Fujifilm e Inca comemoram 15 anos de parceria

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2014

Na edição de 1998 da feira Ipex, realizada na Inglaterra, a Cambridge Consultants, empresa formada por uma pequena equipe de engenheiros, exibiu o protótipo de uma das primeiras impressoras inkjet planas (flatbed) do mundo. Para dar seguimento ao projeto de produção de suas impressoras, a Cambridge Consultants fechou uma parceria com a Sericol (que seria mais tarde comprada pela Fujifilm), tradicional fabricante de tintas gráficas.

Dois anos depois, a Cambridge Consultants transformou-se na Inca Digital e lançou a impressora Eagle 44, em conjunto com a Sericol. A máquina inovadora obteve grande sucesso e proporcionou uma base sólida para o crescimento e desenvolvimento da fabricante de impressoras.

Inca Onset S20 foi lançada em 2009

Inca Onset S20 foi lançada em 2009

Entre 2001 e 2004, num cenário em que a tecnologia a jato de tinta evoluía rapidamente, a Inca continuou a lançar modelos de impressoras planas.

Em 2005, a Sericol foi adquirida pela Fujifilm, uma potência global no ramo de tecnologia. A aquisição deu ainda mais força à parceria com a Inca, bem como aos negócios de impressão inkjet. Nesse mesmo ano, a Inca também foi comprada, pela Dainippon Screen Group.

Outro grande marco para ambas as empresas foi o lançamento da Onset S20, em maio de 2009. A impressora industrial conseguiu unir alta qualidade e alta velocidade de produção.

Em 2013, as empresas cresceram ainda mais. Ambas inauguraram novas instalações fabris, a fim de ampliar a produção e acompanhar as evoluções do mercado de inkjet.

Fonte: Large Format Review



Cobertura Fespa Brasil 2015 – Parte 4: Visitação, congressos e campeonato de envelopamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/03/2015

Edição 2015 da Fespa Brasil registrou a visitação de 14236 profissionais

Edição 2015 da Fespa Brasil registrou a visitação de 14236 profissionais

A segunda edição da Fespa Brasil, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de março de 2015, no Expo Center Norte, em São Paulo, provou que a feira veio mesmo para ficar e já tem data marcada para 2016, quando acontecerá de 6 a 9 de abril.

Segundo as organizadoras do evento (APS e Fespa), a edição 2015 da Fespa Brasil registrou 439 marcas e 14236 visitantes únicos (aumento de 8% em comparação com a edição anterior, de 2013). Além disso, a exposição teve crescimento de 8% de área e 12% no número de expositores.

Leia também as demais partes desta cobertura:

Alexandre Keese, diretor da APS, declarou: "O balanço é o mais positivo possível. Recebemos impressores vindos de todos os lugares do país. São empresários buscando novos investimentos, tecnologias e oportunidades de negócio".

Já Lascelle Barrow, presidente da Fespa, declarou: "A feira foi fantástica. É absolutamente incrível o número de pessoas que vieram este ano. Em todos os dias, esteve lotada. As pessoas passam o dia todo na feira. É uma grande oportunidade ter a Fespa no Brasil. Os expositores ficaram extremamente felizes, e isto é muito bom".

Além de expansão nos segmentos de comunicação visual e impressão digital, a organização do evento promete para 2016 mais uma novidade. Trata-se da Brasil Label, iniciativa voltada para profissionais de impressão de rótulos. A feira está confirmada para ocorrer na mesma data e espaço da Fespa Brasil.

Campeonato de envelopamento de carros

Além de inúmeros equipamentos e produtos nos diversos estandes de fornecedoras do mercado, o visitante pôde conferir (e participar) da segunda edição do Wrap Cup Masters Series Brasil, competição de envelopamento de veículos cujo vencedor garante vaga para participar da edição internacional da disputa, que acontece em maio, na Alemanha, durante a Fespa 2015.

Dessa vez, Eduardo Chardosim Stabel, de Porto Alegre (RS), sagrou-se campeão. Em segundo lugar, ficou Marcos Araújo Pereira, de Diadema (SP).

Eduardo Chardosim Stabel (esquerda) recebeu o prêmio das mãos de Alexandre Keese, diretor da APS

Eduardo Chardosim Stabel (esquerda) recebeu o prêmio das mãos de Alexandre Keese, diretor da APS

Stabel, que havia participado do campeonato em 2013, declarou: "O dia a dia conta muito, pois trabalho com isso há muitos anos e sei que é a experiência rotineira o principal treinamento. Vou me preparar muito para o mundial, seguir trabalhando forte e ficar atento às novidades do mercado para conseguir sempre os melhores resultados".

Adriano Medeiros, da PixelDots, reforçou: "Ficamos impressionados com a categoria avançada dos 12 competidores. Todos demonstraram excelente preparo, cada um com seu método, e a vitória do Eduardo não foi uma surpresa, pois ele também tem um nível altíssimo. Já estamos preparando as novidades para os competidores de 2016".

Disputa acirrada: Wrap Cup reuniu 12 envelopadores de alto nível técnico

Disputa acirrada: Wrap Cup reuniu 12 envelopadores de alto nível técnico

Congressos

Além de promover a exposição, a Fespa e a APS organizaram eventos grátis como o Congresso Internacional de Impressão Digital e o Digital Textile Conference, realizado pela primeira vez no Brasil. Ambos correram paralelamente à Fespa Brasil 2015 e somaram aproximadamente 500 participantes.

Dentro do Congresso Internacional de Impressão Digital, foi promovido o primeiro Debate de Estratégias de Mercado da Comunicação Visual no Brasil. Mediado por Luciana Andrade, especialista no segmento, cinco empresários de diferentes cidades brasileiras (Fortaleza, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá) apresentaram experiências, impressões, métodos e técnicas aos participantes. Foram abordados temas como nichos de mercado, evolução empresarial, impacto da economia, entre outros. O público tirou dúvidas e transmitiu suas aspirações.

Visitante participou de palestras gratuitas promovidas em congresso dentro da Fespa Brasil 2015

Visitante participou de palestras gratuitas promovidas em congresso dentro da Fespa Brasil 2015

A novidade na Fespa Brasil 2015 foi o Digital Textile Conference. A iniciativa destacou a impressão digital têxtil. Durante o evento, empresários e especialistas no ramo falaram sobre técnicas, processos e outros pontos. Os representantes da APS e da Fespa destacaram a importância de reverter lucros em educação para o mercado, além da preocupação em gerar demanda de impressão.

Ricardo Pi, palestrante do Digital Textile Conference, declarou: "No congresso, pudemos compartilhar algo que já vem acontecendo com força na Europa e nos Estados Unidos: o uso do tecido para comunicação visual em grandes formatos. Comparamos a diferença em termos de custos e benefícios. Demonstramos esta possibilidade aos participantes".

Fonte: Fespa Brasil



Mimaki Brasil fecha parceria com seis revendas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/02/2014

Confira as novas parcerias da Mimaki Brasil

Confira as novas parceiras da Mimaki Brasil

A subsidiária brasileira da Mimaki, fabricante de impressoras digitais, fechou parceria com mais seis revendas: Amazoncopy, Copimar, Colortop, Empesol, Grupo de Idéias e Persell Soluções. As novas associações visam melhorar o atendimento ao mercado, além de aumentar a comodidade dos clientes.

Com foco na região amazonense, a Mimaki firmou a parceria com a Amazoncopy. Desde dezembro de 2013, a empresa atende os clientes de todas as linhas de equipamentos e insumos da fabricante japonesa.

Já a Copimar atua com plotters de recorte desde janeiro de 2014. Ela foi selecionada para a comercialização de produtos da Mimaki no Maranhão e Piauí.

Para atender a demanda de plotters de recorte da região catarinense, a escolhida foi a Colortop, que iniciou a venda de equipamentos Mimaki em janeiro de 2014.

A Empesol é a nova revenda autorizada em todo o território baiano desde dezembro de 2013, comercializando as linhas de impressoras e tintas.

Para atender os cariocas, a selecionada foi a Grupo de Idéias, que vende peças e plotters de recorte Mimaki desde agosto de 2013.

Persell iniciou suas atividades com a Mimaki em janeiro de 2014, comercializando plotters de recorte em Alagoas e Sergipe.

Veja a lista completa de distribuidores brasileiros da Mimaki.

Fonte: Mimaki Brasil