Impressão 3D: carro conceito em homenagem a David Bowie

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/01/2019
“Bowiemóvel”: exibido no Festival Automobile International

“Bowiemóvel”: exibido no Festival Automobile International

O legado de David Bowie, falecido em 2016, continua a reverberar no meio musical. Mas não só. Conhecida pela versatilidade, a obra do Camaleão do Rock também virou atração na indústria automobilística internacional. Isso porque um dos mais renomados designers do setor, Takumi Yamamoto, criou um carro conceito em homenagem ao cantor. O protótipo será exibido na FAI (Festival Automobile International), que ocorre em Paris, entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

Além de ter um design inovador, o veículo é o primeiro carro conceito impresso em 3D. Rémi Depoix, presidente da FAI, declarou: “É a primeira vez em nossa história de 34 anos que exibimos um carro totalmente produzido com impressão 3D. Estávamos ansiosos para apoiar este projeto e apresentá-lo como uma obra de arte, muito parecida com uma escultura”.

Veículo foi confeccionado com peças impressas em 3D de grande formato

O veículo foi impresso por uma Massivit 1800 na Marie 3D, especialista parisiense de protótipos e objetos tridimensionais. A empresa identificou que a impressão 3D era o único método viável para a confecção do carro conceito, devido à sua capacidade de produzir formas geométricas complexas. Os métodos tradicionais, como router CNC, tinham muitas limitações para concretizar a ideia de Takumi Yamamoto. Segundo o designer, o "Bowiemóvel" incorpora as principais características pessoais e físicas do cantor. O intrincado corpo externo do protótipo foi projetado com diferentes aspectos visuais e diversas perspectivas, e cristais foram empregados para refletir a mensagem lírica e musical de Bowie.

Philippe Marie, diretor executivo da Marie 3D, declarou: “Foi um desafio emocionante, que combinou arte e prototipagem. Gostamos especialmente do fato de que este projeto nos permitiu controle criativo completo. Este carro conceito expõe um método completamente novo de criação de protótipos por impressão 3D. Nosso objetivo agora é expor essa possibilidade à indústria automotiva”.

Assista aos detalhes da produção do "Bowiemóvel":

Fonte: Massivit



Alphaprint é a representante das tintas Triangle no Brasil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/05/2013

A Alphaprint, fornecedora nacional de materiais para impressão digital, passa a representar a INX International, fabricante estrangeira de insumos digitais, detentora da linha de tintas Triangle.

Entre os produtos comercializados pela Alphaprint, estão as tintas EDX ECO e TRA. A primeira é compatível com impressoras da Roland. Já a TRA pode ser utilizada em máquinas com cabeças de impressão Xaar e Spectra. Ambas são vendidas em frascos de 1litro.

Para Márcia Oliveira, supervisora técnica da Alphaprint: "Ser representante de uma marca que possui mais de 15 instalações nos EUA e Canadá, produzindo tintas de alta qualidade e durabilidade, agregou muitos ganhos à Alphaprint, principalmente em relação ao custo-benefício, e destaque no mercado brasileiro".

Alphaprint revende tintas Triangle no Brasil

Alphaprint revende tintas Triangle no Brasil

Fonte: Alphaprint



GMG anuncia ColorProof 5.10

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/04/2018
Nova versão oferece recursos aperfeiçoados de layout e fluxo de trabalho

Nova versão oferece recursos aperfeiçoados de layout e fluxo de trabalho

A desenvolvedora GMG anunciou a versão 5.10 do ColorProof, software de provas e gerenciamento de cores, que passou a oferecer suporte para impressoras Epson SC-S80600.

A nova edição do ColorProof permite configurar fluxos de trabalho com mais eficiência. Isso porque conjuntos de cores especiais podem ser copiados de outro fluxo de trabalho ou impressora.

Também é possível atribuir conjuntos de cores especiais a todos os dispositivos conectados, para que suas configurações sejam sincronizadas com o banco de dados de cores. Isso proporciona economia de tempo para usuários que utilizam vários equipamentos. Além disso, as cores especiais podem ser definidas diretamente no mapeamento de canais.

O ColorProof 5.10 suporta o mais recente SNMP (Simple Network Management Protocol) das impressoras Epson SC-P, que garante maior segurança de dados. A atualização também inclui conjuntos de calibração GMG para suporte ao espectrofotômetro Konica Minolta FD-9. Com o “Calibration Creation Wizard”, os usuários podem criar perfis para qualquer substrato usado na impressora.

Fonte: GMG