Impressora Mimaki Tx300P-1800 receberá upgrade

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/04/2017
Tx300P-1800 poderá trabalhar com tintas pigmentadas e sublimáticas

Tx300P-1800 poderá trabalhar com tintas pigmentadas e sublimáticas

A Mimaki anunciou que o Tx300P-1800, equipamento de impressão direta em tecidos, terá a capacidade de trabalhar tanto com tinta sublimática (para tecidos com poliéster) quanto com pigmentada (para algodão). Isso significa que a mesma máquina poderá estampar maior número de tipos de tecidos sem precisar trocar os sistemas de alimentação dos insumos. Segundo a empresa, a nova tecnologia é um avanço que melhorará a produtividade e aumentará a flexibilidade de empresas que produzem materiais têxteis.

Os tipos de tintas não requerem pós-tratamentos (vaporização ou lavagem), o que facilita a adoção da tecnologia, pois ela não exige muito espaço para instalação, não emprega grande quantidade de água e não requer conhecimentos especiais para estampar os tecidos impressos. No entanto, além da própria impressora, é necessário o uso de equipamentos de fixação de cor.

Indicada para estampar tecidos para decoração, vestuário, moda e sinalização, a Tx300P-1800 é indicada para produções de curta tiragens ou de amostras e projetos personalizados.

Ronald van den Broek, gerente geral da Mimaki Europe, declarou: “É fácil e rápido trocar os tipos de tecido, basta selecionar o sistema de tinta apropriado para cada material. Além disso, estas tintas não exigem o uso de água ou vapor no processo de pós-tratamento, tornando-as ambientalmente sustentável”.

A novidade estará disponível a partir do segundo semestre de 2017.

Fonte: Mimaki



Esko lança câmera Flip-Side para mesas de corte Kongsberg

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/05/2018
Dispositivo é indicado para máquinas equipadas com alimentador e empilhador

Dispositivo é indicado para máquinas equipadas com alimentador e empilhador

A fabricante Esko apresentou uma nova câmera para ser agregada às mesas de corte Kongsberg. Segundo a empresa, o dispositivo ajuda a economizar de 20 a 30 minutos no set-up manual de corte de papelão ondulado para displays de comunicação visual.

Quando o alimentador e o empilhador estão em funcionamento, a câmera digitaliza a parte inferior do papelão ondulado para localizar marcas de registro e códigos de barras. Então, a mesa é capaz de cortar e vincar com precisão com base nas instruções captadas pela câmera.

Geert De Proost, diretor de marketing da Esko, declarou: “Continuamos a oferecer soluções integradas de hardware e softwares para os segmentos de sinalização. O Automation Engine QuickStart for Sign é um exemplo, assim como a nova câmera Flip-Side para as mesas de corte Kongsberg”.

Fonte: Esko



Fujifilm e Heidelberg unem-se para desenvolver novo tipo de impressora inkjet

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/02/2016
Equipamento desenvolvido pela Fujifilm e pela Heidelberg imprime substrato no formato B1

Equipamento desenvolvido pela Fujifilm e pela Heidelberg imprime substrato no formato B1

A Fujifilm, fabricante de impressoras digitais, e a Heidelberg, fabricante de impressoras offset, apresentarão um novo tipo de equipamento inkjet industrial durante a Drupa 2016, feira internacional que ocorrerá entre os dias 31 de maio e 10 de junho, em Dusseldorf, Alemanha.

Desenvolvida para imprimir mídias no formato B1, a máquina emprega cabeças de impressão Samba (da Fujifilm Dimatix) e um conjunto de sete cores (CMYK, laranja, verde e azul violeta) de tintas pigmentadas à base d’água com a tecnologia Rapic, para reprodução de imagens de alta definição. Além disso, a impressora emprega sistema especial de vernizes e o Prinect Digital Frontend (DFE), ambos fabricados pela Heidelberg.

O sistema permitirá o desenvolvimento de novas aplicações e oferecerá ferramentas de personalização, dados variáveis e aplicações de marketing direcionado. A ideia é que a impressora produza materiais com qualidade comparável à da impressão offset, mas com consistência e confiabilidade superior.

Tanto a Fujifilm quanto a Heidelberg planejam iniciar a comercialização da máquina em 2017. A primeira instalação em campo pode ocorrer logo após a Drupa 2016. A iniciativa começou em 2013, quando as duas fabricantes firmaram uma parceria para desenvolver uma nova impressora inkjet industrial.

Shigetaka Komori, CEO da Fujifilm Corporation, declarou: “Graças à nossa parceria com a Heidelberg, um dos principais fornecedores na indústria de impressão global, agora estamos confiantes de que podemos atender às necessidades crescentes do mercado de impressão industrial. A nova máquina com formato B1 aumenta o alcance da tecnologia a jato de tinta da Fujifilm”.

Fonte: Heidelberg