Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação (Parte 1)
Por Jimmy Lamb em 21/05/2013
Fato: você precisa reinventar constantemente o seu negócio. Certamente você pode gerar mais receitas ao diversificar os seus serviços, ampliando a sua gama de clientes. Mas custa fazer mudanças. Então, como aumentar o seu negócio sem drenar a sua conta bancária? Uma das sugestões é entrar para o mercado de sublimação, que é um grande exemplo de alto RDI (retorno do investimento), não só porque é um processo de baixo custo, mas também porque abre as portas para um espectro grande de produtos rentáveis, como os fotoprodutos, por exemplo.
Saiba mais sobre sublimação:
- Como escolher o papel transfer
- Transfer digital: vantagens, dificuldades e processos
- Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Prensa térmica e calandra para sublimação
Definição de fotoproduto
Então vamos começar por definir o que é fotoproduto. Com certeza, não são fotos de familiares que se coloca na carteira. Num trabalho típico, temos imagens, textos ou gráficos personalizados, que são impressos digitalmente por meio da sublimação em substratos especiais, como o fotoproduto abaixo, que contém imagens relacionadas a esportes.
Fotoprodutos: como eles são impressos
Como esses itens são produzidos? Com sublimação. Sem dúvida, a sublimação é um método muito eficaz para a criação de fotoprodutos, porque o processo tem a capacidade de reproduzir imagens fotográficas com muitos detalhes e alta resolução.
Fotoprodutos sublimados podem ter várias formas, tamanhos, formatos e conceitos — o que significa muitas oportunidades. Sem contar que o custo dos substratos, produção e equipamentos é baixo.
Para começar na sublimação, você vai precisar de uma impressora desktop, tintas, papel transfer e prensa térmica. E os custos de produção são bem razoáveis também. É claro que o preço que você vai cobrar nos fotoprodutos vai variar de acordo com o tamanho da imagem e das configurações que usou na impressora. Mas, em geral, a sublimação é um método de impressão de baixo custo.
Impressão por sublimação
Se você não está familiarizado com o processo de sublimação, saiba que ele é muito rápido e simples. Você pode criar uma imagem usando o software gráfico como o CorelDraw™ ou Photoshop™. Em seguida, basta imprimi-la no papel transfer, usando uma impressora que seja capaz de processar tintas de sublimação.
Você, então, usa o papel transfer e o coloca sobre o item a ser decorado. Usando uma prensa térmica, você deve aplicar calor de 200ºC, por cerca de um minuto. A combinação de tempo, pressão e temperatura promovem a transformação das sólidas tintas do papel transfer para um gás, o qual, em seguida, impregna nas fibras de polímero do substrato.
O resultado final é uma imagem permanente que não vai arranhar, descascar ou rachar (no caso de artigos de vestuário, a sublimação não vai desaparecer quando peça for lavada).
Então, obviamente, a sublimação só funciona com fibras de polímero, o que parece algo limitador. Mas não tenha medo, pois existem centenas de produtos especialmente preparados para esse fim, como painéis de fotos, telhas cerâmicas, garrafas de alumínio, placas metálicas, entre outros materiais. Enfim, há uma série de oportunidades de mercado para produtos sublimados, especialmente fotoprodutos.
Confira a segunda parte desse artigo. Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies. Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.Corel lança o CorelDraw Graphics Suite X7
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2014
A Corel anunciou a suite X7 do CorelDraw, que agora oferece interface redesenhada e adaptada para cada usuário com a finalidade de aumentar a velocidade e a produtividade dos trabalhos realizados por meio do programa gráfico.
A nova versão do CorelDraw apresenta compatibilidade com touchscreen e 64-bit nativos que permitem aos usuários processar arquivos maiores e mais numerosos. Inclui também 10 mil cliparts e imagens digitais, 2 mil fotos em alta resolução, mil fontes OpenType, 2 mil templates de veículos (para envelopamento) e vídeos de treinamento.
A Corel também desenvolveu apps que podem ser utilizados juntamente com a suite X7, os quais permitem aos usuários criar padrões em suas próprias fotos digitais e sincronizá-los com o CorelDraw por meio do Corel Content Exchange.
Gérard Métrailler, diretor da Corel, comentou: "As novas ferramentas do X7 são resultado do feedback dos clientes. Nossa intenção é assegurar que os usuários de CorelDraw consigam terminar os trabalhos o mais rápido possível".
Hollanders lança impressora têxtil ColorBooster DS-320
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/10/2013
A Hollanders, fabricante de impressoras digitais têxteis, anunciou o ColorBooster DS-320, equipamento que apresenta sistema inédito de impressão simultânea em ambos os lados do substrato.
A máquina emprega tintas dispersas e é ideal para estamparia direta em tecidos de poliéster e produção de bandeiras, banners, displays e outros materiais têxteis. Além disso, a ColorBooster DS -320 possui dois motores de impressão e uma unidade integrada de fixação.
Podendo trabalhar na velocidade de 72m2/h, a impressora foi projetada para operar 24 horas por dia e sete dias por semana, em ambientes industriais.
Roland Biemans, gerente de marketing da Hollanders, declarou: "O mercado de impressão têxtil tem se tornado cada vez mais exigente, e a nova ColorBooster DS-320 vem atender a essa demanda, que exige mais produtividade e versatilidade dos equipamentos".
Fonte: What They Think
-
Drupa prepara nova edição de relatório de tendências globais
-
Impressoras Mimaki UCJV estampam rótulos de BOPP e papéis
-
Substratos não tecidos usados para sublimação
-
Webinar sobre impressão digital em displays e embalagens de papelão ondulado
-
Xitron desenvolve solução para componentes eletrônicos GIS
-
Tecidos usados na impressão por sublimação
-
Swiss Performance Chemicals lançará impressora sublimática
-
Ampla anuncia novo sócio-diretor
-
Mutoh lança dispositivo para impressão digital de objetos cilíndricos
-
Metalnox lança calandra sublimática eCMD450
-
Corel lança CorelDRAW Graphics Suite 2018
-
Elitron lançará máquinas de corte na Fespa 2018
-
EFI lança impressora têxtil Reggiani Colors na ITM 2018
-
Drupa prepara nova edição de relatório de tendências globais
-
Mutoh lança tinta pigmentada para estamparia têxtil
-
Alltak promove curso de envelopamento no fim de abril
-
Versão atualizada do software de corte EasySignCut Pro
-
Anajet atualiza firmware de impressoras digitais têxteis
-
Avery e Mactac apresentarão dez inovações na Fespa 2018
-
Resultados das feiras ExpoPrint e ConverExpo 2018
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Envelopamento líquido: como aplicá-lo em seu carro (passo a passo)
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?