Laminação em impressos de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/09/2013

Laminar ou não? Se você trabalha em birô ou gráfica digital, essa pergunta já passou inúmeras vezes pela sua cabeça. Parte das incertezas sobre a laminação (processo de aplicação de uma película protetora sobre a mídia) começa na própria impressão, pois muitas impressoras e tintas prescindem de qualquer tratamento superficial.

Mas o que acontece se, por exemplo, o impresso precisar de proteção contra pichações? Ou se o cliente pedir uma instalação externa, aplicada em janelas? A laminação, nesses casos, é obrigatória.

Muitos acreditam que a laminação só protege contra a exposição de raios UV. Mas ela também pode aumentar a rigidez da mídia e conferir efeitos diferenciados aos impressos. Sem contar que agrega valor aos trabalhos de comunicação visual.

A laminação pode ser aplicada em cartazes, pôsteres, displays (rígidos e flexíveis), backlits, banners, sinalização externa e decalques

A laminação pode ser aplicada em cartazes, pôsteres, displays (rígidos e flexíveis), backlits, banners, sinalização externa e decalques

Antes de começar a laminar, responda às seguintes questões:

  • A aplicação é interna ou externa?
  • A mídia é de papel, PVC ou vinil?
  • Você precisa de acabamento brilhante ou fosco?
  • O material ficará acessível ao público?
  • A aplicação terá vida útil curta ou longa?
  • O impresso exige proteção contra raios UV?

Com base nas respostas desse questionário, você vai conseguir escolher a película mais interessante para laminar seus impressos. Você descobrirá também se a laminação é realmente necessária.

Especificação do material

Quando souber como os impressos serão instalados, consulte os fornecedores de materiais para acabamento. Eles são habilitados a indicar as laminadoras e os filmes mais adequados para suas necessidades. A escolha do filme certo vai garantir o sucesso da aplicação. Seguem abaixo algumas especificações e características técnicas das películas de laminação que devem ser controladas:

  • temperatura de ativação;
  • pressão necessária;
  • acabamento: brilhante, acetinado, fosco/ultrafosco, texturizado;
  • permanente ou removível;
  • à base de solvente ou à base d’água;
  • hot-melt;
  • absorventes de UV.
Laminação pode agregar valor aos seus impressos

Laminação pode agregar valor aos seus impressos

Tintas de impressão digital (grande formato)

Considere mais um fator: a tinta, que pode ser látex, UV, à base d’água ou solvente. Cada uma delas vai reagir de forma diferente com a superfície da mídia. Por exemplo, as tintas à base d’água "colam" na superfície das mídias. Portanto, o filme laminado deverá aderir à imagem para que não ocorra a delaminação. Já as tintas à base de solvente "penetram" no substrato e podem até mesmo criar uma mídia "mais fina" onde foram depositadas. A laminação nesse caso tem de prender a tinta e dar estabilidade adicional ao produto final. Mas, mesmo com o avanço das tintas, os impressos continuarão exigindo proteção contra raios UV (que provocam o desbotamento), manipulação (como limpeza) e ataques (pichações). Para tanto, não há melhor processo do que a laminação.

Fonte: Neschen



Neschen lança tecido para confecção de banners

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/09/2013

A série de substrato Pure Color da Neschen, fabricante de mídias, ganhou um novo membro, o Samba. Trata-se de um tecido sintético que pode ser impresso e instalado em trabalhos de comunicação visual. Com superfície branca brilhante, o substrato é indicado para aplicações indoor, como banner, PDV e display.

Segundo a fabricante, a solução apresenta design econômico, que trabalha com sistemas roll up, devido à sua capacidade de permanecer plana.

De poliéster, a mídia pode ser facilmente cortada e impressa com tinta solvente, ecossolvente, látex e UV.

"O Samba é um tecido para clientes iniciantes ou para consumidores que querem um material fácil de trabalhar e que tenha a aparência do PVC", revela Tiffany Guarda, gerente de produto da Neschen Americas.

O tecido está disponível (no mercado internacional) em bobinas de 137 x 254cm e 152 x 254cm.

Pure Color Samba Fabric: novo substrato faricado pela Neschen

Pure Color Samba Fabric: novo substrato fabricado pela Neschen

Fonte: Neschen



All Print Supplies lança tecidos para impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/11/2013

A All Print Supplies (APS), fornecedora de materiais para o mercado de sinalização, acaba de anunciar no mercado internacional a introdução de novos tecidos especialmente fabricados para impressão digital. Conheça as novidades:

Butterfly

Tecido para bandeira, compatível com impressoras solvente e látex. Leve, a mídia tem 120g/m2 e malha branca fosca.

Tecido Butterfly

Tecido Butterfly

Red-Eye

Com 225g/m2, esse tecido é indicado para quem trabalha com roll-ups, banners, displays promocionais e aplicações com iluminação de fundo. A mídia é branca fosca e compatível com impressão UV, sublimática, solvente e látex. Além disso, é à prova d’água e confere o "efeito lótus" (em que a água escorre em vez de ser absorvida pelo material).

Man O’War

Tecido para telas retroiluminadas, displays, tendas e guarda-sóis. Com 200g/m2, a mídia é compatível com impressão UV, sublimática, solvente e látex. Corta-fogo, o material não deixa marcas depois de dobrado. Também é impermeável à água e confere o "efeito lótus".

Tecido Man O' War

Tecido Man O’ War

Fonte: Graphic Display World