InfoSign faz 1 ano: conheça os números do portal
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/11/2013
No dia 26 de novembro de 2012, o mercado brasileiro de impressão digital e comunicação ganhou o InfoSign, primeiro portal técnico e especializado da área. Com a missão de informar e estimular as empresas e os profissionais do ramo, o site tem publicado notícias, vídeos, reportagens e artigos técnicos sobre impressoras, sinalização, gráfica digital, entre outros assuntos relacionados.
Em seu ano de estreia, o InfoSign atraiu mais de 97 mil leitores com mais de 550 publicações. Esses e outros números inquestionáveis estão registrados no infográfico abaixo. Conheça mais o site e continue conosco nos próximos anos:
JCDecaux cria ponto de ônibus com resfriamento natural
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/07/2020
A JCDecaux, empresa francesa de publicidade, desenvolveu um novo tipo de ponto de ônibus. Com “Resfriamento Natural”, o abrigo é uma solução para a questão das ilhas de calor urbanas.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a temperatura média entre 2015 e 2019 foi 1,1°C mais alta do que nos anos entre 1850 e 1900. O aumento da temperatura leva à formação de ilhas de calor urbanas, que causam impactos na saúde e bem-estar dos habitantes das cidades.
Para ajudar a resolver esse problema, estão sendo testadas várias iniciativas para criar áreas refrigeradas em grandes cidades durante o verão. A JCDecaux desenvolveu uma solução patenteada para refrescar as pessoas em pontos de ônibus, proporcionando uma sensação de conforto durante períodos de calor intenso. Para tanto, o departamento de pesquisa da JCDecaux inspirou-se em um processo natural: o resfriamento por vapor. O ar quente que entra no abrigo flui através de um painel em forma de favo de mel. Em seguida, é resfriado naturalmente por evaporação. A solução inclui um tanque para coletar água da chuva do telhado e um sistema para canalizar a água para o módulo de resfriamento. Se não houver vento, os ventiladores sopram o ar quente através da parede. O ar frio é soprado para os usuários dentro do abrigo. Painéis solares no telhado produzem a energia necessária. O sistema de controle em tempo real detecta as condições climáticas e a presença humana no abrigo.
Combinando energia solar com a captação de água da chuva, esta solução dispensa o uso de ar condicionado, de alto consumo de energia. Ao contrário da nebulização, o processo de evaporação não apresenta riscos à saúde, pois não cria microgotículas.
O “Resfriamento Natural” atua como uma espécie de oásis de refrigeração urbana para o conforto e bem-estar dos passageiros. Esse efeito é ainda aumentado uso de madeira não tratada e de cores claras. O design inspirado em pérgola é amigável e acolhedor. O público é incentivado a entrar nos abrigados, inspirados em móveis de interior.
Testes em uma câmara de calor confirmaram a capacidade do sistema de reduzir a temperatura ambiente em até 7°C. O “Resfriamento Natural” será testado em breve em condições reais.
Jean-Charles Decaux, presidente do conselho executivo da JCDecaux, declarou: “Estamos inovando continuamente para desenvolver produtos e serviços para melhorar a vida urbana e aumentar a sustentabilidade. Nossa equipe projetou uma nova geração de pontos de ônibus inspirados na natureza. O ‘Resfriamento Natural melhorará a qualidade da vida urbana durante as ondas de calor, cada vez mais frequentes. O sistema de resfriamento por vapor é uma solução prática para o conforto dos moradores da cidade”.
Fonte: JCDecaux
Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação (Parte 1)
Por Jimmy Lamb em 21/05/2013
Fato: você precisa reinventar constantemente o seu negócio. Certamente você pode gerar mais receitas ao diversificar os seus serviços, ampliando a sua gama de clientes. Mas custa fazer mudanças. Então, como aumentar o seu negócio sem drenar a sua conta bancária? Uma das sugestões é entrar para o mercado de sublimação, que é um grande exemplo de alto RDI (retorno do investimento), não só porque é um processo de baixo custo, mas também porque abre as portas para um espectro grande de produtos rentáveis, como os fotoprodutos, por exemplo.
Saiba mais sobre sublimação:
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Definição de fotoproduto
Então vamos começar por definir o que é fotoproduto. Com certeza, não são fotos de familiares que se coloca na carteira. Num trabalho típico, temos imagens, textos ou gráficos personalizados, que são impressos digitalmente por meio da sublimação em substratos especiais, como o fotoproduto abaixo, que contém imagens relacionadas a esportes.
Fotoprodutos: como eles são impressos
Como esses itens são produzidos? Com sublimação. Sem dúvida, a sublimação é um método muito eficaz para a criação de fotoprodutos, porque o processo tem a capacidade de reproduzir imagens fotográficas com muitos detalhes e alta resolução.
Fotoprodutos sublimados podem ter várias formas, tamanhos, formatos e conceitos — o que significa muitas oportunidades. Sem contar que o custo dos substratos, produção e equipamentos é baixo.
Para começar na sublimação, você vai precisar de uma impressora desktop, tintas, papel transfer e prensa térmica. E os custos de produção são bem razoáveis também. É claro que o preço que você vai cobrar nos fotoprodutos vai variar de acordo com o tamanho da imagem e das configurações que usou na impressora. Mas, em geral, a sublimação é um método de impressão de baixo custo.
Impressão por sublimação
Se você não está familiarizado com o processo de sublimação, saiba que ele é muito rápido e simples. Você pode criar uma imagem usando o software gráfico como o CorelDraw™ ou Photoshop™. Em seguida, basta imprimi-la no papel transfer, usando uma impressora que seja capaz de processar tintas de sublimação.
Você, então, usa o papel transfer e o coloca sobre o item a ser decorado. Usando uma prensa térmica, você deve aplicar calor de 200ºC, por cerca de um minuto. A combinação de tempo, pressão e temperatura promovem a transformação das sólidas tintas do papel transfer para um gás, o qual, em seguida, impregna nas fibras de polímero do substrato.
O resultado final é uma imagem permanente que não vai arranhar, descascar ou rachar (no caso de artigos de vestuário, a sublimação não vai desaparecer quando peça for lavada).
Então, obviamente, a sublimação só funciona com fibras de polímero, o que parece algo limitador. Mas não tenha medo, pois existem centenas de produtos especialmente preparados para esse fim, como painéis de fotos, telhas cerâmicas, garrafas de alumínio, placas metálicas, entre outros materiais. Enfim, há uma série de oportunidades de mercado para produtos sublimados, especialmente fotoprodutos.
Confira a segunda parte desse artigo. Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies. Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.- Resultado da enquete 2023: as impressoras digitais mais cobiçadas no ano
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