Fisher Textiles anuncia linha de tecidos de camurça para sublimação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/06/2020
Mídia é indicada para mesas de jogos

Mídia é indicada para mesas de jogos

A fabricante Fisher Textiles lançou no mercado internacional o GF6095 Gaming, tecido de camurça que pode receber impressão digital sublimática.

De poliéster, a mídia é indicada para cobrir mesas de pôquer e roletas.

Vendido em rolos de 125”de largura e peso de 6,3oz/yd2, o tecido apresenta alta resistência à abrasão muito alta (198.400 ciclos, sob o método de teste Dry Martindale) e é retardador de chamas.

Fonte: Fisher Textiles



Case: impressora UV LED rolo a rolo em birô japonês

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/02/2020
Kimura Kanban diminuiu gastos com tinta e laminação

Kimura Kanban diminuiu gastos com tinta e laminação

Acostumado com a solvente, Mitsuo Itoh, gerente de vendas da Kimura Kanban, era um pouco ressabiado com a impressão UV. Embora conhecesse os principais recursos da tecnologia, o executivo achava que as cores reproduzidas por ela eram de qualidade inferior. Um teste feito na UCJV300, da Mimaki, mudou esse conceito: “Eu costumava pensar que as imagens ficavam com tons pálidos, mas não é nada disso: as cores ficam limpas”.

Além de desconfiar da qualidade das imagens, Itoh achava que as UV custavam muito mais que as solventes. Foi um outro engano que ele desmitificou: “Acabei vendo que o preço é praticamente o mesmo”. Mas não só. O gerente também percebeu que as velocidades de impressão de ambas as tecnologias se equivaliam.

Com essas informações, o que era dúvida virou certeza, e o gerente não titubeou na hora de adquirir uma UCJV300-160, UV LED rolo a rolo com recorte integrado, lançada em 2017.

Corte e impressão conjugados

A Kimura Kanban já possuía uma Mimaki JV300-130, que era o principal equipamento da empresa. No entanto, a UCJV300-160 foi recentemente promovida ao status de máquina principal. Além das vantagens das tintas UV, a impressora tem recorte conjugado. Trata-se de uma capacidade que permite o corte preciso de letras. Se marcas de registro forem impressas, os banners estampados na JV300-130 também podem ser acabados na UCJV300-160 (e sem a necessidade de ajustes finos).

Mitsuo Itoh, gerente de vendas da Kimura Kanban, comenta os benefícios trazidos pela impressora UV LED rolo a rolo

Benefícios das tintas

Basicamente, a Kimura Kanban produz banners de 1m x 6m. Com a UCJV300-160, esses materiais levam aproximadamente 30 minutos para serem impressos e podem ser imediatamente enviados para o acabamento e expedição, isso porque a tinta UV não requer tempo de secagem.

A tinta da UCJV300-160 deu mais uma vantagem competitiva ao birô japonês: ele excluiu a aplicação de laminações sobre as imagens de banners de vida útil mais curta. A razão é que a UV é mais resistente e dispensa revestimentos de proteção, o que economiza recursos e tempo.

Outro grande diferencial é a tinta branca de alta densidade. Ela serve de base (fundo) de imagens em mídias transparentes e coloridas, o que aumentou o leque de possibilidades e vendas da empresa.

No caso da Kimura Kanban, a tinta branca, além de possibilitar a ampliação de portfólio, permitiu a redução de custos em impressões de mídias coloridas. Por exemplo: em vez de imprimir um fundo amarelo em um banner branco, utiliza-se um banner amarelo e imprime-se apenas as partes da imagem e letras em branco. No total, menos tinta é gasta.

A tinta branca possibilita o uso de mídias coloridas

A Kimura Kanban percebeu outro grande benefício dado pela tinta UV: a resistência à abrasão. Como os trabalhos em banner envolvem costura (no acabamento), é comum que a impressão fique riscada por falha nesse processo. “Os riscos são facilmente percebidos, especialmente em pretos chapados”, revelou Itoh. Por serem mais resistentes, as tintas UV não arranham com facilidade, o que mantém a qualidade e a integridade do banner.

O gerente da Kimura Kanban ressalta ainda mais uma vantagem da UV em relação à solvente: se alguém tocar acidentalmente na mídia, impressões digitais podem ficar marcadas e aparecer nas partes em que a tinta foi aplicada, o que causa problemas e falhas, algo que raramente ocorre com a UV.

A empresa

Sediada em Tóquio (Japão), a Kimura Kanban foi inaugurada em 1929. Até a aquisição de sua primeira plotter de recorte, em 1987, a atividade básica da empresa era fornecer placas de sinalização pintadas à mão. No final dos anos 1990, tornou-se um birô de impressão ao adquirir um equipamento inkjet de grande formato.

Foi em dezembro de 2017 que a Kimura Kanban entrou para o segmento UV ao instalar uma unidade da Mimaki UCJV300-160.

Atualmente, o trabalho mais usual do birô é a produção de banners, principalmente para sinalização de trânsito.



Nova sede da Roland DG é inaugurada no Japão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/09/2023
Com certificação “Quase ZEB” (nZEB), edifício permitirá a redução de consumo energético em 75%

Com certificação “Quase ZEB” (nZEB), edifício permitirá a redução de consumo energético em 75%

A sede administrativa da fabricante Roland DG Corporation foi transferida para as instalações fabris da empresa, localizadas na cidade de Hamamatsu, no Japão.

Em construção desde 2022, o novo edifício de escritórios tem a certificação “Quase ZEB” (nZEB), capaz de reduzir o consumo de energia primária em mais de 75%. A denominação significa que possui um ótimo desempenho energético e uma necessidade de energia muito baixa, em grande medida suprida por fontes renováveis.

Projetado e construído pela Taisei Corporation, a instalação proporciona um local de trabalho confortável, com um terraço em frente ao Parque Miyakoda-sogo, além de cafeteria, sala de treinamento e chuveiros.

Todos os andares terão três áreas: pública, de interação e criativa - projetadas para que os funcionários alterem livremente seu ambiente de trabalho, gerem ideias e se comuniquem.

Kohei Tanabe, presidente e CEO da empresa, declarou: “Nosso objetivo é criar um ambiente que facilite a comunicação e promova a formação de equipes, visando concretizar nosso slogan ‘Inspirar o prazer da criatividade’ e despertar o entusiasmo”.

Com uma área de aproximadamente 7.300 m2 e três pisos, o prédio está equipado com sistema de geração de energia solar, controle automático de iluminação, controle de fluxo de ar inverter para exaustores e sistema de ar-condicionado de alta eficiência.

Fonte: Roland DG

Tags: Roland DG,


Clicky