Fespa publica estudo internacional sobre impressão de grandes formatos
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2018
A Fespa, federação global de empresas de impressão, revelou os principais resultados da edição 2018 de seu censo internacional, realizado em parceria com a InfoTrends, uma divisão da Keypoint Intelligence, consultoria norte-americana especializada na indústria de imagem digital.
Para o estudo, foram entrevistados 1.405 (12% a mais que no censo anterior, de 2015) de 102 países. Os dados foram coletados em 2017 nos eventos da Fespa na Europa, Ásia, México, Brasil e África do Sul. A base do censo é de entrevistados que definiram seus negócios como: impressão digital (17%), serigrafia (15%), sinalização (10%), impressão em tecido e direct-to-garment (10%), impressão comercial e reprografia (13%), artes gráficas (11%) e embalagem (4%).
Embora a federação tenha destacado (abaixo) as principais informações do estudo, o censo completo é vendido por 2.000 euros aos não associados. Porém, os membros das associações nacionais da Fespa e da Fespa Direct receberão o relatório integral e gratuitamente.
Otimismo
Assim como em 2015, os empresários seguem esperançosos: 83% dos entrevistados afirmam estar otimistas com os seus negócios. Isso tem relação direta com a expansão contínua do mercado de grande formato, que tem crescido 4,2% ao ano desde 2007. Atualmente, a produção digital representa 44% da receita total, e nos dois próximos anos, a previsão do crescimento do volume de negócios é 53%.
Demandas dos clientes
A impressão tem se transformado cada vez mais como uma indústria de serviços. Isso porque birôs e gráficas têm atendido à tendência contínua de personalização em massa. No cendo, 72% dos entrevistados relataram um aumento na demanda por entregas mais rápidas, 61% veem a necessidade crescente de pequenas tiragens e 59% observam expectativas crescentes de entrega just-in-time (JIT).
Mix de produtos
Atualmente, na área de comunicação visual, a produção é dominada pelos banners: 68% dos entrevistados produzem regularmente esses itens. Metade dos consultados enxerga o potencial de crescimento desse nicho. Os entrevistados também destacaram as placas e os outdoors entre as aplicações mais demandadas.
O PDV ganhou força: 59% das empresas cresceram nessa área. Além disso, mais da metade dos consultados passaram a produzir um volume maior de aplicações autoadesivas, como envelopamento automotivo.
O crescimento contínuo do segmento de decoração impressa também ficou evidenciado: 74% dos entrevistados expandiram seus negócios nesse segmento.
Investimento em tecnologia digital
Para responder às demandas por prazos e tiragens mais curtas, as empresas têm investido em tecnologia digital. O aumento da capacidade produtiva é uma prioridade de investimento: 54% dos entrevistados citaram esse ponto como sua principal motivação para gastos de capital.
A redução de custos é um fator importante para 53%, enquanto a diversificação para novos mercados e ofertas de produtos continua sendo um foco de investimento para 53% dos entrevistados.
Padrões de evolução tecnológica continuam em 2018. Haverá crescimento de receita em UV, látex, sublimação e impressão direta, em contraste com o declínio das tecnologias solventes, aquosas e analógicas. Em 2018, 27% dos entrevistados do segmento de sinalização planejam comprar uma impressora inkjet UV (plana ou híbrida) e 18% planejam comprar uma látex ou UV rolo a rolo.
O que critério que mais peso na hora do investimento é a produtividade: 63% citaram a velocidade como o atributo mais importante em uma nova impressora. O nível médio de investimento entre as empresas de sinalização e comunicação visual é 43% maior do que em 2015, ficando em 144.600 euros.
Tecidos
O censo de 2018 revelou um quadro detalhado do crescente segmento têxtil. Entre os entrevistados estão empresas serigráficas com foco em aplicações têxteis, produtores de tecidos e empresas de direct-to-garment.
O predomínio é do segmento de estamparia de vestuário, com as aplicações de roupas esportivas e fast fashion apresentando maior de crescimento.
A adoção da estamparia têxtil digital é mais lenta que em outros segmentos. Em todos os nichos relacionados a tecidos, a produção ainda é dominada por processos analógicos. No entanto, entre as gráficas têxteis, 56% fizeram investimentos digitais e 19% pretendem fazê-lo nos próximos dois anos. Elas visam obter benefícios, como redução do tempo de colocação de novos produtos no mercado, produção de coleções criativas personalizadas e redução do impacto ambiental ao reduzir o consumo de água e energia.
A velocidade de produção é uma prioridade de investimento para 69% dos consultados da área de tecidos, e 55% querem a capacidade de imprimir diretamente em materiais não tratados. Esses investimentos são motivados pela redução de resíduos e rápida resposta aos picos sazonais.
As empresas de tecidos e serigrafia esperam que a contribuição digital para as receitas de impressão têxtil cresça 12% nos próximos dois anos.
Demandas ambientais
O conjunto de perguntas do censo de 2018 foi ampliado para que fosse possível obter insights sobre a importância da produção ambientalmente sustentável.
As respostas mostram que os investimentos ambientais são fortemente influenciados pelos clientes: 76% dos entrevistados disseram que a demanda dos clientes por produtos ambientalmente responsáveis está moldando a estratégia de negócios, e um em cada cinco declara que é uma grande influência.
E como as gráficas e birôs estão respondendo a essa demanda? Dos entrevistados, 32% usam equipamentos com baixo consumo de energia ou certificados ambientalmente. Outras respostas incluem: treinamento em sustentabilidade, uso de tintas livres de componentes orgânicos voláteis, uso de mídias recicláveis e programas de reciclagem.
Dos prestadores de serviços de impressão, 72% puderam investir em sustentabilidade sem aumentar os preços dos produtos. Isso preservou as vendas e manteve a competitividade.
Fonte: Fespa
Fespa anuncia campeão do World Wrap Masters 2017
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/05/2017
A Fespa anunciou os vencedores da World Wrap Masters 2017, competição de envelopamento de carros que ocorreu entre os dias 8 e 11 de maio, na Alemanha.
O campeão foi o sueco Jonas Sjöström. Em segundo lugar ficou Martynas Bertulis, da Irlanda. Já o terceiro posto foi obtido por Ruan Greef, da África do Sul. Os três receberam prêmios em dinheiro.
A edição de 2017 do World Wrap Masters agregou campeões de competições regionais de todo o mundo. No primeiro dia do evento (8 de maio), a peleja ficou entre 24 instaladores europeus, que acabou sendo vencida por Chris Hooper, do Reino Unido.
Nos dias 10 e 11 de maio, ocorreram as etapas finais nas quais o representante europeu competiu com os campeões regionais da África, Ásia, Brasil, Turquia e México. Nesta fase final, os participantes foram desafiados a envelopar um carro de Fórmula 4 e um lado de uma lancha em 60 minutos.
Sjöström, campeão do World Wrap Masters 2017, declarou: “Estou muito orgulhoso. Eu não esperava ganhar. Participei desta competição com o objetivo de conhecer novas pessoas na indústria e compartilhar ideias, técnicas e oportunidades de negócios. Eu fiz amigos de todas as partes do mundo”.
Fonte: Fespa
Roland DG exibirá nova geração de equipamentos na feira Serigrafia Sign 2014
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/04/2014
A Roland DG estará presente na feira Serigrafia Sign 2014, que acontece de 6 a 9 de maio, em São Paulo. Sobre o evento, Anderson Clayton, gerente de marketing e novos negócios da Roland DG Brasil, declarou: "A tecnologia tem avançado em termos de velocidade, qualidade e variedade de aplicações. Somos referência internacional na busca por um novo cenário para a comunicação visual e para a automatização dos processos de nossos clientes. Nossa participação na Serigrafia Sign servirá de palco para a geração de negócios com boa parte desse público". No evento, a empresa pretende apresentar as seguintes soluções:
VersaUV LEF-20
O equipamento permite imprimir sobre praticamente qualquer objeto plano ou tridimensional de até 100mm de altura, nas dimensões de 508mm (l) x 330mm (c) x 100mm (a). A máquina possui tinta transparente (verniz) que proporciona acabamento brilhante ou fosco, efeitos de texturas e alto relevo.
A VersaUV LEF-20 é indicada para a impressão de capas para celulares e tablets, canetas, adesivos, chaveiros, canecas, bonés, bandeiras, chinelos, entre outros artigos promocionais. Segundo a empresa, trata-se de um mercado aberto a qualquer empreendedor, que recebe impulsos de eventos como Copa do Mundo, festas sazonais, eleições e Olimpíadas.
VersaCAMM VSi
Nova geração de equipamentos que trabalham com recorte automático dos contornos em qualquer formato, em um fluxo de trabalho sem interrupções, possibilitando a produção de aplicações versáteis, como imagens para vitrines, sinalizadores de piso, adesivos, decalques para veículos e transfers para roupas. Além disso, a máquina possui tinta de alta densidade ECO-SOL MAX2, disponível em CMYKLcLm, branco, metálico e light black.
Impressoras diversas
A Roland DG também levará as impressoras da linha Pro4 (XR, XF e XF-S). A SOLJET PRO4 oferece produtividade com velocidade de até 49,1m²/h e cores de tintas especiais para acabamentos e efeitos exclusivos. Já a XF-640 é o equipamento ecossolvente mais veloz da empresa, chegando a até 102m²/h.
A XF-640S foi desenvolvida especialmente para o mercado têxtil que requer alta produtividade e qualidade. Possui largura de 1,60m e velocidade de impressão de até 122m²/h.
Os visitantes do evento ainda poderão conferir um preço especial para o lançamento da VersaCAMM VSi e de outros equipamentos como, MDX-40A, EGX-350, MPX-90, GX-24, RE-640, LEJ-640, LEF- 12, LEC-540 e BN-20.
Fonte: Roland DG Brasil
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