Orafol expande linha de vinis refletivos fluorescentes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/02/2014

Vinil laranja da marca Oralite, da Orafal

Vinil laranja da marca Oralite, da Orafol

A Orafol, fabricante alemã de vinis adesivos, lançou uma película laranja fluorescente que integrará a linha de filmes refletivos Oralite 6910 Brilliant Grade, série de materiais de alta durabilidade usados para a produção de sinalização de tráfego. Agora, a Orafol produz e vende 10 opções de vinis refletivos.

O filme laranja fluorescente tem 230 micra de espessura e apresenta as seguintes características:

  • Alto brilho;
  • Durabilidade outdoor: 12 anos (cores não fluorescentes);
  • Filme acrilato de alto desempenho;
  • Compatível com tinta serigráfica Oralite 5018;
  • Compatível com tinta digital UV Oralite 5019.

Fonte: Signpro



Kornit anuncia nova impressora direct-to-garment

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/05/2018
Storm HD6 emprega tinta branca

Storm HD6 emprega tinta branca

A fabricante Kornit anunciou a Storm HD6, impressora direct-to-garment indicada para estamparias de médio porte. Em comparação à antecessora Storm Hexa, a nova máquina é capaz de reduzir em 30% o consumo de tinta e o custo por estampa.

Com tecnologia de impressão direta em vestuários, a máquina inclui seis canais de tinta (CMYK, branco e vermelho ou verde), para reproduzir maior gama de cores especiais e reproduzir logos corporativos ou de equipes esportivas.

A Storm HD6 inclui tanques de 4 litros de tintas NeoPigment Rapid, que foram desenvolvidas especificamente para a tecnologia HD da Kornit e oferecem maior opacidade e saturação, além de melhor tato.

A máquina roda com o RIP Professional, da ColorGate, que vem com recursos de gerenciamento de cores, criação de base branca e bibliotecas de cores predefinidas.

Omer Kulka, vice-presidente de marketing da Kornit, comentou: “Com base no sucesso da série Avalanche HD, estamos agora expandindo a tecnologia HD para a plataforma Storm, proporcionando acesso a essa tecnologia para empresas com demandas mais amenas”.

A previsão é de que a Storm HD6 estará disponível comercialmente no quarto trimestre de 2018.

Fonte: Kornit



Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.

Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.

Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.

Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:

Otimismo

Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.

Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço

A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.

Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa

Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).

Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.

A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.

Tecnologia digital possibilita mudanças

Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.

Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.

A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.

Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração

Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.

A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização

Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fonte: Fespa