Novo app da X-Rite realiza calibração de dispositivos móveis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/04/2014

ColorTRUE calibra smartphones e tablets usados na produção de impressos

ColorTRUE calibra smartphones e tablets usados na produção de impressos

A X-Rite, desenvolvedora de soluções para gerenciamento de cores, anunciou o ColorTrue, aplicativo de calibração desenvolvido para dispositivos móveis. Grátis, o app confere maior precisão na visualização de imagens em tablets e smartphones. Disponível tanto para iOS quanto para Android, ele pode ser baixado na Apple App Store e na Google App Store.

Além de criar perfis, o ColorTrue apresenta uma "galeria", pela qual é possível visualizar imagens com alta precisão de cores. Segundo a empresa, a calibração é rápida, fácil e exige apenas um dispositivo de medição de cores da X-Rite para ser realizada.

Para aparelhos que usam iOS, basta conectar um dispositivo ColorMunki Display, ColorMunki Smile, i1Display Pro ou i1Pro 2 a um computador na mesma rede wireless do mobile. Depois, é só rodar o app e posicionar o dispositivo de medição na frente do iPad ou do iPhone.

Para Android, basta plugar o ColorMunki Display ou o i1Display Pro diretamente no dispositivo, usar o adaptador USB e iniciar o app.

O aplicativo traz também as seguintes ferramentas:

  • Antes e depois: compara imagens que foram calibradas com outras que não passaram pelo mesmo processo;
  • Compensação de luz do ambiente: exibe imagens em diferentes condições de iluminação;
  • Simulação de impressão: fornece uma prévia das imagens com perfis de cores da impressora (soft proofing);
  • Seleção de ponto branco: para combinação óptica entre tablet e desktop, escolhendo entre D65, D50 ou nativo.

Assista ao vídeo que a X-Rite produziu para mostrar a solução em funcionamento:

Fonte: X-Rite



Fabricante norte-americana lança dispositivo para armazenar substratos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/01/2013

HangMyMedia: dispositivo para estoque de mídias

HangMyMedia: dispositivo para estoque de mídias

A Prodeco, fabricante norte-americana de produtos gráficos, anunciou o "HangMyMedia", um novo mecanismo para armazenamento e movimentação de substratos usados em impressoras de grande formato.

Baseado em torno de um dispositivo suspenso que dá suporte a vários rolos de mídia com larguras entre 0,3m e 1,6m, o sistema também possui rodas para que possa ser facilmente movimentado.

"Com uma quantidade cada vez maior de mídias em estoque, fica difícil ter o controle de todas elas", disse Kurt Coralline, da Prodeco. "Esse dispositivo não só possibilita o inventário de substratos estocados, mas também reduz a desordem no chão de fábrica".

Cada rolo recebe uma etiqueta, que é regravável.  Para alterar o estoque, basta limpar a etiqueta com um pano úmido e escrever nela novamente.

Fonte: MyPrintResource. Texto: InfoSign



Nova cabeça de impressão Dimatix para máquinas inkjet industrial

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/11/2012

A Fujifilm, por meio da subsidiária Dimatix, lança a cabeça de impressão StarFire SG-1024/MA, especialmente projetada para impressoras a jato de tinta única passada.

O novo dispositivo trabalha com resolução de 400dpi e fluidos na faixa 8 a 20 centipoise. Tem 1.024 nozzles (orifícios), organizados em oito linhas, que podem ejetar tinta simultânea ou individualmente, disparando em frequência de até 35 kHz.

A novidade também incorpora as tecnologias RediJet e VersaDrop™. A primeira engloba inovações como superfícies especialmente revestidas, eletrônicos internos e recirculação contínua de tinta. Já a segunda, diminui o tempo de preparo e manutenção, além de entregar pontos variáveis, em velocidades industriais e impressão grayscale.

cabeça de impressão Fuji

StarFire SG-1024/MA: nova cabeça de impressão fabricada pela Dimatix

De acordo com a Fujifilm, a tecnologia VersaDrop aumenta a flexibilidade da cabeça de impressão StarFire porque pode expandir o volume da gota para mais de 80 picolitros, o que produz coberturas maiores.

A cabeça de impressão contém uma placa de metal reforçada na área dos nozzles que permite disparar tintas UV, à base d’água e solvente, para aplicações têxteis e industriais. O dispositivo também foi projetado para suportar a abrasão.

"Esses atributos são importantes para garantir o disparo de tintas muito concentradas (de pigmento ou corante) e de rápida secagem, características essenciais na impressão de alta velocidade, algo intrínseco nas máquinas única passada voltadas para aplicações têxteis", explicou Russ Brown, gerente da fabricante.

Veja mais algumas características técnicas da nova cabeça de impressão da Dimatix:

Número de jatos endereçáveis 1024
Largura da impressão 64.96mm
Espaço do nozzle 0,0635mm (400 dpi)
Retidão do jato (1 sigma) 1.5mrad [0.085°]
Temperatura da tinta em operação Acima de 60°C
Viscosidade do fluido 8 – 20cP
Outros fluidos compatíveis Tintas à base de óleo
Peso 320g
Volumes da gota 20 a 70 pl (picolitros)
Produtividade
volume da gota Frequência máxima
26 pl (picolitros) 35 kHz
65 pl (picolitros) 14 kHz

Fonte: Fujifilm. Texto: InfoSign