LexJet anuncia três novos papéis para fine arts

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2019
Lançamentos são compatíveis com impressão digital de grande formato

Lançamentos são compatíveis com impressão digital de grande formato

A LexJet, fornecedora de mídias para reprodução de imagens fotográficas e artísticas, anunciou no mercado internacional três novos papéis para fine arts: o Sunset SUV, o Sunset Cold Press Textured Bright White e o Sunset Hot Press Smooth Bright White.

Com alta gramatura, o Sunset SUV é indicado para impressoras digitais ecossolventes, solventes e UV. Segundo a empresa, trata-se de uma opção mais econômica para empresas que produzem grandes volumes de gráficos para decoração.

O Sunset Cold Press Textured Bright White 300g é indicado para quem busca reproduzir detalhes delicados e pretos profundos. Já o Sunset Hot Press Smooth Bright White 300g oferece um acabamento fosco suave e sedoso, ideal para retratos. Os dois papéis são compatíveis com tintas aquosas e sem ácido. São indicados para fotografia, reproduções de arte e decoração personalizada e de alta qualidade.

Fonte: LexJet



Fujifilm anuncia nova impressora UV LED híbrida

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/10/2022
Acuity Ultra Hybrid LED possibilita operação de rolo duplo

Acuity Ultra Hybrid LED possibilita operação de rolo duplo

A fabricante Fujifilm apresentou a nova Acuity Ultra Hybrid LED, impressora com 3,3m de largura, indicada para estampar mídias rígidas e flexíveis para sinalização e display.

Com resolução de 1.200dpi, o equipamento contém mesas texturizadas exclusivas que otimizam a alimentação e o alinhamento das mídias rígidas. Um mecanismo de captura protege contra danos acidentais e o travamento seguro permite a precisão da alimentação dos substratos em todas as tiragens.

A interface gráfica do usuário apresenta os mesmos recursos de design da Fujifilm Acuity Ultra R2 e inclui funcionalidades adicionais de produção de mídia rígida (até seis folhas simultaneamente).

Um sistema de controle de vácuo inteligente liga automaticamente as zonas de vácuo necessárias, com base na largura das mídias; e a potência do motor de vácuo se ajusta constantemente para manter a retenção da mídia, para garantir precisão de impressão e acabamento.

A impressora permite a operação de rolo duplo: dois rolos de mídia de diâmetros diferentes (de até 14 polegadas) que podem rodar ao mesmo tempo.

A Fujifilm desenvolveu uma série de tintas inkjet para a Acuity Ultra Hybrid LED, com sete opções: CMYK, Lm, Lc e branco. Esses materiais têm certificações GREENGUARD Gold e AgBB.

Fonte: Fujifilm



Potencialidades da impressão UV em madeira

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/01/2022
A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

As indústrias estão expandindo suas ofertas de produtos baseados em madeira, que podem ser decorados ou estampados com tecnologias de corte e gravação a laser, pinturas manuais, decalques de vinis adesivos ou uma combinação dessas técnicas. Mais recentemente, a impressão UV também tem sido utilizada como solução rápida e econômica para criar estampas de alta qualidade em uma variedade de substratos compostos por madeira.

Revestido e não revestido

Bétula, carvalho, bordo, cedro, nogueira, bambu, madeira compensada: há diversas opções com diferentes tons de cores e densidade. E como essas madeiras ficam depois de receberem imagens de impressoras UV? A madeira revestida é uma ótima superfície para impressão porque obstrui os grãos e fornece uma ótima superfície colorida. Em alguns casos, como na decoração de casas e escritórios, é necessário aplicar uma camada de cor base (incluindo as laterais). Esse revestimento pode ser aplicado com laca, tinta (pintada à mão ou pulverizada), laminada ou mesmo impressa em UV com tinta digital branca.

Recomenda-se aplicar uma camada de verniz transparente para obstruir os poros da madeira, antes de aplicar a impressão UV. Isso evita que as cores “sangrem” e garante uma superfície lisa e consistente para imagem, além de manter a aparência rústica sem sacrificar a qualidade das estampas.

Tipos diferentes de madeira podem receber imagens estampadas por UV

Gravação a laser

O corte a laser depois da impressão UV não danifica a tinta na madeira. Porém, a maioria dos usuários opta por cortar o substrato e, depois, imprimi-lo; para obter uma boa cobertura nas bordas. Também é possível combinar técnicas de laser para adicionar texturas e cores aos produtos de madeira.

Técnicas

Alguns materiais são muito finos e sensíveis para a gravação a laser e, ao serem submetidos a esse processo, podem avariar ou queimar. Como alternativa, pode-se aplicar a impressão UV para obter a aparência desejada. Por exemplo: as folhas de convite podem ser estampadas com um tom marrom que simule o efeito conferido pelo laser.

UV pode simular grafismos reproduzidos por gravadoras a laser

Segmentos que usam UV em madeira

- Indústrias: muitas indústrias, de vários segmentos, oferecem produtos de madeira que podem ser decorados digitalmente.

- Casamentos e eventos: nesse mercado, a madeira pode ser utilizada de várias maneiras criativas. Placas de madeira são muito populares. Os dias do casamento são alguns dos mais memoráveis da vida de muita gente, e os itens personalizados remetem a esses dias. Um letreiro personalizado, uma moldura ou até mesmo uma fotografia do casal podem agradar aos noivos e convidados.

- Brinquedos e jogos: alguns dos itens infantis mais lindos e atemporais são de madeira. Quebra-cabeças e jogos podem se tornar uma lembrança querida. Usando a impressão UV, pode-se personalizar imagens que resistam ao tempo.

- Decoração: a impressão UV abre uma maneira nova de personalizar itens de madeira para o lar. Porta-retratos, porta-copos, prateleiras de vinho e fotos impressas diretamente em madeira são itens que podem transformar casas e escritórios.

Fonte: LogoJET



Clicky