Impressora 3D de grande formato cria cosplay de Star Wars

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/08/2018
Traje que imitou uma nave foi criado especialmente para garoto com deficiência

Traje que imitou uma nave foi criado especialmente para garoto com deficiência

A Força também está na impressão 3D de grandes formatos! Foi o que a Massivit provou recentemente durante a Comic-Con International, evento de cultura geek que ocorreu entre os dias 19 e 22 de julho, em San Diego (EUA).

A fabricante de equipamentos 3D em parceria com um de seus clientes, a Dangling Carrot Creative, imprimiu 50 peças individuais que, ao serem reunidas, formaram um modelo da nave X-Wing Fighter, pilotada pelo herói Poe Dameron no filme Star Wars: O Despertar da Força.

Com 2,44m de altura e 3m de comprimento, o objeto foi criado para um fim especial: tratava-se de um traje feito sob medida para Vedant Singhania, um menino de 13 anos fanático por Guerra nas Estrelas e que meses antes havia descoberto e entrado em contato com a Magic Wheelchair, organização sem fins lucrativos que constrói trajes especiais para crianças em cadeiras de rodas.

A Magic Wheelchair coordenou todo o trabalho voluntário, que envolveu também a Pixologic Inc, responsável pelo design, e a Monster City Studios, que executou a montagem e o acabamento da nave. Depois de semanas de trabalhos, a organização pôde, enfim, entregar o “traje-nave” para o garotinho no sábado (21 de julho), durante a convenção geek. Vedant ficou obviamente extasiado: “É alucinante! Eu não esperava que o figurino fosse tão grande e estou muito feliz que seja um X-Wing Fighter, porque eu amo Star Wars. Todas as pessoas estavam tirando fotos de mim. Isso me fez sentir como uma celebridade”.

Sobre o case, Avner Israeli, CEO da Massivit 3D, declarou: “Estamos constantemente descobrindo novas aplicações para as nossas soluções de impressão 3D. Este projeto foi uma oportunidade extraordinária para testar o verdadeiro valor de nossa tecnologia e colocar o jovem Vedant no centro das atenções. Não há nada tão maravilhoso quanto trazer alegria para uma criança”.

Assista ao vídeo (em inglês) que a Massivit 3D criou para mostrar mais detalhes do case:



Segunda edição do DecorExpress simulará uma hamburgueria

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2018
Em 2018, espaço reproduzirá um ambiente retrô ricamente decorado

Em 2018, espaço reproduzirá um ambiente retrô ricamente decorado

Dentro da Serigrafia Sign 2018, feira de tecnologias de impressão e comunicação visual, o visitante terá a oportunidade de interagir com um modelo de hamburgueria com tema “anos 50”. Trata-se da segunda edição do DecorExpress, que objetiva mostrar possibilidades que a comunicação visual oferece aos profissionais dos segmentos de decoração e design de interiores. O estabelecimento retrô foi escolhido por ser um negócio em que é necessário se diferenciar dos demais por meio de visual elaborado.

Entre os dias 25 e 28 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, o visitante da feira poderá ver de perto os elementos utilizados para compor a hamburgueria do DecorExpress. Entre destaques estão o efeito que a tinta de impressão UV cria sobre o PVC utilizado nas fachadas, o piso quadriculado em preto e branco impresso em revestimento resistente para grande tráfego de clientes e o tecido das poltronas impressos em napa com desenho jeans.

Bianka Mugnatto, designer de interiores e curadora do projeto, declarou: “A ideia é exibir uma opção com diversos tipos de equipamentos, revestimentos e tecnologias de impressão já existentes no mercado, além de fornecer dicas de como chegar ao resultado desejado”.

Com patrocínio das fornecedoras Aplike, Endutex e Roland, o projeto foi construído a partir do conceito de reforma rápida (o retrofit) e foi concretizado por diferentes tecnologias de impressão e substratos flexíveis e rígidos. No DecorExpress, os visitantes poderão conferir de perto as soluções recém-desenvolvidas por essas marcas.

Fonte: Serigrafia Sign



Matan cria estação de operação móvel para impressoras Barak

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/06/2013

Dispositivo dá maior mobilidade ao operador da impressora

Dispositivo dá maior mobilidade ao operador da impressora

Você já deve ter notado que os operadores de impressoras digitais, principalmente industriais, estão sempre se movimentando: para fazer o carregamento de mídias, checar a qualidade de impressão e monitorar os trabalhos por meio do PC. E quando um trabalho desafiador está sendo impresso, o operador fica andando incessantemente do computador para a impressora. No caso de uma impressora de 5m de largura, isso pode ser ineficiente e exaustivo.

Pensando nisso, a Matan, fabricante de impressoras digitais, criou uma estação especial para ser utilizada no modelo Barak 8Q. Trata-se de um dispositivo móvel que desliza na parte frontal da máquina. Com ele, o monitor pode ser inclinado para cima e para baixo, para se adequar à altura do operador, ajudando-o a checar a impressão e, imediatamente, fazer os comandos no software da máquina.

Veja como o dispositivo funciona:

Fonte: Matan