Impressoras Mimaki: procedimento de parada de final de ano

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/12/2013

Promoção da Mimaki vai até dia 20 de dezembro

Antes de entrar em férias, realize os procedimentos abaixo na sua impressora Mimaki

Não é raro encontrar técnicos e empresários que, ao voltarem de férias, deparam com problemas técnicos e de funcionamento em suas impressoras digitais.

Quando as máquinas ficam muito tempo inoperantes (um mês, por exemplo), as cabeças ressecam, o que pode causar a avaria dessas peças. Consequentemente, surgem falhas de impressão, entre outros transtornos na produção.

Isso pode ser evitado com um procedimento bem simples: antes de sair para o descanso, realize as manutenções preventivas nos equipamentos, para deixá-los em condições ideais enquanto estiverem sem operar, principalmente por um longo período.

A seguir, acompanhe os procedimentos que devem ser realizados para manter as impressoras Mimaki funcionando de forma correta por longos períodos de inutilização.

Primeiramente, realiza-se a Limpeza do tubo da bomba e em seguida, o Nozzle Wash. A impressora deve estar desligada durante o procedimento.

Ao ligar a impressora no retorno ao trabalho, deve-se realizar o Fill up ink e o teste Print (draw), para verificar as condições da máquina.

Limpeza do tubo da bomba

Cuidado: não insira nenhum cartucho exceto o de solução de limpeza no slot correspondente.

Importante: se houver algum problema com o tanque de tinta residual, o visor exibirá uma das mensagens abaixo. Siga as instruções exibidas para retornar às condições normais.

Procedimento parada Mimaki 1

1. Assegure-se de que a impressora esteja no modo LOCAL e então pressione a tecla [ST.MAINT]. Caso esteja no modo REMOTE, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 2

2. Selecione [PUMP TUBE WASH] pressionando a tecla mostrada abaixo cinco vezes e pressione a tecla [ENTER]:

Procedimento parada Mimaki 3

Importante: a seguinte tela aparecerá se for necessário reabastecer o líquido de limpeza:

Procedimento parada Mimaki 4

3. A parte interna dos tubos da bomba são lavados.

Procedimento parada Mimaki 5

Nozzle Wash

Realize esse para evitar que os nozzles entupam com tinta coagulada.

Cuidado: Utilize os óculos de segurança e luvas. A tinta contém um solvente orgânico. Se a tinta cair na pele ou entrar em contato com os olhos, lave-os completa e imediatamente com água. Consulte um médico assim que possível (quando tinta solvente é utilizada).

Importante: Se ambos os cartuchos em um conjunto estiverem com o status [INK NEAR END] ou [INKEND], a função de limpeza de bocais (sucção de tinta) não é ativada. Substitua os cartuchos com os status [INKNEAR END] ou [INKEND] por cartuchos com quantidade suficiente de tinta. Para limpeza, recomendamos o uso de uma haste de limpeza. Se uma haste de algodão for utilizada, resquícios podem causar falhas na impressão.

1. Assegure-se de que a impressora esteja no modo LOCAL e então pressione a tecla [ST.MAINT]. Se estiver no modo REMOTE, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 6

2. Selecione [NOZZLE WASH] pressionando a tecla mostrada abaixo duas vezes e pressione a tecla [ENTER]. A carruagem deixará a estação de coroamento.

Procedimento parada Mimaki 7

3. Abra a tampa de manutenção direita.

Procedimento parada Mimaki 8

4. Retire a lâmina de limpeza segurando nas travas das extremidades.

Procedimento parada Mimaki 9

5. Remova a tinta da lâmina, do suporte e dos arredores do slot utilizando uma haste de algodão umedecida com solução de limpeza.

Substitua a lâmina por uma nova se estiver muito suja ou curvada. Para substituir a lâmina de limpeza, finalize o trabalho explicado aqui e então siga o procedimento de substituição da lâmina.

Procedimento parada Mimaki 10

6. Após limpar a lâmina, coloque-a em posição segurando as projeções nas extremidades. Preste atenção na direção da lâmina.

Procedimento manutenção Mimaki

7. Pressione a tecla [ENTER].

Procedimento parada Mimaki 11

8. Preencha as tampas com solução de limpeza utilizando um conta-gotas

Procedimento parada Mimaki 12

9. Feche a tampa de manutenção e pressione a tecla [ENTER]

Procedimento parada Mimaki 13

10. Defina o tempo de espera utilizando as teclas mostradas abaixo (normalmente, definida em 1 minuto):

Procedimento parada Mimaki 14

11. Pressione a tecla [ENTER]. A carruagem retorna a estação. Os bocais são tampados e o visor continua mostrando o tempo de espera definido. Antes do fim do tempo de espera, a impressora deverá ser desligada na chave geral em meio ao processo de nozzle wash para que a cabeça de impressão fique submersa no líquido de limpeza. A máquina só poderá ficar desativada desde que todo esse procedimento seja realizado. Ao reativar o equipamento, realize o Fill up ink (a seguir).

Fill up ink

Execute a função [FILL UP INK]

1. Certifique-se de que a impressora está em modo LOCAL, e então selecione [MAINTENANCE] utilizando a tecla [FUNCTION] e então pressione a tecla [ENTER]. Se a impressora estiver em modo REMOTO, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 15

2. Selecione [HD.MAINTENANCE] pressionando a tecla mostrada abaixo duas vezes e então pressione a tecla [ENTER].

Procedimento parada Mimaki 16

3. Selecione os cabeçotes a serem limpos utilizando as teclas mostradas abaixo e pressione a tecla [ENTER]. Selecione um conjunto de cabeçotes: 1 e 2 ou 3 e 4.

Procedimento parada Mimaki 17

Se houver algum problema do tanque de tinta residual, o visor apresentará uma das mensagens a seguir. Siga as instruções do visor para restaurar as condições normais.

Procedimento parada Mimaki 18

4. Veja o procedimento abaixo:

Procedimento parada Mimaki 19

5. Veja o procedimento abaixo:

Procedimento parada Mimaki 20

Teste print (draw)

Para encerrar o procedimento, realize o teste print.



Ricoh adquire a LAC Corporation

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/11/2018
Empresa adquirida desenvolve tecnologias inkjet que estampam superfícies 3D

Empresa adquirida desenvolve tecnologias inkjet que estampam superfícies 3D

A Ricoh anunciou ter concluído um acordo para comprar a LAC Corporation, empresa desenvolvedora de tecnologias a jato de tinta de impressão em superfícies tridimensionais, como laterais de veículos (carros, caminhões e aviões), pneus, garrafas de vidro, entre outros objetos. A aquisição visa fortalecer o negócio de impressão industrial da Ricoh, e a transferência das ações será concluída no dia 31 de outubro de 2018.

Fundada em 1983, a LAC possui tecnologia exclusiva que dispara tinta de alta viscosidade e permite a impressão direta em objetos tridimensionais. Trata-se de uma solução que suporta sistemas industriais para estampar carros e cilindros de gás liquefeito de petróleo, por exemplo.

Em fevereiro de 2018, a Ricoh anunciou sua estratégia de crescimento, a “Ricoh Ignite”, que definiu expandir seu portfólio de tecnologias ofertadas. Por mais de 40 anos, a empresa vem desenvolvendo tecnologias inkjet, aplicadas a diversos segmentos (de escritórios, comercial e industrial).

Fonte: Ricoh



ColorJet apresenta nova linha de impressoras digitais têxteis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/05/2017
Linha Softjet tem impressoras com larguras de 2,5m e 3,2m

Linha Softjet tem impressoras com larguras de 2,5m e 3,2m

A ColorJet, fabricante indiana de impressoras digitais, anunciou no mercado europeu a ampliação de seu portfólio, que passa a incluir a linha Softjet, composta por equipamentos para estampar tecidos à base de poliéster usados em peças de sinalização como bandeiras, banners, painéis, tendas, entre outras.

Com larguras de 2,5m e 3,2m, as impressoras Softjet incorporam tecnologia proprietária de jateamento de tinta regular, mesmo em condições ambientais variadas. Além disso, possuem sistema automatizado de alimentação de substratos que inclui barras de tensão para rodar produções longas. As máquinas possuem também uma barra com controle pneumático que garante tensão consistente no tecido e faz ajustes automático de acordo com o tipo de tecido utilizado.

Segundo a empresa, as impressoras Softjet são indicadas sobretudo para estampar tecidos para substituir mídias de PVC.

Fonte: Fespa