Fespa Brasil Fórum encerra atividades de 2016 com sucesso

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/12/2016
Itinerário do fórum percorreu as cidades de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Itinerário do fórum percorreu as cidades de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Iniciativa realizada em conjunto com a Fespa e a APS Feiras, o Fespa Brasil Fórum 2016 chegou à sua derradeira fase no dia 22 de novembro, quando ocorreu a etapa conclusiva dos eventos no Rio de Janeiro.

Segundo a organização, o fórum obteve novamente o sucesso esperado e passou por três capitais: Curitiba (26/10), Belo Horizonte (09/11) e Rio de Janeiro (22/11). Em todas as cidades houve alta taxa de comparecimento do público. Também foi uma oportunidade de disseminar conhecimento e receber informações de técnicas e específicas.

As palestras abordaram temas atuais. O diretor da Fespa no Brasil, Alexandre Keese, tratou de soluções integradas dentro do mercado de impressão. O executivo destacou um estudo da Fespa que constatou o otimismo do mercado global de impressão. Características do mercado atual foram abordadas, como o aumento da procura por produtos customizados e que sejam entregues com maior rapidez em tiragens mais baixas e designs criativos.

Processos evolutivos vêm sendo incorporados nos negócios, ressaltou o especialista. Um exemplo são os dados variáveis, que incorporam esta evolução, trazendo um produto extremamente personalizado, um objetivo facilmente alcançado com a impressão digital. As baixas tiragens e os dados variáveis também mudam a forma de pensar em processos como design, armazenamento e logística.

A especialista Luciana Andrade também participou do Fespa Brasil Fórum 2016. Em sua palestra, ela destacou o novo mercado de comunicação visual e lembrou que o melhor investimento para atingir novos mercados é a mudança do pensamento das empresas, que deve apostar em novas estratégias, buscar parcerias, mudar o foco comercial do vendedor e direcionar investimentos em marketing e treinamento.

O Fespa Brasil Fórum honra o lema “Lucro por um Propósito” da Fespa, que consiste no compromisso de reinvestir o faturamento da federação na indústria de impressão digital.

Fonte: Fespa Brasil



Participe do Serigrafia em Ação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2018
Veja as tecnologias em funcionamento na feira Serigrafia Sign 2018

Veja as tecnologias em funcionamento na feira Serigrafia Sign 2018

O visitante da feira Serigrafia Sign 2018, que ocorre entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo, terá a oportunidade de ver, na prática, como a serigrafia e a impressão digital podem ser aplicadas em diversos segmentos, como moda esportiva, brindes promocionais, calçados, estamparia têxtil e comunicação visual. A exposição contará com o Serigrafia em Ação, espaço que oferecerá quatro visitas guiadas por dia para a demonstração prática de uma estamparia, com processos de pré-impressão, impressões serigráfica e digital.

Com patrocínio da Gênesis, Tucano Equipamentos, Global Química & Moda, Fremplast, Agabê e Saturno, a atração será dividida nos seguintes “tours”:

  • 14h00: Moda Esportiva (sábado: 11h00);
  • 15h30: Tecnologia UV (sábado:12h30);
  • 17h00: Brindes Promocionais (sábado: 14h00);
  • 18h30: Moda Rock/Geek (sábado: 15h30).

Leonardo Ishii, gerente de marketing da Gênesis Tintas e um dos idealizadores da atração, declarou: ““Este projeto visa atender desde iniciantes na serigrafia, que buscam informações sobre o mercado, até empresas consolidadas que procuram novidades e efeitos para agregar valor em seus serviços. Como o mercado é bastante amplo, nosso objetivo é mostrar que é possível explorar diversos nichos, basta estar bem informado sobre as tendências e a sazonalidade inerente a esse setor. Mostraremos as diferenças em tintas, tecidos, processos e, principalmente, na criatividade das estampas”.

As aplicações UV também estarão presentes nos tours. Para Leonardo Ishii, esse mercado é inovador pois num futuro poderá substituir as tintas à base de solvente para todos os tipos de aplicações industriais, principalmente no mercado de brindes, frascaria e comunicação visual.

Para o mercado de brindes, o Serigrafia em Ação exibirá processos com tintas à base de solvente, serigrafia tradicional e sublimação digital.

Fonte: Serigrafia Sign



Software EnRoute chega à versão 6

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/06/2016
EnRoute 6 inclui uma série de novas ferramentas para empresas que trabalham com corte e acabamento

EnRoute 6 inclui uma série de novas ferramentas para empresas que trabalham com corte e acabamento

A desenvolvedora SA International (SAi) anunciou o lançamento da versão 6 do EnRoute, software que oferece um conjunto de mais de 40 novas ferramentas de design e produtividade para equipamentos router CNC.

De acordo com a empresa, o programa oferece soluções de saída 2D e 3D para empresas de sinalização e marcenaria e indústrias de manufatura. Como nas edições anteriores, o EnRoute 6 está disponível nas versões Basic, Plus, Pro e Fab Advanced, para atender requisitos específicos dos usuários. Confiras algumas das novas ferramentas do software:

- Component Maker: ferramenta de produtividade que torna mais fácil a criação de peças entalhadas para prateleiras e outras aplicações. Ao selecionar uma superfície em relevo, os operadores podem criar partes que seguem o padrão do relevo;

- Vídeos on-line: filmes que fornecem explicações sobre vários assuntos, da concepção à produção de materiais com o EnRoute. Os vídeos facilitam a compreensão do potencial do software;

- Model Stacker: oferece a capacidade de cortar malhas em qualquer direção, criando automaticamente fatias 2D para corte e nesting. As fatias cortadas podem ser empilhadas para a montagem de modelos. O EnRoute gerencia a numeração das fatias e pode criar modelos 3D para facilitar a visualização da peça acabada;

- Redesenho rápido de contornos e percursos: faz redesenhos instantâneos de todos os percursos, contornos e textos. A ferramenta também ajuda a acelerar a produção;

- Snaps tangenciais e de intersecção: cria linhas de tangência entre dois círculos. Também ajuda a identificar segmentos de linha sobrepostos, auxiliando a limpeza dos contornos importados com linhas extras;

- Suporte para fontes Single-Stroke: além de fontes internas da SAi, o EnRoute 6 permite aos usuários utilizar padrões como o One Line Fonts;

- Simulação e rendering: os recursos de simulação do EnRoute estão mais rápidos e realistas, além de oferecer a possibilidade de adicionar texturas às superfícies e de retratar de forma realista efeitos de percursos que cortam por todo o material. A ferramenta permite também a visualização dos resultados finais antes dos trabalhos, o que pode possibilitar uma apresentação de antemão aos clientes;

- Texturas simétricas: podem ser criadas para a produção de diferentes painéis que tenham correspondência, da esquerda para direita e de cima para baixo.

Fonte: SAi