Nova cabeça de impressão Dimatix para máquinas inkjet industrial

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/11/2012

A Fujifilm, por meio da subsidiária Dimatix, lança a cabeça de impressão StarFire SG-1024/MA, especialmente projetada para impressoras a jato de tinta única passada.

O novo dispositivo trabalha com resolução de 400dpi e fluidos na faixa 8 a 20 centipoise. Tem 1.024 nozzles (orifícios), organizados em oito linhas, que podem ejetar tinta simultânea ou individualmente, disparando em frequência de até 35 kHz.

A novidade também incorpora as tecnologias RediJet e VersaDrop™. A primeira engloba inovações como superfícies especialmente revestidas, eletrônicos internos e recirculação contínua de tinta. Já a segunda, diminui o tempo de preparo e manutenção, além de entregar pontos variáveis, em velocidades industriais e impressão grayscale.

cabeça de impressão Fuji

StarFire SG-1024/MA: nova cabeça de impressão fabricada pela Dimatix

De acordo com a Fujifilm, a tecnologia VersaDrop aumenta a flexibilidade da cabeça de impressão StarFire porque pode expandir o volume da gota para mais de 80 picolitros, o que produz coberturas maiores.

A cabeça de impressão contém uma placa de metal reforçada na área dos nozzles que permite disparar tintas UV, à base d’água e solvente, para aplicações têxteis e industriais. O dispositivo também foi projetado para suportar a abrasão.

"Esses atributos são importantes para garantir o disparo de tintas muito concentradas (de pigmento ou corante) e de rápida secagem, características essenciais na impressão de alta velocidade, algo intrínseco nas máquinas única passada voltadas para aplicações têxteis", explicou Russ Brown, gerente da fabricante.

Veja mais algumas características técnicas da nova cabeça de impressão da Dimatix:

Número de jatos endereçáveis 1024
Largura da impressão 64.96mm
Espaço do nozzle 0,0635mm (400 dpi)
Retidão do jato (1 sigma) 1.5mrad [0.085°]
Temperatura da tinta em operação Acima de 60°C
Viscosidade do fluido 8 – 20cP
Outros fluidos compatíveis Tintas à base de óleo
Peso 320g
Volumes da gota 20 a 70 pl (picolitros)
Produtividade
volume da gota Frequência máxima
26 pl (picolitros) 35 kHz
65 pl (picolitros) 14 kHz

Fonte: Fujifilm. Texto: InfoSign

 



HP desenvolve nova geração de cabeças de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2015

Tecnologia High Definition Nozzle Architecture (HDNA) está em fase de teste

Tecnologia High Definition Nozzle Architecture (HDNA) está em fase de teste

A HP, desenvolvedora de tecnologias, anunciou a nova cabeça de impressão High Definition Nozzle Architecture (HDNA). Térmico, o dispositivo possui sistema de duplo canal e trabalha em resolução de 2400dpi e velocidade 33% maior que as cabeças térmicas antecessoras da HP.

As cabeças HP HDNA são capazes de disparar pontos pequenos e grandes, o que melhora a impressão de detalhes finos e transições suaves de cor.

Trata-se da quarta geração de cabeças que empregam tecnologia MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems), a qual permite o aumento da densidade de nozzles (maior resolução de impressão) e a criação de circuitos integrados.

A arquitetura modular da cabeça permite que donos de impressoras inkjet rotativa (web press) façam upgrade em seus sistemas de impressão. Isso quer dizer que eles podem aumentar a qualidade e a velocidade à medida que novas tecnologias são lançadas. Portanto, além de melhorar resolução e velocidade, a HP HDNA pode receber upgrades.

A tecnologia causará impacto em diversas áreas, como na impressão de grande formato e escritório e no mercado consumidor.

Fonte: Info Trends



RIP da Caldera chega à versão 11.2

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/02/2018
Software será demonstrado na feira C!Print 2018

Software será demonstrado na feira C!Print 2018

A desenvolvedora Caldera anunciou a versão 11.2 de seu software RIP homônimo, que será exibida na C!Print, feira que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de fevereiro, na França.

Segundo a empresa, três novos recursos foram inseridos no aplicativo: o HelpLinks, o ContourNesting 180º e o MultiLayer. Além disso, o RIP passou a suportar a plataforma para espectrofotômetros TotalColor qb.

O HelpLinks permite que os usuários adicionem links nas páginas do CalderaDesk por meio dos módulos Caldera RIP. A ContourNesting 180º é uma ferramenta que ajuda a economizar o gasto com mídias por executar a impressão seguindo a direção da fibra, uma característica especialmente útil para clientes que trabalham com tecidos. A MultiLayer é capaz de imprimir várias camadas com imagens diferentes. Esse recurso, indicado para aplicações retroiluminadas, permite que diferentes versões da mesma imagem apareçam de acordo com a iluminação do espaço onde a mídia foi instalada.

A versão 11.2 do Caldera também recebeu aprimoramentos nos recursos de corte, como a nova opção Background, que define a cor em torno das marcas de registro, para ajudar a detecção das próprias marcas. O software também oferece a capacidade de adicionar um quadro cortável em torno de códigos de barras ou QR codes. Outra função de corte é a Rewind At End, que permite rebobinar a mídia (ou não) após o corte, para mudar a lâmina ou terminar o trabalho.

A empresa também destacou aperfeiçoamentos em algumas ferramentas de cores, como os mapas Rosing Overinking e Flower Bleeding, que podem ser usados para melhorar a limitação das tintas, e a opção Spot Channels permite o carregamento de cores especiais duas vezes mais rápido em arquivos Tiff e PSD.

Fonte: Caldera