Nova cabeça de impressão Dimatix para máquinas inkjet industrial

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/11/2012

A Fujifilm, por meio da subsidiária Dimatix, lança a cabeça de impressão StarFire SG-1024/MA, especialmente projetada para impressoras a jato de tinta única passada.

O novo dispositivo trabalha com resolução de 400dpi e fluidos na faixa 8 a 20 centipoise. Tem 1.024 nozzles (orifícios), organizados em oito linhas, que podem ejetar tinta simultânea ou individualmente, disparando em frequência de até 35 kHz.

A novidade também incorpora as tecnologias RediJet e VersaDrop™. A primeira engloba inovações como superfícies especialmente revestidas, eletrônicos internos e recirculação contínua de tinta. Já a segunda, diminui o tempo de preparo e manutenção, além de entregar pontos variáveis, em velocidades industriais e impressão grayscale.

cabeça de impressão Fuji

StarFire SG-1024/MA: nova cabeça de impressão fabricada pela Dimatix

De acordo com a Fujifilm, a tecnologia VersaDrop aumenta a flexibilidade da cabeça de impressão StarFire porque pode expandir o volume da gota para mais de 80 picolitros, o que produz coberturas maiores.

A cabeça de impressão contém uma placa de metal reforçada na área dos nozzles que permite disparar tintas UV, à base d’água e solvente, para aplicações têxteis e industriais. O dispositivo também foi projetado para suportar a abrasão.

"Esses atributos são importantes para garantir o disparo de tintas muito concentradas (de pigmento ou corante) e de rápida secagem, características essenciais na impressão de alta velocidade, algo intrínseco nas máquinas única passada voltadas para aplicações têxteis", explicou Russ Brown, gerente da fabricante.

Veja mais algumas características técnicas da nova cabeça de impressão da Dimatix:

Número de jatos endereçáveis 1024
Largura da impressão 64.96mm
Espaço do nozzle 0,0635mm (400 dpi)
Retidão do jato (1 sigma) 1.5mrad [0.085°]
Temperatura da tinta em operação Acima de 60°C
Viscosidade do fluido 8 – 20cP
Outros fluidos compatíveis Tintas à base de óleo
Peso 320g
Volumes da gota 20 a 70 pl (picolitros)
Produtividade
volume da gota Frequência máxima
26 pl (picolitros) 35 kHz
65 pl (picolitros) 14 kHz

Fonte: Fujifilm. Texto: InfoSign

 



Gênesis promove workshop on-line grátis sobre estamparia

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/11/2016
Evento é indicado para serígrafos e interessados em estamparia têxtil

Evento é indicado para serígrafos e interessados em estamparia têxtil

A Gênesis Tintas, fabricante de insumos para serigrafia e impressão digital, está promovendo o 1º Workshop da Estamparia de Sucesso. Gratuito e on-line, o evento ocorre entre os dias 21 de novembro e 5 de dezembro. O interessado em participar só precisa entrar no site e se inscrever.

Segundo a empresa, o workshop é uma forma de contribuir com o crescimento do mercado. É indicado para todos os interessados em serigrafia e estamparia, sobretudo empresários e técnicos. Dicas de organização entre outras informações serão abordadas nas aulas, que também ficarão disponíveis para que se assista a elas em qualquer hora e lugar.

Além do workshop, a Gênesis Tintas tem promovido outras ações em plataformas digitais, como a Terça de Sucesso, na qual há encontros e dicas são dadas por meio de vídeos e pelo site da empresa.

A empresa também disponibilizou um e-book sobre estamparia. Acesse o link parra baixá-lo.

Fonte: Gênesis Tintas



Região italiana ganha destaque como polo produtor de impressoras têxteis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2014

Na cidade de Milão e no entorno do lago Como estão concentradas diversas fabricantes de impressoras digitais para estamparia têxtil

Na cidade de Milão e no entorno do lago de Como estão concentradas diversas fabricantes de impressoras digitais para estamparia têxtil

Há séculos, a cidade de Milão e a região do lago de Como, na Itália, foram polos definidores de tendências para as indústrias de moda e decoração. Trata-se de um centro de inovação em impressão de tecidos – muito influenciada recentemente pelos sistemas digitais.

Os primeiros equipamentos a jato de tinta para estamparia têxtil começaram a ser fabricados na década de 1990, por empresas locais, como Robustelli. Atualmente, a região conta com fabricantes como AlephF-Tex, DurstKornitReggianiMS Printing – empresas que vêm transformando o mercado de tecidos, como ponta de lança de eficiência produtiva e sustentabilidade.

Com as impressoras digitais mais recentes, a Miroglio Textile, por exemplo, conseguiu reduzir o consumo de água em mais de 90% e diminuiu drasticamente a emissão de CO2.

Pesquisa do InfoTrends indica que em 2013 cerca de 370 milhões de metros quadrados de tecidos foram produzidos digitalmente para vestuário, decoração e aplicações industriais. A tendência é que o número cresça nos próximos anos.

Fonte: My Print Resource