HP e 3M criam arquivos digitais de sinalização para distanciamento social

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/06/2020
Iniciativa visa ajudar a proteger clientes e colaboradores das empresas que estão reabrindo

Iniciativa visa ajudar a proteger clientes e colaboradores das empresas que estão reabrindo

As fabricantes HP e 3M uniram-se para criar e compartilhar materiais para a produção de sinalizações com mensagens sobre saúde, segurança e distanciamento social. As peças são fundamentais para as empresas que estão reabrindo em meio a pandemia de covid-19.

As duas fabricantes disponibilizaram gratuitamente uma biblioteca on-line com arquivos e artes relacionadas. São templates, elementos de design e pôsteres com orientações sobre distanciamento social e com informações para conscientizar o público sobre os cuidados necessários. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente por meio do HP PrintOS ou do HP Applications Center. Os elementos de design prontos facilitam a criação e produção de aplicações como:

- Gráficos de piso: duráveis, removíveis, laváveis e antiderrapantes;

- Decalques: para janelas, espelhos e vidros da vitrine;

- Cartazes: para mostrar apoio às equipes médicas e conscientizar o público;

Guayente Sanmartin, gerente da HP Graphics, declarou: “O mundo tenta reabrir e a sociedade está adotando novos valores de sustentabilidade, empatia e solidariedade. Aprendemos que só podemos superar esse vírus se prevenirmos e tivermos responsabilidade. A sinalização desempenha um novo papel crítico nesse empreendimento, ajudando as pessoas a se sentirem seguras, e estamos fornecendo a tecnologia para ajudar nisso”.

Fonte: HP



Alltak lança vinil adesivo Jateado Metallic Navy Blue

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2017
Vinil é indicado para envelopamento automotivo

Vinil é indicado para envelopamento automotivo

A Alltak, fabricante nacional de películas adesivas, anunciou mais uma opção da linha Alltak Tuning, composta por vinis adesivos para envelopamento de carros. Trata-se do Ultra Jateado Metallic Navy Blue, com frontal de PVC calandrado de 80µm, adesivo acrílico reposicionável e liner de 150g/m2.

Com acabamento de jateado metálico, a mídia é vendida em bobinas com 1,38m de largura e 25m de comprimento.

Ultra Jateado Metallic Navy, da Alltak

Fonte: Alltak



Tendências da impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
Estudos internacionais apontam expansão do segmento

Estudos internacionais apontam expansão do segmento

A estamparia digital têxtil está em voga. Hoje, a maioria dos grandes fabricantes de impressoras de grande formato oferece um equipamento com o fim de estampar tecidos. Algumas marcas desenvolveram suas próprias tecnologias. Outras, absorveram empresas de soluções têxteis.

Um estudo de 2018 da Fespa, federação internacional voltada para o mercado de impressão, revelou alguns dados sobre o segmento de estamparia têxtil digital:

- 56% das empresas de impressão em tecido investiram em tecnologia digital de grande formato. Outros 19% planejam fazê-lo nos próximos dois anos;

- Mais de 80% das impressoras têxteis estampam em roupas esportivas e tecidos para vestuário;

- Velocidades de produção mais rápidas impulsionam o investimento das empresas de impressão têxtil;

- 9% dos produtores gráficos procuram impressão têxtil na hora de investir em novas tecnologias.

Atualmente, o mercado têxtil tem sido impulsionado pela personalização e pela demanda por produções rápidas. Para tanto, a digital está se tornando uma boa opção tecnológica, sobretudo para a produção de pequenos lotes e amostras.

No mercado internacional, até 2017, as impressoras de 3,2m eram as maiores no segmento. Porém, a partir de 2018, os equipamentos com 5m passaram a ser tendência, e muitas empresas começaram a fabricar máquinas com essa dimensão, principalmente porque está mais fácil encontrar tecidos, papéis transfer e matérias com 5m de largura.

De acordo com a WTiN (World Textile Information Network), a taxa de crescimento anual composta (CAGR) dessa indústria global está projetada para ser de 20% durante o período entre 2017 e 2021. Portanto, podemos dizer com segurança que a impressão digital têxtil está se consolidando e continuará a crescer nos próximos anos.

Fonte: Flaar Reports