Mimaki lança impressoras têxtil e 3D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/03/2017
Equipamentos serão apresentados em primeira mão na Fespa 2017

Equipamentos serão apresentados em primeira mão na Fespa 2017

A filial europeia da Mimaki estará presente na Fespa 2017, feira que ocorre entre os dias 8 e 12 de maio, na Alemanha. Em dois estandes que somam 534 metros quadrados, a fabricante apresentará seu vasto portfólio de soluções e lançará equipamentos para estamparia têxtil digital e impressão 3D.

Para os empresários do segmento de tecidos, a Mimaki destacará o Tx300P-1800, equipamento para impressão direta que trabalha tanto com tinta pigmentada quanto com sublimática. Isso significa que a mesma impressora estampa substratos têxteis diversos e sem a necessidade de mudar o sistema de alimentação de tinta.

O lançamento da fabricante para a indústria de tecidos será a Tiger-1800B, desenvolvida pela italiana La Meccanica, recém-adquirida pela Mimaki. Indicada para produção de altos volumes, a impressora pode trabalhar na velocidade máxima de 390m2/h.

Os visitantes do estande da Mimaki poderão ver de perto o protótipo do mais recente investimento da empresa no segmento de impressão 3D. Trata-se de um equipamento UV capaz de estampar mais de 10 milhões de combinações de cores e imagens com padrões de linhas muito detalhadas e finas. A impressora também emprega verniz que pode ser combinado com as tintas de processo (CMYK), para criar modelos semitransparentes.

A Mimaki também informou que durante a Fespa 2017 revelará mais detalhes sobre a JFX200-2531, impressora plana com mesa em formato maior do que os padrões do mercado.

Fonte: Mimaki Europe



Impressoras Mimaki: procedimento de parada de final de ano

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/12/2013

Promoção da Mimaki vai até dia 20 de dezembro

Antes de entrar em férias, realize os procedimentos abaixo na sua impressora Mimaki

Não é raro encontrar técnicos e empresários que, ao voltarem de férias, deparam com problemas técnicos e de funcionamento em suas impressoras digitais.

Quando as máquinas ficam muito tempo inoperantes (um mês, por exemplo), as cabeças ressecam, o que pode causar a avaria dessas peças. Consequentemente, surgem falhas de impressão, entre outros transtornos na produção.

Isso pode ser evitado com um procedimento bem simples: antes de sair para o descanso, realize as manutenções preventivas nos equipamentos, para deixá-los em condições ideais enquanto estiverem sem operar, principalmente por um longo período.

A seguir, acompanhe os procedimentos que devem ser realizados para manter as impressoras Mimaki funcionando de forma correta por longos períodos de inutilização.

Primeiramente, realiza-se a Limpeza do tubo da bomba e em seguida, o Nozzle Wash. A impressora deve estar desligada durante o procedimento.

Ao ligar a impressora no retorno ao trabalho, deve-se realizar o Fill up ink e o teste Print (draw), para verificar as condições da máquina.

Limpeza do tubo da bomba

Cuidado: não insira nenhum cartucho exceto o de solução de limpeza no slot correspondente.

Importante: se houver algum problema com o tanque de tinta residual, o visor exibirá uma das mensagens abaixo. Siga as instruções exibidas para retornar às condições normais.

Procedimento parada Mimaki 1

1. Assegure-se de que a impressora esteja no modo LOCAL e então pressione a tecla [ST.MAINT]. Caso esteja no modo REMOTE, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 2

2. Selecione [PUMP TUBE WASH] pressionando a tecla mostrada abaixo cinco vezes e pressione a tecla [ENTER]:

Procedimento parada Mimaki 3

Importante: a seguinte tela aparecerá se for necessário reabastecer o líquido de limpeza:

Procedimento parada Mimaki 4

3. A parte interna dos tubos da bomba são lavados.

Procedimento parada Mimaki 5

Nozzle Wash

Realize esse para evitar que os nozzles entupam com tinta coagulada.

Cuidado: Utilize os óculos de segurança e luvas. A tinta contém um solvente orgânico. Se a tinta cair na pele ou entrar em contato com os olhos, lave-os completa e imediatamente com água. Consulte um médico assim que possível (quando tinta solvente é utilizada).

Importante: Se ambos os cartuchos em um conjunto estiverem com o status [INK NEAR END] ou [INKEND], a função de limpeza de bocais (sucção de tinta) não é ativada. Substitua os cartuchos com os status [INKNEAR END] ou [INKEND] por cartuchos com quantidade suficiente de tinta. Para limpeza, recomendamos o uso de uma haste de limpeza. Se uma haste de algodão for utilizada, resquícios podem causar falhas na impressão.

1. Assegure-se de que a impressora esteja no modo LOCAL e então pressione a tecla [ST.MAINT]. Se estiver no modo REMOTE, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 6

2. Selecione [NOZZLE WASH] pressionando a tecla mostrada abaixo duas vezes e pressione a tecla [ENTER]. A carruagem deixará a estação de coroamento.

Procedimento parada Mimaki 7

3. Abra a tampa de manutenção direita.

Procedimento parada Mimaki 8

4. Retire a lâmina de limpeza segurando nas travas das extremidades.

Procedimento parada Mimaki 9

5. Remova a tinta da lâmina, do suporte e dos arredores do slot utilizando uma haste de algodão umedecida com solução de limpeza.

Substitua a lâmina por uma nova se estiver muito suja ou curvada. Para substituir a lâmina de limpeza, finalize o trabalho explicado aqui e então siga o procedimento de substituição da lâmina.

Procedimento parada Mimaki 10

6. Após limpar a lâmina, coloque-a em posição segurando as projeções nas extremidades. Preste atenção na direção da lâmina.

Procedimento manutenção Mimaki

7. Pressione a tecla [ENTER].

Procedimento parada Mimaki 11

8. Preencha as tampas com solução de limpeza utilizando um conta-gotas

Procedimento parada Mimaki 12

9. Feche a tampa de manutenção e pressione a tecla [ENTER]

Procedimento parada Mimaki 13

10. Defina o tempo de espera utilizando as teclas mostradas abaixo (normalmente, definida em 1 minuto):

Procedimento parada Mimaki 14

11. Pressione a tecla [ENTER]. A carruagem retorna a estação. Os bocais são tampados e o visor continua mostrando o tempo de espera definido. Antes do fim do tempo de espera, a impressora deverá ser desligada na chave geral em meio ao processo de nozzle wash para que a cabeça de impressão fique submersa no líquido de limpeza. A máquina só poderá ficar desativada desde que todo esse procedimento seja realizado. Ao reativar o equipamento, realize o Fill up ink (a seguir).

Fill up ink

Execute a função [FILL UP INK]

1. Certifique-se de que a impressora está em modo LOCAL, e então selecione [MAINTENANCE] utilizando a tecla [FUNCTION] e então pressione a tecla [ENTER]. Se a impressora estiver em modo REMOTO, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 15

2. Selecione [HD.MAINTENANCE] pressionando a tecla mostrada abaixo duas vezes e então pressione a tecla [ENTER].

Procedimento parada Mimaki 16

3. Selecione os cabeçotes a serem limpos utilizando as teclas mostradas abaixo e pressione a tecla [ENTER]. Selecione um conjunto de cabeçotes: 1 e 2 ou 3 e 4.

Procedimento parada Mimaki 17

Se houver algum problema do tanque de tinta residual, o visor apresentará uma das mensagens a seguir. Siga as instruções do visor para restaurar as condições normais.

Procedimento parada Mimaki 18

4. Veja o procedimento abaixo:

Procedimento parada Mimaki 19

5. Veja o procedimento abaixo:

Procedimento parada Mimaki 20

Teste print (draw)

Para encerrar o procedimento, realize o teste print.



Mimaki lançará impressora sublimática com largura de 3,2m

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/01/2016
TS500P-3200 é indicada para empresas de média a alta produtividade

TS500P-3200 é indicada para empresas de média a alta produtividade

A Mimaki, fabricante de equipamentos para impressão e recorte, anunciou que lançará em fevereiro a TS500P-3200, impressora sublimática indicada para estampar tecidos usados em decoração e sinalização indoor.

O equipamento tem 3,2m de largura e emprega 12 cabeças de impressão dispostas em três linhas escalonadas para ejetar gotas de tinta em alta velocidade, padronizar o ângulo de disparo e assegurar a precisão do endereçamento de ponto. Segundo a empresa, isso garante resultados de alta qualidade em papéis transfer de baixo custo.

A impressora pode trabalhar na velocidade máxima de 180m2/h e emprega software RIP TxLink3 Lite, que permite aos usuários especificar o volume de tinta por cor e reproduzir padrões sem emenda de uma única imagem (como repetições e padrões espelhados).

A impressão ininterrupta é possível graças à NCU (Nozzle Check Unit), que detecta e limpa automaticamente os nozzles entupidos, enquanto o NRS (Nozzle Recovery System) faz compensações quando não é mais possível desobstruir os nozzles por meio da limpeza. Ademais, a máquina conta com grandes recipientes de tinta para manter a impressão contínua.

Além de suportar rolos de 130kg, o sistema de alimentação de mídias da TS500P-3200 conta com o AMF (Auto Media Feeder), que estabiliza a passagem dos papéis transfer pela máquina.

A impressora também vem com a MAPS4 (Mimaki Advanced Pass System 4), tecnologia que evita o surgimento de bandings pois suaviza a impressão ao reduzir o número de gotas disparadas.

Fonte: Mimaki