Laminação em impressos de grande formato
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/09/2013
Laminar ou não? Se você trabalha em birô ou gráfica digital, essa pergunta já passou inúmeras vezes pela sua cabeça. Parte das incertezas sobre a laminação (processo de aplicação de uma película protetora sobre a mídia) começa na própria impressão, pois muitas impressoras e tintas prescindem de qualquer tratamento superficial.
Mas o que acontece se, por exemplo, o impresso precisar de proteção contra pichações? Ou se o cliente pedir uma instalação externa, aplicada em janelas? A laminação, nesses casos, é obrigatória.
Muitos acreditam que a laminação só protege contra a exposição de raios UV. Mas ela também pode aumentar a rigidez da mídia e conferir efeitos diferenciados aos impressos. Sem contar que agrega valor aos trabalhos de comunicação visual.
Antes de começar a laminar, responda às seguintes questões:
- A aplicação é interna ou externa?
- A mídia é de papel, PVC ou vinil?
- Você precisa de acabamento brilhante ou fosco?
- O material ficará acessível ao público?
- A aplicação terá vida útil curta ou longa?
- O impresso exige proteção contra raios UV?
Com base nas respostas desse questionário, você vai conseguir escolher a película mais interessante para laminar seus impressos. Você descobrirá também se a laminação é realmente necessária.
Especificação do material
Quando souber como os impressos serão instalados, consulte os fornecedores de materiais para acabamento. Eles são habilitados a indicar as laminadoras e os filmes mais adequados para suas necessidades. A escolha do filme certo vai garantir o sucesso da aplicação. Seguem abaixo algumas especificações e características técnicas das películas de laminação que devem ser controladas:
- temperatura de ativação;
- pressão necessária;
- acabamento: brilhante, acetinado, fosco/ultrafosco, texturizado;
- permanente ou removível;
- à base de solvente ou à base d’água;
- hot-melt;
- absorventes de UV.
Tintas de impressão digital (grande formato)
Considere mais um fator: a tinta, que pode ser látex, UV, à base d’água ou solvente. Cada uma delas vai reagir de forma diferente com a superfície da mídia. Por exemplo, as tintas à base d’água "colam" na superfície das mídias. Portanto, o filme laminado deverá aderir à imagem para que não ocorra a delaminação. Já as tintas à base de solvente "penetram" no substrato e podem até mesmo criar uma mídia "mais fina" onde foram depositadas. A laminação nesse caso tem de prender a tinta e dar estabilidade adicional ao produto final. Mas, mesmo com o avanço das tintas, os impressos continuarão exigindo proteção contra raios UV (que provocam o desbotamento), manipulação (como limpeza) e ataques (pichações). Para tanto, não há melhor processo do que a laminação.
Fonte: Neschen
Avery Dennison lança website internacional
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2013
A Avery Dennison, fabricante especializada em adesivos, anuncia a publicação de um novo website (em inglês). Chamada de "Performance Tapes", a ideia da novidade é facilitar a navegação dos visitantes e oferecer resultados mais rápidos e precisos sobre o que procura o consumidor.
Amigável, o site permite que o usuário encontre adesivos e soluções para um grande número de aplicações. Nele, convertedores, distribuidores e clientes finais podem encontrar a melhor película ou fita de acordo com o que deseja, a partir da navegação pela homepage.
Os visitantes podem escolher entre 13 categorias diferentes. Entre elas, a "Aeroespacial", "Construção Civil", "Embalagens", "Cuidados Pessoais" e, é claro, "Sinalização". Um localizador avançado de produtos permite que os usuários selecionem os atributos procurados, obtendo uma busca mais acurada.
Informações mais técnicas e específicas também estão disponíveis no endereço da web, para engenheiros e designers que procuram um produto certo para determinada aplicação.
Acesse o novo site da Avery Dennison.
Fonte: ASI. Texto: InfoSign
Roland DG lança duas impressoras na FuturePrint 2023
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/07/2023
A Roland DG participará da 31ª FuturePrint, entre os dias 12 a 15 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante a feira, a fabricante lançará a LG-300 (UV com recorte integrado) e a ER-642 (ecossolvente). Michelle Fernandes, Gerente de Marketing e Produtos da Roland DG Brasil, declarou: “A LG-300 é a primeira UV da premiada linha TrueVIS e a jato de tinha ecossolvente ER-642 trata-se da terceira máquina da DGXPRESS, marca que coloca a Roland DG em novo patamar de escolha dos profissionais de comunicação visual”.
LG-300
Equipamento UV de recorte integrado, o LG-300 pode gerar diversos efeitos, como simulação de relevos e acabamentos brilhantes, além de imprimir com branco de alta opacidade e aplicar subcamadas para materiais escuros ou transparentes. Também reproduz tonalidades vermelho e laranja e aplica o primer para compatibilidade de mídia. É voltada para decoração de ambientes, personalização de vitrines, sinalização, prototipagem, mockups, rótulos, adesivos e embalagens, PDV, displays e fine art. As lâmpadas UV-LED e a tinta UV de cura instantânea proporcionam um patamar elevado de eficiência. O modo de alta velocidade pode chegar até 27,5m2/h.
ER-642
A ecossolvente produz imagens vívidas e de alta qualidade com produtividade incomparável. Com 1,60m, atinge uma produtividade de 46,8m2/h (no modo 900 x 600dpi) e 76,1m2/h (no modo 600 x 1200 dpi). Vários recursos para melhorar a eficiência do trabalho estão incluídos, como uma configuração que coleta automaticamente a mídia quando é inserida para carregamento fácil. Uma unidade de recolhimento que minimiza a inclinação para garantir o enrolamento preciso da matéria-prima e um cortador de folha perfurado que separa o substrato ao longo das perfurações entre os trabalhos de impressão. Vem de fábrica com o software RIP VersaWorks 6, com uma ampla gama de recursos para suportar operações de saída e com Roland DG Connect, serviço baseado em nuvem que fornece melhor suporte em caso de erros, visibilidade operacional, cálculos de lucro fáceis e mais.
Fonte: Roland DG Brasil
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