Novo filme para adesivação de pisos PanoRama CourtWrap

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2016
PanoRama CourtWrap foi desenvolvido para aplicações extremas em pisos indoor

PanoRama CourtWrap foi desenvolvido para aplicações extremas em pisos indoor

A DaVinci, fornecedora norte-americana, anunciou no mercado internacional o PanoRama CourtWrap, filme adesivo de alto desempenho para aplicações em pisos. Desenvolvida especialmente para ambientes esportivos, como quadras de vôlei e basquete, a mídia é indicada para uma variedade de superfícies lisas e planas, incluindo metal pintado, vidro, telha, madeira, entre outras.

Disponível em rolos de 54 polegadas de largura, o PanoRama CourtWrap pode ser facilmente instalado, removido e reposicionado. A mídia é composta por um filme de 8mm de PET e vinil e dura de 6 a 12 meses em pisos e de 24 a 36 meses para aplicações em paredes e janelas.

Para melhorar as características do vinil, a empresa recomenda laminá-lo com o filme PanoRama CourtWrap Protect, que tem adesivo acrílico transparente e permanente e liner de papel siliconado de 63g/m2.

Fonte: DaVinci



A impressão digital em tecidos como ferramenta para reduzir impactos ambientais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/07/2016
Além das qualidades técnicas e produtivas, a impressão digital têxtil pode ser uma grande ferramenta de sustentabilidade

Além das qualidades técnicas e produtivas, a impressão digital têxtil pode ser uma grande ferramenta de sustentabilidade

Os argumentos para a adoção de tecnologias de impressão digital têxtil são os mesmos usados em outros segmentos: possibilidade de estampar peças sob medida e em curto prazo, personalização e produção sob demanda. Além disso, a impressão digital reduz desperdícios e aumenta o controle sobre custos por minimizar o inventário. Mas há um benefício que parece superar todos os outros: a sustentabilidade.

Depois da agricultura, a produção têxtil é a maior poluidora de água do mundo, por causa sobretudo dos processos de tingimento. O Banco Mundial estima que o setor de tecidos é responsável por mais de 20% da poluição da água industrial. Para se ter uma ideia, de acordo com o governo britânico, a indústria têxtil do Reino Unido produz anualmente 3,1 milhões de toneladas de CO2, 2 milhões de toneladas de resíduos e 70 milhões de toneladas de água.

Fica pior. O tratamento, o tingimento e a lavagem dos tecidos também causam impactos no ar e no solo. Mais de 2 mil produtos químicos, como benzidina, toluidina, amoníaco, cloro e metais pesados são utilizados em vários agentes antiespumantes, corantes, detergentes e branqueadores.

A produção têxtil lida com dezenas de químicos tóxicos, como formaldeído, cloro, chumbo e mercúrio, que são despejados em cursos de água. Nitrogênio e óxidos de enxofre são emitidos de caldeiras, e apesar de os refugos têxteis poderem ser reciclados, grande parte deles acaba sendo direcionada a aterros.

Tecnologias que atenuam os impactos negativos na produção têxtil devem ser bem-vindas, sobretudo por grandes marcas que buscam melhorar seu desempenho socioambiental. A impressão digital é essa tecnologia. Ela é ainda pouco explorada no mercado têxtil. No entanto, está ganhando terreno, sobretudo entre empresas que precisam reduzir estoques e resíduos. Tecnologias como a Kornit Vulcan empregam um processo livre de água e trabalham com fibras naturais, sintéticas e mistas.

A impressão digital está avançando e tornando mais fácil adicionar determinadas características aos tecidos. Além disso, há revestimentos que podem conferir propriedades isolantes ao tecido ao bloquear a radiação infravermelha.

Tecidos podem receber revestimentos que amaciam e repelem insetos, fungos e micróbios, ou para torná-los retardante ao fogo e proteger o usuário de radiação UV. Os tecidos podem ser tratados para repelir sujeira e água ou para serem condutivos ou receber impressão com material fotovoltaico.

Levar essas informações aos grandes players da indústria têxtil deve ser o objetivo de todos os fabricantes de impressão digital têxtil. Devemos aprender com as experiências no setor comercial, o qual levou anos para reconhecer a impressão digital como um concorrente tecnológico válido.

O conhecimento sobre os benefícios da impressão digital nos setores de moda e tecidos ainda é pequeno, e isso tem de mudar.

 

Esse artigo foi escrito por Laurel Brunner e publicado no site da Fespa em 18 de julho de 2016. O Portal InfoSign foi responsável por traduzir e adaptar o texto.



Ricoh adquire a LAC Corporation

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/11/2018
Empresa adquirida desenvolve tecnologias inkjet que estampam superfícies 3D

Empresa adquirida desenvolve tecnologias inkjet que estampam superfícies 3D

A Ricoh anunciou ter concluído um acordo para comprar a LAC Corporation, empresa desenvolvedora de tecnologias a jato de tinta de impressão em superfícies tridimensionais, como laterais de veículos (carros, caminhões e aviões), pneus, garrafas de vidro, entre outros objetos. A aquisição visa fortalecer o negócio de impressão industrial da Ricoh, e a transferência das ações será concluída no dia 31 de outubro de 2018.

Fundada em 1983, a LAC possui tecnologia exclusiva que dispara tinta de alta viscosidade e permite a impressão direta em objetos tridimensionais. Trata-se de uma solução que suporta sistemas industriais para estampar carros e cilindros de gás liquefeito de petróleo, por exemplo.

Em fevereiro de 2018, a Ricoh anunciou sua estratégia de crescimento, a “Ricoh Ignite”, que definiu expandir seu portfólio de tecnologias ofertadas. Por mais de 40 anos, a empresa vem desenvolvendo tecnologias inkjet, aplicadas a diversos segmentos (de escritórios, comercial e industrial).

Fonte: Ricoh