Gênesis realizará Road Show ao longo de 2014

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/01/2014

Road Show foi criado para atender os profissionais que trabalham com impressão por sublimação

Road Show foi criado para atender os profissionais que trabalham com impressão por sublimação

Com o objetivo de informar os profissionais que trabalham com sublimação digital, a fabricante de tintas Gênesis e a Pixel Soluções realizarão um Road Show, que passará, ao longo de 2014, por diversas cidades brasileiras.

A programação fixa tem duração de uma semana. No primeiro dia, será realizado um workshop para iniciantes sobre fundamentos da sublimação digital. Nos demais dias, serão ministrados treinamentos operacionais em equipamentos e workflow de cores.

A primeira edição do evento ocorre entre os dias 20 e 24 de janeiro, no Espaço Gênesis (Rua: Luiz Vaz de Camões, 177 – Cumbica, Guarulhos – SP).

As inscrições para o workshop que começa no dia 20 de janeiro também podem ser realizadas pela loja online: loja.genesistintas.com.br. As vagas são limitadas. Informações com Larissa Tokinari. Telefone: (11) 2171-8000. E-mail: larissa@genesistintas.com.br.

Programação:

Dia Evento Horário Investimento
20/01 Workshop: Sublimação Digital 08h00 às 16h00 R$50,00
21/01 Treinamento: Mutoh RJ 900 08h00 às 16h00 R$500,00
22/01 Treinamento: Epson 9700/7700 08h00 às 16h00 R$500,00
23/01 Treinamento: Mimaki JV33/TS3 08h00 às 16h00 R$500,00
24/01 Treinamento: workflow de cores 08h00 às 16h00 R$500,00

Conteúdo:

Workshop: Sublimação Digital

  • Fundamentos da sublimação digital;
  • Mudanças da serigrafia para a impressão digital;
  • Mercado digital sublimático e seus limites;
  • Cuidados especiais com tintas, papéis, tecidos e insumos;
  • Como preparar o local de trabalho da impressora;
  • Manutenções preventivas diárias, semanais e mensais;
  • A importância do perfil de cores;
  • Diagnóstico e solução dos problemas mais comuns;
  • Demonstração prática das impressoras Epson 9700/7700, Mutoh RJ 900 e Mimaki JV33.

Treinamento de equipamentos: Epson 9700/7700, Mutoh RJ 900 e Mimaki JV33/TS3

  • Montagem, desmontagem, instalação e desinstalação dos equipamentos;
  • Configuração do painel de controle;
  • Manutenção diária, semanal e mensal das partes e dos acessórios;
  • Dampers, unidade de seleção de tinta, unidades de limpeza, wipers etc;
  • Alinhamento da cabeça, limpeza, lubrificação, ajustes de todas as partes;
  • Diagnóstico e solução dos problemas e erros mais comuns.

Treinamento: workflow de cores

  • A influência do papel, ambiente e ajustes da prensa térmica e da calandra sobre a cor;
  • Configurando, calibrando e ajustando parâmetros de cores nos programas de criação e editoração (Corel Draw, Photoshop e Illustrator);
  • Utilização dos principais recursos dos softwares Wasatch e Photoprint;
  • Criação de perfil de cores usando os equipamentos e softwares ideais para o mercado têxtil;
  • Como utilizar os perfis de cores corretamente e como evitar alterarações através do mesmo.

Fonte: Genesis Road Show



Nova página do Cambea 3 já está disponível

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/12/2012

Cambea 3

Vá se preparando: a terceira edição do Cambea já tem data marcada

Envelopadores, está disponível a página da terceira edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo).

Dessa vez, o concurso vai contar com 27 equipes. Na primeira etapa, ocorrem três baterias diárias — cada uma, com três competidores. Os participantes terão uma hora e meia para envelopar a lateral e o capô de um veículo.

Os melhores dessa bateria se enfrentam na final, que dá cinco horas para que os competidores envelopem todo o veículo.

A terceira edição do Cambea, idealizado pela Plásticos Alko, vai ocorrer dentro da feira Serigrafia Sign 2013, entre os 10 e 13 de julho, no Expo Center Norte — São Paulo. Os interessados têm até o dia 15/06/2013 para enviar as suas inscrições.

A organização recomenda que, antes da inscrição, o participante leia atentamente o regulamento do campeonato de envelopamento de carro. Nele, há informações sobre regras, mecânica, juízes, pontuação e premiação da competição. O interessado também vai encontrar os termos de responsabilidade.

Cambea Fast

Você envelopa rápido? Então mostre toda a sua habilidade nessa modalidade especial, o Cambea Fast. Mas não basta ter velocidade, é preciso fazer o trabalho com qualidade, sem bolhas e com refile e acabamento perfeitos.

Interessado? Procure mais informações sobre as regras e faça a sua inscrição (gratuita) no próprio local onde ocorrerá o Cambea.

Na edição anterior participaram 224 pessoas. O recorde da prova foi de 4 minutos e 56 segundos. Você consegue ser mais rápido?



Tendências e números do mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/11/2017
Estudo internacional aponta direções sobre o segmento que não para de crescer

Estudo internacional aponta direções sobre o segmento que não para de crescer

A Keypoint Intelligence, consultoria internacional especializada em análises de mercado, publicou informações de seu estudo Wide format forecast 2016-2021 (Previsões para grandes formatos, de 2016 a 2021), que contém tendências globais que deverão afetar o segmento nos próximos anos. Um dos apontamentos do estudo revela que o crescimento de vendas de hardwares tem diminuído, ao passo que a produtividade dos dispositivos continua a crescer. No entanto, as vendas de mídias e tintas continuam a aumentar. Além disso, as impressoras de grande formato sublimáticas, UV e látex têm contribuído para a expansão da estamparia têxtil digital. Os segmentos gráfico e de decoração são os que mais contribuem para crescimento do mercado.

Principais pontos do estudo

Tecnologia UV: o estudo previu uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11% para as impressoras UV e UV LED no período de 2015 a 2020, e o mesmo crescimento foi esperado entre 2016 e 2021. As inovações na cura LED têm permitido que esses sistemas estampem maior gama de mídias, tornando-os mais atraentes aos investidores.

Látex: as tintas látex à base d’água continuam a penetrar no segmento. De acordo com o estudo, a látex tende a aumentar cerca de 6% nos próximos cinco anos.

Sublimação: as vendas de material sublimático para sinalização (soft signage) experimentaram um crescimento de 26% em 2016. Atualmente, os tecidos sublimados digitalmente oferecem maior durabilidade em ambientes outdoor. As tintas pigmentadas, sublimáticas, látex e UV podem ser usadas para a impressão têxtil, cada qual com suas características e aplicações.

Eventos: feiras e exposições estão evoluindo com o setor, em constante expansão. Neles, é comum ver tecnologias de pequenos formatos UV, impressoras de grandes formatos para sublimação e revestimentos de parede impressos com tintas de látex, além de vários outros sistemas de impressão digital.

Amadurecimento: embora fusões e aquisições tenham diminuído, o mercado de impressão de grande formato continua a mostrar sinais de maturidade mesmo com a desaceleração geral nas vendas de impressoras. Apesar desse declínio, o estudo aponta que os volumes de impressão de grande formato na América do Norte aumentem de forma constante até 2021.

Única passada: a tecnologia aumentou sua presença em toda a indústria de impressão de grande formato, e segmentos industriais abraçaram completamente essa tecnologia. Somente na América do Norte, espera-se que as máquinas de única passada com tinta aquosa demonstrem uma CAGR de mais de 41% até 2021.

Tintas digitais: o segmento experimentou crescimento em 2016. Impressoras maiores e mais rápidas começaram ser introduzidas no mercado. Novas tintas pigmentadas também deverão ser lançadas. Embora comuns na impressão direta para vestuário (DTG), elas entraram lentamente na indústria têxtil. Tecnologias látex e UV: as vendas de hardware de látex continuam a aumentar, substituindo parte da base instalada de tecnologias solventes. Espera-se que a UV atinja uma CAGR de 6% entre 2016 e 2021.

Tendências

Sofisticação dos provedores de serviços de impressão

Gráficas e birôs de impressão continuam a expandir seus negócios de grandes formatos, e alguns se tornaram muito sofisticados. Por exemplo, a FedEx e a FastSigns estão fornecendo impressões digitais em uma variedade crescente de substratos. A Amazon também entrou no jogo: em janeiro de 2017, a empresa passou a comercializar vestuário personalizado por meio do serviço Merch.

Embalagens

Aplicações de ponto de vendas (PDV) e embalagens para varejo estão permitindo a entrada de birôs com impressoras UV no mercado de embalagens. Há um movimento recente de integração entre os segmentos. Por exemplo: a ISA de 2017, feira de sinalização que aconteceu em abril nos Estados Unidos, foi realizada em conjunto com a Collaboration in Packaging Production, exposição de convertedores de rótulos, etiquetas e embalagens. Essa é uma tendência global.

Impressoras UV de mesa

Recentemente, uma série de impressoras LED UV de mesa foram lançadas no mercado. Mais acessíveis, elas podem estampar artigos diversos, como bolas de golfe e capas de smartphones. Algumas podem acomodar peças de madeira compensada, papelão ou qualquer outro material que se encaixe na mesa de impressão. São aplicações que combinam com lojas de brindes.

Novas opções de mídias

A mídia têxtil pode ser usada para produzir muitas aplicações, como bandeiras e sinalizações retroiluminadas. São produtos que estão cada vez mais populares no mundo, e imitam o desempenho de filmes translúcidos. Os fornecedores de mídias continuam a expandir suas ofertas, e muitos tipos de substratos (canvas, ​poliéster, linho, tapetes de feltro, carpetes etc.) estão mais disponíveis. Há empresas que oferecem uma variedade de mídias especiais para aplicações em janelas, pisos e madeiras. Com o passar do tempo, a impressão em mídias especiais provavelmente aumentará.

Indústria 4.0

Os fabricantes mais experientes de equipamentos estão trabalhando para melhorar a eficiência operacional das máquinas que vendem, para que elas integrem todos os elementos da produção em um único painel de controle, que fornece informações detalhadas sobre qualidade e produtividade. A combinação de dados e automação permitirá que gráficas e birôs maximizem a lucratividade e melhorem a satisfação do cliente. Novos serviços baseados em nuvem suportam componentes de impressão de grande formato, como mídia, design e RIP. Funções como acabamento, rastreamento, arquivamento e revisão também podem ser suportadas por meio dessas ferramentas virtuais.

Acabamento

O acabamento tornou-se mais complexo e pode ser um gargalo. Muitas mesas de corte e routers atualmente fazem corte de contorno, corte de madeiras e metais e até mesmo dobras para criar projetos de embalagens de papelão. Para a impressão de tecidos, são necessárias prensas térmicas. A demanda por costura também está aumentando, mas ela pode ser concretizada por costureiras externas. A robótica também está começando a suportar o carregamento de mídias de grande formato.

Tintas digitais

Inovações em tintas látex, pigmentadas, sublimáticas e UV provavelmente remodelarão o mercado de grande formato nos próximos anos. O desenvolvimento desses insumos permitirão uma produção mais abrangente de aplicações. Por exemplo: a durabilidade melhorada da tinta de látex criará mais possibilidades para aplicações outdoor de alta permanência. Novas tintas pigmentadas criação revestimentos repelentes à água. Novas tecnologias de sublimação oferecerão melhor saturação de cores e menos desperdícios. Em função do alto alongamento, as UV curadas por LED estão se tornando mais aceitas, oferecendo uma alternativa às tintas solventes. Enquanto isso, as últimas tintas de gel prometem cores mais vivas, menores camadas de deposição de tinta e custos mais baixos.

Opinião

O segmento de grandes formatos é diferenciado. Abrange muitas indústrias, suporta uma gama cada vez maior de aplicações e mostra sinais de amadurecimento. À medida que as impressoras e tintas continuam a evoluir, o setor evolui. O crescimento saudável e o crescente número de tipos de dispositivos significam que nunca houve um momento melhor para que as gráficas e birôs entrarem para o mercado de impressão de grande formato.