Hybrid Services lança tinta transparente para impressoras Mimaki JFX200-2513

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/10/2014

Insumo possibilita a criação de acabamentos especiais e efeito Braille

Insumo possibilita a criação de acabamentos especiais e efeito Braille

A Hybrid Services, fornecedora de materiais para comunicação visual, anunciou a LH-100, tinta transparente compatível com impressoras UV Mimaki JFX200-2513.

Com o novo insumo, é possível criar efeitos de acabamentos brilhantes e foscos, parecidos com os obtidos na impressão litográfica com verniz especial. Isso porque a tinta pode produzir camadas para realçar cores ou criar efeitos táteis em peças para PDV, etiquetas e até alfabeto Braille.

Stuart Cole, gerente comercial da Hybrid Services, declarou: "A nova geração de impressoras planas UV LED produzem materiais altamente sofisticados. E a nova LH-100 oferece possibilidades artísticas e criativas para usuários da JFX200".

A nova tinta pode ser inserida na impressora JFX200 facilmente. Os usuários precisam, apenas, rodar o mais recente firmware (versão 1.30 ou posterior) e o RIP Mimaki RasterLink 6 (versão 2.10 ou posterior).

Fonte: Large Format Review



Canon e Zünd desenvolvem nova solução de corte e acabamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/07/2016
Protótipo foi apresentado durante a feira Drupa 2016

Protótipo foi apresentado durante a feira Drupa 2016

A Canon, fabricante de impressoras digitais, e a Zünd, fornecedora de mesas de corte, estão desenvolvendo uma solução que visa aumentar a eficiência do fluxo de trabalho de birôs e gráficas digitais. Chamada provisoriamente de View & Cut, a máquina, cujo protótipo foi apresentado na Drupa 2016, visa automatizar o acabamento dos materiais impressos por equipamentos de grande formato da Canon. Trata-se de uma solução que une características de dispositivos da Océ e da Zünd.

A solução incorpora tecnologia EOS da Canon a um sistema que reconhece marcas de registro nos impressos e identifica automaticamente os trabalhos sobre a mesa. A tecnologia de visualização e corte converte os dados obtidos em instrução para o software Océ ProCut Vision, que processa os trabalhos com base em suas especificações, como cortes e vincos.

O equipamento poderá reduzir drasticamente a intervenção manual do operador no acabamento, além de poder aumentar a automatização das saídas de folhas ou rolos de uma ou mais impressoras de grande formato da Canon. Também oferecerá a possibilidade de aninhar vários trabalhos em folhas ou em rolos para agilizar os acabamentos.

A View & Cut ainda está em desenvolvimento e não está disponível comercialmente, mas ela mostra como os fabricantes estão pensando em novas soluções para aumentar a produtividade e a automação nos fluxos de trabalhos.

Mathew Faulkner, gerente de marketing da Canon Europa, declarou: “Esta inovação demonstra como o conhecimento da Canon pode gerar um progresso real e pragmático a ambientes de produção de impressão exigentes”.

Fonte: Graphic Display World



3M apresenta recomendações de preparação de superfícies pintadas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/04/2014

A 3M, fabricante de vinis, anunciou recentemente um novo procedimento de aplicação de películas adesivas, o Enhanced Adhesion Cleaning, que reúne informações sobre preparação de superfícies pintadas com materiais de baixo nível de componentes orgânicos voláteis (COVs).

Segundo a empresa, o material foi elaborado para ajudar instaladores que estão descobrindo que os vinis adesivos não aderem como antes. Alguns profissionais dizem que os filmes mudaram, mas na verdade são as novas formulações de pinturas de baixo COV que têm causado problema.

O novo método é simples: inicialmente, deve-se limpar determinada área usando uma mistura de 70% de álcool isopropílico e 30% de água. Após passar duas vezes a solução sobre a superfície, aplicam-se tiras de vinil nas áreas limpas onde a película será instalada. Depois de 15 minutos, é preciso observar a característica de release. Quando a adesão do filme estiver satisfatória, o mesmo método deve ser usado para preparar toda a área onde o vinil será instalado. Pesquisas na 3M mostram que esse procedimento pode aumentar a adesão de todos os filmes aplicados a uma superfície pintada.

Com as recomendações, o instalador pode melhorar seu desempanho na hora de aplicar vinis

Com as recomendações, o instalador pode melhorar seu desempenho na hora de aplicar vinis

O Enhanced Adhesion Cleaning da 3M é descrito em detalhes no site da 3M, no qual visitantes podem ler e baixar as instruções.

Fornecedores e instaladores também podem visitar o site para baixar o Bulletin 5.37 – A Guide to Understanding and Applying Graphics to Common Smooth and Textured Wall Surfaces (Um Guia para Entender e Aplicar Gráficos em Superfícies Suaves e Texturizadas). Em inglês, o documento fornece uma visão mais completa dos procedimentos de teste para instalação de filmes em paredes.

Joe Walton, engenheiro de serviço técnico da 3M, declarou: "A pinturas de baixo COV estão afetando o desempenho dos vinis adesivo. Para nós, da 3M, é importante agir rapidamente a fim de ajudar os instaladores. Essas novas e simples recomendações podem ajudar a prevenir falhas, problemas e prejuízos na instalação".

Fonte: 3M