Impressão digital ganha destaque no relatório de tendências globais da Drupa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/03/2014

Maior feira de impressão do mundo, a Drupa, cuja próxima edição ocorrerá de 31 de maio a 10 de junho de 2016, em Dusseldorf (Alemanha), comprometeu-se a publicar uma série de estudos sobre tendências e mudanças no mercado internacional de impressão.

Acaba de ser lançado o Drupa Global Trends, primeiro relatório da organização, cujos resultados têm como base pesquisas realizadas com um grupo de executivos de gráficas, fornecedores e consumidores de impressão de todo o mundo.

Realizada no fim de 2013, a pesquisa contou com aproximadamente 2.500 tomadores de decisão de 119 países; 58% deles eram de gráficas, 21%, de fornecedores e 21%, de clientes finais.

O documento revela um número de tendências críticas compartilhadas por todas as regiões econômicas e por todos os segmentos de impressão.

De acordo com a Drupa, 65% das gráficas no mundo usam impressão digital

De acordo com a Drupa, 65% das gráficas no mundo usam impressão digital

O relatório confirma que há uma grande transformação estrutural em curso na indústria mundial de impressão, juntamente com a ocorrência de margens mais apertadas. Além desses, há outros pontos de grande destaque no estudo:

  • Há sinais claros de que as condições econômicas mundiais estão melhorando. Consequentemente, a indústria global de impressão planeja aumentar seus investimentos nos próximos 12 meses. A América do Norte está na liderança, pois acelerou o ritmo de grandes transformações ao investir pesado em tecnologia, TI e novos serviços. Nos países emergentes, o aumento da demanda é a razão para o crescimento;
  • A atividade de impressão está se transformando de indústria de produção em massa para ramo prestador de serviços. É evidente a demanda por novas soluções e modelos de negócios que reflitam as novas necessidades dos clientes;
  • A impressão digital está cada vez mais presente no parque gráfico. Entre os provedores de serviços de impressão, 65% usam tanto métodos convencionais quanto digitais, e um terço das gráficas comerciais obtem um quarto ou mais de suas rendas por meio da impressão digital. Mas a tecnologia convencional continua a ser um importante pilar para o setor.

O primeiro relatório da Drupa oferece uma avaliação inicial do estado atual da indústria de impressão. A fim de monitorar as tendências em curso, a pesquisa será repetida anualmente. Além disso, a Drupa publicará uma série de relatórios com insights para oferecer análises detalhadas sobre tópicos de relevância para a indústria.

A Drupa também está desenvolvendo uma pesquisa sobre os impactos da internet na indústria de impressão, que será lançado em 2014. O objetivo será apresentar os efeitos causados pelo e-commerce, marketing digital, comunicação de massa e TI. E mostrará como as estratégias e os modelos de negócios precisam ser adaptados.

Fonte: What They Think



VinilSul participa da conferência O Negócio da Moda, em Santa Catarina

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/09/2017
Evento reunirá profissionais de moda do país

Evento reunirá profissionais de moda do país

Pela primeira vez, a VinilSul participará da conferência O Negócio da Moda (ONDM), que ocorre entre os dias 19 e 21 de setembro, no Maria’s Camboriú (SC). Além da ampla programação, os participantes poderão visitar o estande da Epson (patrocinador oficial do evento) para conferir soluções de impressão têxtil.

No estande, a equipe comercial da VinilSul estará à disposição para oferecer consultoria técnica e demonstração das impressoras da linha F da marca japonesa.

O ONDM é um evento voltado às pessoas que atuam no mercado da moda, em produção ou processo criativo. Por isso, contará com uma programação com temas como “business”, design e comportamento e marketing, mercado e apostas. O palco do ONDM receberá 30 profissionais de diferentes áreas, entre editores, estilistas, diretores de marketing e presidentes de associações, em um encontro que tem como propósito estimular o debate sobre o universo da moda.

Paulo Hübner, diretor de marketing da VinilSul, declarou: “Em franca expansão no Brasil, a indústria têxtil pode dar um salto ainda maior ao incorporar novos conceitos e novas tecnologias ao seu negócio. Estar presente na ONDM é reforçar ainda mais a imersão da VinilSul neste segmento”.

Fonte: VinilSul



SAi apresentará novidades para o software Flexi na SGIA 2014

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/10/2014

Novas ferramentas melhoram a funcionalidade e aumentam produtividade

Novas ferramentas melhoram a funcionalidade e aumentam produtividade

A SAi (SA International), desenvolvedora de softwares para comunicação visual, estará presente na feira SGIA 2014, que vai de 22 a 24 de outubro, em Las Vegas, EUA. No evento, a empresa exibirá novos drivers e ferramentas para o SAi Flexi, aplicativo de sinalização e impressão digital.

Segundo a empresa, com as novas ferramentas é possível reduzir o tempo de acabamento de peças como banners e pop-ups. As novidades estarão disponíveis aos clientes a partir da SGIA 2014, no Pack 6 para a versão 11 do SAi Flexi.

No estande da SAi, o visitante também poderá assistir a palestras sobre o SAi Flexi e demonstrações de fluxo de trabalho de produção em máquinas como a HP Latex 300, a Mutoh VJ-1624 e a Mutoh ValueCut VC-1300.

Fonte: SGIA