Kornit anuncia nova tinta para impressão direta em tecidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/01/2015

Insumo foi desenvolvido para equipamentos de estamparia têxtil digital

Insumo foi desenvolvido para equipamentos de estamparia têxtil digital

A Kornit, fabricante de soluções para estamparia têxtil, anunciou o lançamento no mercado internacional de uma nova geração de tintas de descarga para equipamentos Kornit Avalanche DC Pro, que imprimem diretamente em tecidos.

Segundo a empresa, com os insumos é possível criar peças únicas com sensação natural ao toque, para as indústrias de moda, decoração e vestuário.

As tintas de descarga branqueiam as moléculas de corante do tecido escuro e criam uma base para a impressão das tintas CMYK. Além disso, elas já vêm prontas, não exigem tratamento especial e mantêm-se estáveis nas cabeças de impressão por até um ano.

Kobi Mann, diretor da Kornit, declarou: "Empresas de estamparia têxtil poderão imprimir em tecidos escuros sem precisar aplicar uma base de camada branca, criando assim uma sensação suave e natural nas peças. Ao reduzir a quantidade de tinta branca e eliminar fluidos de pré-tratamento, a Avalanche DC Pro oferece grande vantagem competitiva".

Fonte: What They Think



Mimaki Brasil é patrocinadora master do Cambea 5

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/06/2015

Quinta edição de campeonato de envelopamento recebeu o patrocínio da Mimaki

Quinta edição de campeonato de envelopamento recebeu o patrocínio da Mimaki

A filial brasileira da Mimaki, fabricante de equipamentos para impressão e recorte, é a patrocinadora master da quinta edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), que ocorre durante a feira Serigrafia Sign Future Textil 2015, em São Paulo, no pavilhão do Anhembi, entre os dias 21 e 24 de julho, das 13h às 20h.

A competição consiste em adesivar uma lateral e um capô em 1h30. Inicialmente, 18 duplas (um envelopador e um ajudante) competirão em eliminatórias diárias em que seis equipes se enfretam. As três mais bem pontuadas seguem para a final.

Na última etapa da competição, as equipes terão cinco horas para adesivar o carro todo. O campeão receberá uma Mimaki CG-60SR III, plotter de recorte com sensor de marca de registro e com velocidade de até 70cm/seg. Além disso, ganhará uma viagem para Las Vegas, nos EUA (passagem aérea, hospedagem e credenciamento) para conhecer a Sema Show, maior feira de carros customizados do planeta. Custos com passaporte, visto e extras serão por conta do participante. O prêmio é para apenas uma pessoa: o campeão (conforme regras do Cambea).

Além da competição principal, a Mimaki também patrocina outras atrações e categorias do Cambea:

Cambea Fast (capôs)

O aplicador tem 10 minutos para envelopar um capô. A rapidez é o principal critério de avaliação, embora a qualidade não possa ser deixada de lado. Rugas, bolhas e defeitos descontarão pontos.

Cambea World Record

Na edição de 2014, o Cambea mostrou ao público que é possível trocar a cor de um veículo de passeio em menos de 30 minutos. Em 2015, serão convidados os melhores instaladores do país para mais um desafio: adesivar um carro em menos de 20 minutos.

Cambea Fast (retrovisor)

As inscrições deverão ser feitas no estande do Cambea. Neste desafio, o participante terá de adesivar um retrovisor em até 10 minutos.

Cambea Lab

Espaço onde o público poderá tirar dúvidas a partir de demonstrações ao vivo dadas por Justin Pate. O espaço conta com um equipamento de impressão e recorte integrados, a Mimaki CJV150-160, criando um ambiente semelhante ao de um birô especializado em envelopamento de carros.

Fonte: Mimaki



Mimaki apresenta impressora 3D colorida UV LED

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/02/2018
Equipamento imprime mais de 10 milhões de cores

Equipamento imprime mais de 10 milhões de cores

A Mimaki Brasil lançará na feira Expoprint 2018, que ocorre entre os dias 20 e 24 de março em São Paulo, a 3DUJ-553, impressora 3D com cura UV LED e tecnologia inkjet de seis canais de tinta (CMYK, branco e transparente).

Segundo a empresa, as cores não são aplicadas após o processamento do produto, mas durante a modelagem, por meio da composição de camadas coloridas. Além disso, o equipamento oferece precisão no posicionamento das gotas de tintas devido à tecnologia Waveform (de controle de disparos).

Um dos diferenciais da máquina é o uso da tinta transparente. Ela pode ser empregada como verniz de acabamento para aumentar a qualidade da impressão ao tornar as cores mais brilhantes e vivas.

No acabamento, as peças impressas são imersas em água, para dissolver o material de suporte. Por isso, não é necessário uso de ferramentas para finalização.

Ainda de acordo com a empresa, a 3DUJ-553 é a primeira impressora 3D do mundo na qual é possível usar perfis para melhorar a reprodução das cores. O que viabiliza o processo é o software MPM3 (para Adobe Photoshop), que realiza a checagem dos perfis. Essa operação reduz o número de ajustes de cor no processo produtivo.

Fonte: Mimaki Brasil