relataram um aumento na demanda por entregas mais rápidas, 61% veem a necessidade crescente de pequenas tiragens e 59% observam expectativas crescentes de entrega just-in-time (JIT).

Mix de produtos

Atualmente, na área de comunicação visual, a produção é dominada pelos banners: 68% dos entrevistados produzem regularmente esses itens. Metade dos consultados enxerga o potencial de crescimento desse nicho. Os entrevistados também destacaram as placas e os outdoors entre as aplicações mais demandadas.

O PDV ganhou força: 59% das empresas cresceram nessa área. Além disso, mais da metade dos consultados passaram a produzir um volume maior de aplicações autoadesivas, como envelopamento automotivo.

O crescimento contínuo do segmento de decoração impressa também ficou evidenciado: 74% dos entrevistados expandiram seus negócios nesse segmento.

Investimento em tecnologia digital

Para responder às demandas por prazos e tiragens mais curtas, as empresas têm investido em tecnologia digital. O aumento da capacidade produtiva é uma prioridade de investimento: 54% dos entrevistados citaram esse ponto como sua principal motivação para gastos de capital.

A redução de custos é um fator importante para 53%, enquanto a diversificação para novos mercados e ofertas de produtos continua sendo um foco de investimento para 53% dos entrevistados.

Padrões de evolução tecnológica continuam em 2018. Haverá crescimento de receita em UV, látex, sublimação e impressão direta, em contraste com o declínio das tecnologias solventes, aquosas e analógicas. Em 2018, 27% dos entrevistados do segmento de sinalização planejam comprar uma impressora inkjet UV (plana ou híbrida) e 18% planejam comprar uma látex ou UV rolo a rolo.

O que critério que mais peso na hora do investimento é a produtividade: 63% citaram a velocidade como o atributo mais importante em uma nova impressora. O nível médio de investimento entre as empresas de sinalização e comunicação visual é 43% maior do que em 2015, ficando em 144.600 euros.

Tecidos

O censo de 2018 revelou um quadro detalhado do crescente segmento têxtil. Entre os entrevistados estão empresas serigráficas com foco em aplicações têxteis, produtores de tecidos e empresas de direct-to-garment.

O predomínio é do segmento de estamparia de vestuário, com as aplicações de roupas esportivas e fast fashion apresentando maior de crescimento.

A adoção da estamparia têxtil digital é mais lenta que em outros segmentos. Em todos os nichos relacionados a tecidos, a produção ainda é dominada por processos analógicos. No entanto, entre as gráficas têxteis, 56% fizeram investimentos digitais e 19% pretendem fazê-lo nos próximos dois anos. Elas visam obter benefícios, como redução do tempo de colocação de novos produtos no mercado, produção de coleções criativas personalizadas e redução do impacto ambiental ao reduzir o consumo de água e energia.

A velocidade de produção é uma prioridade de investimento para 69% dos consultados da área de tecidos, e 55% querem a capacidade de imprimir diretamente em materiais não tratados. Esses investimentos são motivados pela redução de resíduos e rápida resposta aos picos sazonais.

As empresas de tecidos e serigrafia esperam que a contribuição digital para as receitas de impressão têxtil cresça 12% nos próximos dois anos.

Demandas ambientais

O conjunto de perguntas do censo de 2018 foi ampliado para que fosse possível obter insights sobre a importância da produção ambientalmente sustentável.

As respostas mostram que os investimentos ambientais são fortemente influenciados pelos clientes: 76% dos entrevistados disseram que a demanda dos clientes por produtos ambientalmente responsáveis está moldando a estratégia de negócios, e um em cada cinco declara que é uma grande influência.

E como as gráficas e birôs estão respondendo a essa demanda? Dos entrevistados, 32% usam equipamentos com baixo consumo de energia ou certificados ambientalmente. Outras respostas incluem: treinamento em sustentabilidade, uso de tintas livres de componentes orgânicos voláteis, uso de mídias recicláveis e programas de reciclagem.

Dos prestadores de serviços de impressão, 72% puderam investir em sustentabilidade sem aumentar os preços dos produtos. Isso preservou as vendas e manteve a competitividade.

Fonte: Fespa