Fespa Brasil 2015: especialista internacional de envelopamento participará do evento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/01/2015

Justin Pate mostrará técnicas de aplicação de vinis em carros

Justin Pate mostrará técnicas de aplicação de vinis em carros

Tecnologias e técnicas para envelopamento de carros estarão entre as atrações da Fespa Brasil 2015, feira que ocorre de 18 a 21 de março, no Expo Center Norte, São Paulo.

No estande 367, da Alko, fabricante de vinis adesivos, o visitante do evento poderá ver demonstrações de envelopamento realizadas por Justin Pate. Renomado na área, o norte-americano possui mais de 16 anos de experiência e é certificado pelas principais marcas de adesivos dos EUA e Europa.

Pate é conhecido por desenvolver a técnica UGIS (Universal Graphics Installation Systems), com a qual é possível envelopar completamente um carro em menos de quatro horas.

Fonte: Alltak



Onyx apresenta nova versão do SmartApps VehicleWraps and Sign&Banner

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/04/2013

Plug-in ajuda na criação de arquivos para envelopamento de carros

Plug-in ajuda na criação de arquivos para envelopamento de carros

A Onyx, desenvolvedora de softwares para produção gráfica, anunciou a versão 1.2 do SmartApps VehicleWraps and Sign&Banner, um plug-in para preparar imagens, arquivos e vinis usados em envelopamento de carro. Agora, a novidade roda em Adobe Illustrator CS6 e dá suporte aos sistemas operacionais Microsoft Windows 8 e Macintosh OS 10.8.2.

A linha de plug-ins SmartApps foi desenvolvida para aumentar a produtividade e otimizar o fluxo de trabalho. Complementares aos RIP da Onyx, eles são usados na preparação de arquivos para impressão de grande formato.

Um dos plug-ins da série SmartApps é o VehicleWraps and Sign&Banner, que dá a possibilidade de combinar imagens e fazer a panelização de arquivos para envelopamento de carros. Ele também permite a preparação de peças de sinalização, como banners, dando a opção de incluir marcas e sangrias nos arquivos.

A versão 1.2 do SmartApps VehicleWraps and Sign&Banner está disponível em: www.smartappsplugins.com.

Fonte: Onyx



Como escolher a resolução para a sua impressora digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/12/2012

resolução impressão

A escolha da resolução depende de fatores como a distância de visualização

Em dúvida sobre qual resolução usar na sua impressora? Então faça o seguinte: pergunte ao seu cliente onde o impresso será instalado e por quem e como ele será visualizado.

Se o impresso for visualizado a grandes distâncias, use resoluções menores. Isso porque, quanto mais o observador se afasta, mais dificuldade ele tem de enxergar os pequenos pontos que compõem a imagem. Ocorre uma ilusão óptica.

Já quando o impresso for visualizado a distâncias pequenas, use resoluções maiores, porque os observadores conseguem enxergar os detalhes da imagem.

Portanto, há uma relação inversamente proporcional: maior distância, menor resolução. Menor distância, maior resolução.

Sabendo disso, fica fácil aplicar a seguinte tabela:

Distância de visualização (metros) Resolução (dpi)
Mais de 15 75
Entre 3 a 15 Entre 150 e 300
Entre 1,5 a 3 Entre 360 e 720
Entre 0,5 a 1,5 Entre 720 a 1440
Menos que 0,5 Mais de 1440

Observação: ao escolher a resolução da sua impressora, também leve em consideração o gasto de tempo e de tinta. Existe uma relação diretamente proporcional: quando você opta por usar resoluções maiores, mais tempo e tinta você gastará para imprimir — o que vai encarecer o seu trabalho.

Por exemplo: um dada impressora trabalha na velocidade de 35m2/h, na resolução de 360 dpi, gastando 3ml/m2 de tinta. Se ela operar com 720dpi, gastará 5ml/m2 e vai imprimir na velocidade de 7,5m2/h (frisa-se que esse é apenas uma exemplo para fins didáticos).

O que é resolução de impressão

Segundo o "Guia Xaar para inkjet industrial", a resolução está relacionada com a precisão ou apuro visual de uma imagem. Ou seja, a habilidade de separar visualmente os objetos contidos numa imagem (e os seus limites). Para uma pessoa com acuidade visual média, isso significa distinguir uma par de objetos que compreendem um ângulo visual de 1 arco-minuto (1/60 de grau).

A resolução de impressoras digitais é medida em dpi (dots per inch — pontos por polegada). Se a resolução máxima de uma impressora é de 600dpi, isso quer dizer que ela imprime até 600 pontos (lado a lado) em uma polegada linear. Uma polegada equivale a 2,5cm.

Observação importante: não confundir resolução de impressão (medida em dpi) com resolução de dispositivos de visualização (como monitores), medida em ppi (pixel per inch — pixel por polegada).

Esse artigo é de autoria do InfoSign. Pulicado originalmente no dia 15 de dezembro de 2012.