Fespa Brasil 2019 conta com 92% de seu espaço vendido

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/12/2018
Digital Printing ocorre em paralelo à Fespa Brasil

Digital Printing ocorre em paralelo à Fespa Brasil

A APS Eventos Corporativos, organizadora da feira Fespa Brasil 2019, vai fechar 2019 com expectativas superadas. Isso porque a exposição já alcançou mais de 92% de ocupação e a taxa de pré-inscrição para visitação está acima da média em relação às outras edições.

Marcada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de março, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, a Fespa Brasil 2019 reunirá um público focado e interessado em fazer negócios com os principais players da indústria de impressão digital.

Segundo a organização, a Fespa Brasil 2019 exibirá inovações em comunicação visual, grandes formatos, estamparia digital, soft signage, envelopamento, sublimação de todos os tamanhos e formas, decoração de interiores e muito mais.

Em paralelo, ocorre a Digital Printing, onde será possível conferir tecnologias de impressão digital para a reprodução de baixas tiragens e impressão sob demanda, em segmentos como embalagens, rótulos, editorial, fotolivro, transpromo e comercial.

A Digital Printing/Fespa Brasil 2019 também oferecerá conteúdos técnicos gratuitos que serão apresentados em palestras e workshops. Os congressos tratarão de questões técnicas, de caminhos da indústria e das tecnologias que vêm mudando o setor, além das oportunidades de empreender com a sublimação.

Outra atração já confirmada dentro da Fespa 2019 é o Cambea#9, campeonato de envelopamento automotivo que reunirá aplicadores do país, para que possam mostrar suas habilidades e conquistar uma vaga para disputar o mundial de envelopamento na Europa.

A inscrição para visitar a feira gratuitamente já pode ser feita no site.

Fonte: Fespa Brasil



Mimaki Brasil lança equipamento de impressão direta em tecido

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/05/2015

Tx500-1800B é indicada para estampar em algodão, seda, linho e viscose

Tx500-1800B é indicada para estampar em algodão, seda, linho e viscose

A Mimaki, fabricante de equipamentos para impressão têxtil, industrial e solvente, lançou no Brasil a Tx500-1800B, que realiza impressão direta em tecido em alta velocidade, assim como outros modelos anteriores, como o TS500-1800. Além disso, a Tx500-1800B dispara gotas de tintas com volumes variáveis (de 7 a 21 picolitros) e pode trabalhar na velocidade máxima de 140m2/h (modo 4 cores) e 85m2/h (modos 6 e 8 cores).

A impressora emprega sistema "belt" de alimentação de substrato, que fixa o tecido durante o processo para que ele não estique e saia do lugar. Isso gera estabilidade sobretudo na impressão de materiais com elasticidade.

Entre os diferenciais técnicos da impressora está o Maps (sistema avançado de passadas exclusivo da Mimaki que ajuda na redução de banding) e o software com função de recuperação de nozzles, com a qual é possível manter a qualidade de impressão até o reparo das cabeças entupidas e que não podem ser limpas por meio de processos convencionais.

A alimentação de tinta da Tx500-1800B é realizada por meio de garrafas. A máquina também emprega sistema de desgaseificação para aumentar a precisão da impressão e reduzir o custo do processo. Trata-se de uma função que elimina ar e bolhas existentes na tinta.

Outro destaque é o sistema de fornecimento ininterrupto de tinta. Com ele, duas garrafas por cor podem ser usadas, e quando uma acaba a outra inicia automaticamente o fornecimento. Essa função está disponível somente para o modo 4 cores.

Fonte: Mimaki Brasil



Envelopamento cromado em carro da Stock Car

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/04/2018
Chevrolet Cruze foi totalmente cromado por vinis da Imprimax

Chevrolet Cruze foi totalmente cromado por vinis da Imprimax

Vai assistir a alguma prova da temporada 2018 da Stock Car? Então preste atenção no carro 43. Repare que a máquina da Mico's Racing foi totalmente envelopada. Isso até não seria incomum. Mas é, e por um motivo especial: o carro foi todo adesivado por vinis cromados.

Quem concebeu o projeto foi Márcio Vaccarelli Rangel. Com 26 anos de estrada, o adesivador conhecido como Paulista levou o plano ao dono da equipe Mico's Racing, que prontamente aprovou a ideia de competir com um veículo cromado durante a temporada 2018 da Stock Car.

Depois do acertado entre envelopador e proprietário, foi a vez da Imprimax de entrar no projeto. A empresa forneceu 26 metros quadrados de vinil adesivo cromo azul-marinho fosco, que foram aplicados por Rangel e mais um profissional durante dois dias de trabalho.

O filme de alta performance e cola acrílica reposicionável foi aplicado sobre um modelo Chevrolet Cruze. Mas não sem dificuldades. Como a superfície do veículo é composta por fibra de vidro e tem muitas curvas e acabamentos, as instalações exigiram mais zelo, sobretudo na hora de esticar o filme, pois sem o devido cuidado ele poderia manchar e inviabilizar o projeto. Além disso, foi necessário retirar e adesivar as peças reserva para, em seguida, cobrir as pelas principais. E só então colocam-se as peças reserva em seus locais de origem.

Adesivador oficial da Imprimax, Rangel fez (e ministra) treinamentos sobre técnicas de adesivação. Para executar um envelopamento sofisticado como o realizado para a Mico's Racing, o envelopador recomenda experiência e habilidades refinadas durante anos de trabalho: “Para um projeto grande assim, tem que ter confiança”.

A Mico's Racing estreou no automobilismo brasileiro em 2010. Seu proprietário, Mico, havia iniciado sua trajetória na competição em 1997, em que atuou por 13 anos como engenheiro, até montar a sua própria equipe.

Assista ao veículo cromado da Mico's Racing em ação: