GMG apresenta ProductionSuite com exclusividade para a Fespa Brasil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/02/2013

Production Suite: pacote de softwares da GMG

Production Suite: pacote de softwares da GMG

A GMG, desenvolvedora de aplicativos gráficos, vai exibir na Fespa Brasil 2013, em primeira mão para o público latino-americano, o ProductionSuite, pacote de softwares de pré-impressão e gerenciamento de cores. O produto é voltado para empresas de sign que trabalham com impressoras inkjet de grande formato, e produzem banners, PDV, displays, envelopamento de carro, entre outros produtos e serviços de comunicação visual. O ProductionSuite suporta 800 marcas e modelos de impressoras e equipamentos de corte (veja lista aqui).

O pacote inclui as seguintes soluções:

  • Editor: é a unidade centralizadora dos aplicativos. Toda a produção é controlada a partir desse programa.
  • RIP: aplicativo responsável por realizar a rasterização dos arquivos.
  • SmartProfiler: programa de gerenciamento de cores para impressão de grande formato.
  • PrintStation: oferece uma interface que permite mapear a imposição das mídias de maneira independente.

De acordo com a empresa, os benefícios do ProductionSuite são:

  • Color rendering consistente, usando diferentes máquinas, materiais e modos de impressão;
  • Manipulação de cores especiais (spot);
  • Calibração e criação de perfis com uma única solução de software;
  • Opções para correções de última hora em arquivos PDF;
  • Ferramentas intuitivas para preparar a impressão em questão de segundos;
  • Simples adição e edição de canais de branco e prata;
  • Templates para trabalhos já realizados;
  • Fluxo de trabalho padronizado e otimizado, que economiza até 50% do tempo de produção;

O estande da GMG é o E22, que fica entre a Rua 3 e Avenida E.

A Fespa Brasil ocorre de 13 a 16 de março, das 13h às 20h (sábado, das 10h às 17h), no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo (SP).

Fonte: GMG. Texto: InfoSign



MCT apresenta nova versão de entrada de mesa de corte

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/03/2018
VersaTech2 será vendida em versão simplificada

VersaTech2 será vendida em versão simplificada

A MCT, fornecedora norte-americana de equipamentos para corte e gravação, anunciou no mercado internacional a versão de entrada da VersaTech2, mesa de corte a laser lançada no último trimestre de 2017. Entre os diferenciais e novidades do equipamento estão:

- Menos de 10 minutos são necessários para mudar a função de corte para router, e ela pode ser realizada por um único operador;

- Router de 5kW, que manipula bits com até 10mm e permite trocar automaticamente de ferramentas;

- Sistema de alimentação de substratos mais robusto e projetado para mídias rígidas e flexíveis;

- Correia laser de alumínio mais robusta e fácil de usar, com zíper metálico para simplificar a troca de ferramentas;

- Transporte melhorado para o descarregamento das mídias cortadas. Não exige que o operador interrompa o corte para alcançar a mesa e remova os substratos;

- Ferramenta TigerVision, que oferece rotinas exclusivas de leitura de marcas de registro e marcas de corte, além da automação do QR code e do modo tandem, para aumentar a velocidade de produção

- Novo modo de posicionamento exclusivo que permite ancorar pontos de um arquivo ao trabalhar com tecidos altamente esticáveis.

Fonte: MCT



Cobertura Serigrafia Sign 2013 – Parte 1: Impressoras digitais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2013

Saturado de impressoras solvente, o mercado buscou explorar mais o potencial de equipamentos UV, látex, sublimáticos e de estamparia têxtil. Portanto, os visitantes da feira não testemunharam inovações gritantes, mas sim aperfeiçoamentos daquilo que o mercado já utiliza. Para ter uma ideia disso, veja a seguir um panorama das soluções de impressão digital (grande formato) presentes na 23ª edição do maior evento latino-americano de comunicação visual.

Leia também as demais partes dessa cobertura:
2ª: Corte, gravação e acabamento
3ª: Mídias, tintas e softwares
4ª: Números, eventos e parcerias
5ª: Acessórios para comunicação visual
6ª: Sublimação, transfer e fotoproduto
.

Impressora solvente

Quem foi à feira para comprar uma impressora solvente, certamente não pôde reclamar da abundância dessa tecnologia nos estandes dos expositores. Não faltaram modelos dos mais variados tipos, tamanhos, preços e características técnicas, para atender aos mais diversos segmentos do mercado de comunicação visual.

Roland SOLJET Pro4 XF-640

Roland SOLJET Pro4 XF-640

A Roland, vencedora do Prêmio Silk & Sign na categoria de impressoras digitais, apresentou seu portfólio de máquinas solvente, enfatizando a nova Soljet Pro4 XF-640. Com 1,6m de largura, o equipamento pode trabalhar na velocidade máxima de 100m2/h. Essas e outras soluções da fabricante japonesa estavam presentes não apenas na Roland, mas também em estandes de distribuidoras da marca, como a Formato, Dprinter, Digi+, Interativa e Cyancolor.

Outra fabricante do Japão, a Epson, levou suas impressoras para a Serigrafia Sign 2013. Entre os equipamentos solvente, o destaque foi para o S50670, que trabalha na velocidade máxima de 91m²/h. Os visitantes interessados nessa e em outras máquinas da marca puderam vê-las em ação nos estandes de distribuidores da Epson, como a T&C, GlobalAlphaprint e F1 Suprimentos.

A Mimaki também esteve na feira. A fabricante japonesa exibiu o seu amplo portfólio, composto por impressoras solvente de 1,6m e 3,2m de largura, como o SWJ-320S4. Capaz de atingir velocidade de 52m2/h, o equipamento emprega cabeças Ricoh GEN5 e pode trabalhar na resolução máxima de 1080 x 1200dpi.

Veja algumas impressoras solvente expostas na Serigrafia Sign 2013:

Diversas soluções da Mimaki foram também apresentadas por distribuidores da marca, como a TS2, Suprimarketing, Plotertec e Serilon. Essa última, dona de um dos maiores estandes da feira, destacou também impressoras solvente para alta produtividade da DGI e Human Digital

Já a Ampla aproveitou a oportunidade para lançar várias impressoras, como a Rio 8000 Hybrid, equipamento que usa tinta solvente e possui sistema híbrido de alimentação de substrato, para impressão de materiais vinílicos rígidos e flexíveis.

A Sign Supply, além das impressoras da Mutoh, apresentou a sua linha Prismajet, composta pela FP 3208 S, máquina que emprega oito cabeças Spectra Polaris de 15pL, podendo trabalhar na velocidade máxima de 119m2/h.

Prismajet FP 3208, no estande da Sign Supply

Prismajet FP 3208, no estande da Sign Supply

Outra empresa que levou máquinas para produção de outdoor foi a mexicana Grand Plotters. A fim de ampliar a sua penetração no mercado latino-americano, a empresa esteve presente na feira, expondo impressoras como as Grand Jet Challenger FY-3204-F e FY-3208-F, ambas com 3,2m de largura e velocidade máxima de 100m2/h. A empresa também fornece painéis de LED e suprimentos, como tintas e cabeças de impressão.

A Sepia levou a Viper SP3204, impressora que, segundo a fornecedora, pode trabalhar na velocidade máxima de 120m2/h. Além disso, a máquina tem 3,2m e emprega duas ou quatro cabeças Spectra Polaris 512 de 15pL ou 35pL. Outra impressora solvente de 3,2m de largura estava sendo exposta no estande da Digicor. A distribuidora carioca apresentou a Taimes T7, que pode trabalhar na velocidade máxima de 80m2/h.

A BR Group também apostou em impressoras solvente de 3,2m, como a BR4000 e a BR10000. O mesmo fez a Hicoat, que destacou o Ultra 3000, equipamento que trabalha com duplo CMYK e possui 3,2m de largura.

Veja algumas impressoras solvente expostas na Serigrafia Sign 2013:

A Dubuit, tradicional empresa de serigrafia, também tem investido no fornecimento de impressoras digitais, como a DubuitJet FL 320814 e a DubuitJet FL K1024, ambas empregam cabeças da Konica Minolta e possuem 3,2m de largura. A empresa também expôs o modelo DubuitJet Linha X6, que usa cabeças Epson Micropiezo DX5.

Outra grande presença na feira foi a Sid Signs, que exibiu suas linhas Triton, Titan, Mercury e Express, as quais variam de características técnicas e produtivas, para atender a nichos diferentes da sinalização, dos birôs iniciantes às grandes gráficas digitais.

A WayColor levou a WayPrint1802E, impressora ecossolvente de 1,8m de largura, abastecimento contínuo de tinta e cabeças de impressão Epson DX5. A Imah, além de sua linha de máquinas serigráficas, apresentou a impressora digital DE1802, de 1,8m de largura e velocidade máxima de 31m2/h. Já a Bannerjet mostrou a sua impressora solvente de 1,6m de largura, a 1601M2, que emprega cabeças Epson DX5 e limpeza automática.

Impressora UV

Cada vez mais presentes no mercado nacional, as impressoras UV tiveram papel de destaque na edição 23ª edição da feira Serigrafia Sign. No evento, foram expostos diversos modelos: de entrada, industriais, planos, híbridos, rolo a rolo, de cura com lâmpada e com LED — para atender aos mais variados tipos de clientes e necessidades.

A Mimaki, por exemplo, exibiu a JFX500-2131, equipamento plano (mesa com área de 2,1 x 3,1m) que trabalha na resolução máxima de 1.200dpi e pode produzir na velocidade de até 60m²/h. Outra opção levada pela fabricante japonesa foi a UJF-6042, impressora de cura UV LED, que possui área de impressão de 610 x 420mm.

Arizona 460GT, da Océ

Arizona 460GT, da Océ

Já a Océ, parte do grupo Canon, lançou oficialmente na América Latina a Arizona 460GT, impressora UV plana com seis canais independentes de tinta. A máquina, que emprega a tecnologia OcéVariaDot (para disparar simultaneamente gotas de 6 a 42pL), produz na velocidade máxima de 32,8m2/h e possui área de impressão de 1,26 x 2,51m.

A Sign Supply apresentou impressoras UV da linha Prismajet, como a JK1212UV. Com sistema plano (flatbed), a máquina é compacta, voltada para quem precisa fazer personalização em pequenos objetos e substratos, e em baixas tiragens.

Outra grande presença no evento foi a Agfa. Em seu estande, instalou a :Jeti 3020 Titan, impressora industrial que possui sistema plano de alimentação de substrato (com opcional rolo a rolo). A máquina pode empregar 16, 20, 32, 36, 40 ou 48 cabeças Ricoh, para modular a sua produtividade. Além disso, a Agfa e distribuidores (como a Serilon) apresentaram outras linhas de impressoras UV como a :Anapurna.

Veja algumas impressoras UV expostas na Serigrafia Sign 2013:

O grande lançamento da Akad para o evento foi a Novajet, impressora UV de resolução máxima de 1440dpi, que possui cabeças Konica Minolta 512 e área de impressão de 2,5 x 1,22m.

No estande da Alphaprint estavam impressoras da EFI, como a Rastek H652 e a Vutek QS2 Pro. A primeira é um equipamento de entrada, que possui sistema híbrido de alimentação de substrato e trabalha com tinta branca. Já a segunda possui 2m de largura, possui robustez e sistema operacional Orion OS.

Outra empresa que tem apostado na tecnologia de impressão UV é a Ampla. Na feira, a fabricante nacional apresentou máquinas como a Targa XT UV (rolo a rolo, 10 cabeças e 3,2m de largura), a Targa UV (plana, 12 cabeças e área de 2,44 x 1,22m) e a Rio UV Hybrid (híbrida, seis cabeças e 1,8m de largura). As três empregam LEDs para a cura da tinta.

Representando a Dilli no Brasil, a Danfex tem um portfólio composto por impressoras UV híbridas de entrada e de média e alta produção. Na feira, a distribuidora apresentou lançamentos, como a RTR3204D, máquina com sistema rolo a rolo, de 3,2m de largura e capaz de produzir na velocidade máxima de 150m2/h. Outra novidade foi a NT FB2513-06DW, impressora UV plana, com seis cores e tinta branca, cuja área é de 2,5 x 1,3m.

Novajet, impressora UV da Akad

Novajet, impressora UV da Akad

A TechService Print também esteve na feira, oferecendo materiais e equipamentos, entre eles a EcoGenio, impressora UV que emprega sistema híbrido de alimentação de substratos , além de usar cabeças Xaar Proton de 35pL.

Os visitantes também puderam ver duas novidades da BR Group, que levou a Pred8tor e a BR One. A primeira é uma impressora UV industrial, que trabalha na resolução de 900dpi e emprega tinta branca ou verniz. Já a BR One possui tecnologia de cura UV LED, tem largura de 3,2m e estampa substratos rígidos de até 50mm de espessura.

A Dubuit veio com a DubuitJet F1250UV e DubuitJet F1320UV, que possuem 2,5m e 3,2m de largura de impressão, respectivamente. As máquinas usam cabeças Konica Minolta e software RIP Photoprint.

Impressora para sublimação

Tecnologia em ascensão, a sublimação digital, marcou forte presença na edição de 2013 da feira Serigrafia Sign. A Ampla, por exemplo, apresentou a sua linha Aquatex, composta pela Rio 8000s e Targa XT. A primeira vem equipada com quatro cabeças de 7pL e produz na velocidade máxima de 67m2/h. Já a segunda pode trabalhar na velocidade de 180m2/h.

A Roland também apresentou a nova Soljet Pro4 XF-640 adaptada para impressão sublimática. A máquina (1,6m de largura) pode trabalhar na velocidade máxima de 100m2/h.

Epson SureColor F6070

Epson SureColor F6070

Já a Epson levou as suas recém-lançadas impressoras sublimáticas, a SureColor F6070 (1,1m) e a SureColor F7070 (1,6m). Ambas podem trabalhar na velocidade máxima de 58,9m2/h, em resolução de 360 x 720dpi (uma passada).

Apostando também na impressão digital sublimática, a Gênesis aproveitou a feira para lançar um modelo mais avançado da Xerox 7142TEX, que vem agora com qualidades técnicas e produtivas aperfeiçoadas.

Impressora Xerox, vendida pela Gênesis

Impressora Xerox, vendida pela Gênesis

A BM do Brasil também compareceu ao evento e apresentou a Michelangelo 2, impressora que, segundo a fornecedora, pode chegar a 120m2/h, é ideal para produção de bandeiras, banners e painéis, entre outras peças de tecido, para moda, decoração e sinalização.

Os visitantes também puderam ver impressoras sublimáticas na Serilon, que apresentou equipamentos de marcas como DGI, Mimaki, Human Digital e Xerox.

Michelangelo 2, no estande da BM

Michelangelo 2, no estande da BM

Impressora látex

Os equipamentos com tinta látex compareceram em peso nos estandes da HP e de suas distribuidoras (como Digigraf e Day Brasil). Estiveram presentes soluções como a HP Latex 260 (com largura de 1,55m), HP Latex 280 (2,64m) e HP Latex 850 (3,2m). No estande da fabricante, além das máquinas, os visitantes puderam conferir aplicações como bolsas, almofadas, sofá, puffs, envelopamento de carro e adesivação de parede.

Já a Mimaki aproveitou o evento para lançar a sua linha de impressora látex, a JV400LX, que é a primeira no mundo a empregar tinta látex branca.

Impressora látex da HP

Impressora látex da HP

Impressão direta em tecidos

Tendência cada vez maior entre as empresas de estamparia têxtil, os equipamentos de impressão direta em tecido tiveram uma participação tímida, mas não menos importante que as demais tecnologias de grande formato.

Os interessados em impressoras têxteis puderam ver no estande da Serilon a Fabrijet FD-Pro. Criada pela DGI, a máquina conta com nove cabeças Konica Minolta 512 e pode trabalhar na velocidade máxima de 30m2/h.

Fabrijet FD-Pro, na Serilon

Fabrijet FD-Pro, na Serilon

Já a DigiFab levou a StampaJet IN-64, de 1,6m de largura, para trabalhar com tintas ácidas, reativas, dispersas, pigmentadas ou sublimática.

Outra fornecedora de equipamentos para estamparia digital têxtil foi a Welttec, cujo portfólio é composto pela linha VEGA 6000, com máquinas de 1,8m, 3,5m ou 3,2m de largura de impressão, voltadas para indústrias que precisam de equipamentos de alta produtividade.

No-break

O uso de dispositivos como o no-break é fundamental para garantir a correta operação de uma impressora de grande formato. Na feira, estiveram presentes fornecedores desses auxiliares, como a CM Comandos e a Ezatec.

Tags: :Jeti 3020 Titan, a Danfex, Agfa, Akad, Alphaprint, Ampla Digital, Anapurna, Aquatex, Arizona 460GT, Bannerjet, Bannerjet 1601M2, BM do Brasil, BR Group, BR One. DubuitJet F1250UV, BR10000, BR4000, cabeça Konica Minolta, cabeça Konica Minolta 512, cabeça Ricoh GEN5, cabeça Spectra Polaris 35pL, cabeça Spectra Polaris 512, cabeça Xaar Proton, Canon, CM Comandos, comunicação visual, cura UV LED, Cyancolor, Day Brasil, DE1802, DGI, Digi+, Digicor, DigiFab, Digigraf, Dilli, Dprinter, Dubuit, DubuitJet F1320UV, DubuitJet FL 320814, DubuitJet FL K1024, DubuitJet Linha X6, EcoGenio, EFI, Epson, Epson Micropiezo DX5, Epson S50670, estamparia digital têxtil, Express, Ezatec, F1 Suprimentos, Fabrijet FD-Pro, Formato, FY-3208-F, Gênesis, Grand Jet Challenger FY-3204-F, Grand Plotters, Hicoat, HP, HP Latex 260, HP Latex 280, HP Latex 850, Human Digital, Imah, impressão digital, impressão direta em tecidos, impressora ecossolvente, impressora por sublimação, impressora solvente, impressoras digitais, JV400LX, Látex, Mercury, Michelangelo 2, Mimaki, Mimaki JFX500-2131, Mimaki SWJ-320S4, Mimaki UJF-6042, Mutoh, no-break, Novajet, NT FB2513-06DW, Océ, OcéVariaDot, outdoor, Plotertec, Pred8tor, Prêmio Silk & Sign, PrismaJet, Prismajet FP 3208, PrismaJet JK1212UV, Rastek H652, Rio 8000 Hybrid, Rio 8000s, Rio UV Hybrid, Roland, RTR3204D, Sepia, serigrafia, Serigrafia Sign 2013, Serilon, SID Signs, Sign Supply, software RIP Photoprint, SOLJET Pro4 XF-640, StampaJet IN-64, Suprimarketing, SureColor F6070, SureColor F7070 (1, T&C, Taimes T7, Targa UV, Targa XT, Targa XT UV, TechService Print, Titan, Triton, TS2, Ultra 3000, UV, VEGA 6000, Viper SP3204, Vutek QS2 Pro, WayColor, WayPrint1802E, Welttec, Xerox 7142TEX,