Mimaki lança versão 5 do RasterLink6

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/08/2016
Software RIP inclui bibliotecas de cores Pantone

Software RIP inclui bibliotecas de cores Pantone

A Mimaki, fabricante de impressoras digitais, anunciou a disponibilidade da versão 5 do software RIP RasterLink6. Entre as novas ferramentas do aplicativo estão a inclusão de bibliotecas de cores Pantone, substituição de cores por meio de medições de espectrofotômetro e suporte para criação de marcas de corte em equipamentos Fotoba.

Entre as bibliotecas de cores que integram o software estão a Pantone+ Solid Coated e a Pantone+ Solid Uncoated. As cores especiais Pantone dos arquivos são automaticamente detectadas e convertidas em padrões CMYK mais acurados. Outras inclusões foram a coleção DIC compatível com Adobe Illustrator e a seleção de cores originais Mimaki.

Outra vantagem da versão 5.0 do RasterLink6 é ela eliminar a necessidade de software de cor ao permitir a utilização de um espectrofotômetro para medir amostras impressas. Além disso, as cores usadas com frequência podem ser armazenadas na coleção, o que permite reproduções mais precisas e reduz tempo e custos. Alguns dos aparelhos compatíveis são os modelos X-Rite i1Pro e i1Pro 2.

O aplicativo também passou a oferecer a possibilidade de criar marcas de corte para máquinas Fotoba diretamente das janelas de operação do Rasterlink6. Essa nova funcionalidade simplifica a produção, permitindo que os operadores criem marcas por meio do RIP sem a necessidade de software de design adicional.

Visite o site para mais informações sobre RasterLink6 RIP e para baixar a versão 5.0.

Fonte: Mimaki



Como resolver problemas na sublimação – Parte 3: Prensagem

Por João Leodonio em 17/11/2017
Saiba o que fazer para evitar e corrigir falhas encontradas na prensagem

Saiba o que fazer para evitar e corrigir falhas encontradas na prensagem

Além de conhecer e sanar eventuais problemas de impressão e de pré-impressão, saiba como evitar falhas na prensagem na produção de estampas sublimadas.

Problema: imagem lavada

Imagens lavadas são causadas por tecidos com algodão. Quanto mais algodão, maior o efeito de “lavado” (sem definição).

Recomendação: usar tecidos cuja composição seja totalmente de poliéster ou poliéster com pouco elastano. Apenas em último caso devem ser usados tecidos com algodão. Saiba que, quanto mais poliéster, melhor será definição da imagem. Realize sempre testes antes de comprar o tecido.

Realize teste e use o tecido correto para evitar problemas de definição de imagem

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Problema: sombra

As sombras são muito comuns em tecidos que encolhem. Esse problema acontece em todo o tipo de impressão, mas fica mais evidente em cores chapadas e áreas pequenas, como textos ou contornos, em que aparecem sombras provenientes do arrasto do encolhimento do tecido.

Recomendação: testar o tecido antes da compra. No momento da prensagem, fazer um pré-encolhimento com a mesma temperatura da prensagem por, no máximo, oito segundos e sem estampa - apenas para que o tecido encolha. Em seguida, prensar normalmente. Esse procedimento praticamente elimina as sombras ou dublagem por encolhimento.

Realize o pré-encolhimento do tecido para evitar as sombras na imagem

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Problemas de prensa: falta de imagem nos cantos e manchas brancas e de tintas

Um dos problemas mais graves na prensagem, o surgimento de manchas nos tecidos pode gerar grandes perdas financeiras. Em muitos casos, a empresa que prensa esconde as manchas, e o cliente só toma conhecimento delas quando volta da costura, o que aumenta mais ainda os prejuízos. São comuns manchas coloridas como se fossem tinta borrifada no tecido. Quando o papel é menor que a peça, pode surgir uma espécie de moldura colorida (efeito “moldura”) na área onde termina o papel.

Recomendação: limpar constante a prensa e trocar a proteção que fica abaixo do tecido (na hora da prensagem). A limpeza deverá ser feita com etanol (combustível) quando a prensa estiver fria ou com limpador doméstico com a prensa quente (limpeza pesada). Antes de ligar a prensa, realize a limpeza com etanol, sempre movimentado o pano de dentro para fora (nunca de forma circular), até que toda tinta seja eliminada. Também deve-se limpar todos os cantos da chapa onde encontra-se a resistência. O pano pode ser lavado e reutilizado durante a limpeza.

Já o efeito “moldura” pode ser um problema gerado pelo refile do papel (faca da guilhotina suja). Para evitá-lo, recomenda-se recortar toda a borda do papel. Avalie, também, se não há excesso de pressão. Nesse caso, recomenda-se diminuir a pressão, sem prejuízo para a qualidade do serviço.

O efeito “moldura” ocorre quando o papel é menor que a peça

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Problema: falha da imagem

É um problema quase sempre causado pela má preparação da prensa. Portanto, a prensa tem de estar corretamente preparada. Caso contrário, as manchas brancas serão recorrentes.

Recomendação: na base da prensa, utilizar borracha siliconada ou espuma preta com densidade 28. Acima, colocar uma malha branca e, sobre ela, um papel kraft de 300g/m2. Em cima de todos esses materiais, inserir o tecido que será sublimado. Além disso, deve-se verificar a pressão ideal, testando com tecido branco e papel com impressão chapada (de preferência, preto), pois assim regula-se a pressão em todas as áreas da prensa.

Mantenha a prensa em condições ideias para evitar manchas

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Problema: quebra de prensa

Muitas empresas adquirem uma prensa sem testar antes a qualidade e a capacidade operacional do equipamento. Cuidado com as marcas (nacionais ou importadas) que não estão preparadas para fornecer um bom serviço de pós-venda e assistência técnica. Há, ainda, casos em que leigos tentam montar as suas próprias prensas, na expectativa de gastar menos dinheiro. Os resultados dessa “economia porca” são previsíveis.

Recomendação: pesquisar e fazer a relação custo x benefício. Considerar que nem sempre o mais barato (ou o mais caro) é a melhor opção. Sobre prensas importadas, é preciso frisar: existem muitas revendas que prometem manutenção no pós-venda. Nesse caso, é preciso tomar muito cuidado, pois o problema se torna crítico quando o equipamento quebra, e o fornecedor não tem condições de ajudar na manutenção, por falta de peças de reposição, habilidade ou pessoal técnico.

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático

 



SGIA anuncia renovação de site e novos serviços

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/03/2014

Novo site da SGIA tem ferramentas que otimizam as pesquisas feitas pelos associados

Novo site da SGIA há ferramentas que otimizam as pesquisas feitas pelos associados

O portal da SGIA, Speciality Graphic Imaging Association, passou por reformulação recentemente. Segundo a associação, o site apresenta nova dinâmica de interatividade e contém diversas páginas que dão suporte a todas as comunidades agregadas à instituição. A SGIA recomenda a visitação dos seguintes endereços:

  • SGIA.org: para birôs e gráficas digitais e empresas que produzem eletrônicos impressos;
  • SGIA.org/garment: para empresas do mercado de impressão têxtil.

A associação dá algumas dicas que ajudam a entender as novas funções e ferramentas do site.

Fonte: SGIA